Famílias Multiproblemáticas, Estilos Parentais e Interações Diádicas: Análise de uma Intervenção pelo Brincar
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11144/3988 |
Resumo: | No âmbito dos estudos de família, desenvolvemos o presente trabalho quantitativo, exploratório e longitudinal, que pretende descrever uma amostra clínica composta por nove díades, com crianças em idade pré-escolar, referenciadas pelos técnicos dos equipamentos de resposta à 1ª Infância de um bairro social de Lisboa. E avaliar uma intervenção diádica, mãe – criança, pelo brincar em três momentos (T0, T1 e T2). Inicialmente, realizámos uma entrevista semiestruturada, submetida a uma análise lexical, permitindo conhecer as características e história clínica das famílias, consideradas multiproblemáticas em risco. O DPICS, para a observação sistemática da interação diádica, em três situações gravadas, nomeadamente, o brincar livre, o brincar dirigido e a arrumação, nos três momentos de avaliação. E a aplicação do questionário PAQ-P, para conhecer os Estilos de Autoridade Parental percecionados, no início e no fim da avaliação. Verificámos que as características familiares aparentam estar relacionadas com alterações de vida e eventos de vulnerabilidade/violência e, consequentemente, na forma como é estabelecida a díade. Relativamente, à intervenção pelo contexto lúdico, constatamos a possibilidade surtir alterações na comunicação diádica, com o aumento da componente afetiva e reflexiva. Entre situações de interação, verificamos que a exigência esperada, diferencia na comunicação e nas ordens verbalizadas. Relativamente aos estilos parentais, é predominante o estilo autoritativo e autoritário. Assim sendo, o desenvolvimento deste trabalho mostra-se importante a nível preventivo e na estimulação de competências nestas famílias, para que seja fortalecido e enriquecido um funcionamento familiar saudável. Palavras-chave: , , Estilos parentais, Intervenção Diádica |
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Famílias Multiproblemáticas, Estilos Parentais e Interações Diádicas: Análise de uma Intervenção pelo BrincarFamílias multiproblemáticasInteração MãeCriançaEstilos parentaisNo âmbito dos estudos de família, desenvolvemos o presente trabalho quantitativo, exploratório e longitudinal, que pretende descrever uma amostra clínica composta por nove díades, com crianças em idade pré-escolar, referenciadas pelos técnicos dos equipamentos de resposta à 1ª Infância de um bairro social de Lisboa. E avaliar uma intervenção diádica, mãe – criança, pelo brincar em três momentos (T0, T1 e T2). Inicialmente, realizámos uma entrevista semiestruturada, submetida a uma análise lexical, permitindo conhecer as características e história clínica das famílias, consideradas multiproblemáticas em risco. O DPICS, para a observação sistemática da interação diádica, em três situações gravadas, nomeadamente, o brincar livre, o brincar dirigido e a arrumação, nos três momentos de avaliação. E a aplicação do questionário PAQ-P, para conhecer os Estilos de Autoridade Parental percecionados, no início e no fim da avaliação. Verificámos que as características familiares aparentam estar relacionadas com alterações de vida e eventos de vulnerabilidade/violência e, consequentemente, na forma como é estabelecida a díade. Relativamente, à intervenção pelo contexto lúdico, constatamos a possibilidade surtir alterações na comunicação diádica, com o aumento da componente afetiva e reflexiva. Entre situações de interação, verificamos que a exigência esperada, diferencia na comunicação e nas ordens verbalizadas. Relativamente aos estilos parentais, é predominante o estilo autoritativo e autoritário. Assim sendo, o desenvolvimento deste trabalho mostra-se importante a nível preventivo e na estimulação de competências nestas famílias, para que seja fortalecido e enriquecido um funcionamento familiar saudável. Palavras-chave: , , Estilos parentais, Intervenção DiádicaOrdem dos Psicólogos2018-12-19T16:42:10Z2018-01-01T00:00:00Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11144/3988por2184-3317Pires, MónicaVentura, InêsCarvalha, Inêsinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-08-01T02:02:51Zoai:repositorio.ual.pt:11144/3988Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-08-01T02:02:51Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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