O esquisso como expressão do diálogo inerente à arquitectura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, André David Santos Mendes, 1983-
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11067/4540
Resumo: Dissertação de mestrado integrado em Arquitectura, Universidade Lusíada de Lisboa, 2019
id RCAP_84e4c640cad64ad25873066c4bc60337
oai_identifier_str oai:repositorio.ulusiada.pt:11067/4540
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O esquisso como expressão do diálogo inerente à arquitecturaDesenho arquitectónicoCasa Vieira de Castro (Vila Nova de Famalicão, Portugal)Igreja do Marco de Canaveses (Portugal)Pavilhão de Portugal (Lisboa, Portugal)Vieira, Álvaro Siza, 1933- - - Crítica e interpretaçãoDissertação de mestrado integrado em Arquitectura, Universidade Lusíada de Lisboa, 2019Exame público realizado em 17 de Maio de 2019A presente investigação pretende estudar a importância do esquisso, como instrumento da Arquitectura, entendendo-o como elemento basilar e expedito da metodologia projectual. Assim, são estudados esquissos pertencentes a três projectos da autoria do arquitecto Álvaro Siza Vieira. O projecto, compreendido como a incessante procura de soluções, pretende encontrar uma solução que responda a determinado programa e a um contexto específico. É no decorrer deste processo, que o esquisso tem um papel preponderante, servindo como instrumento de confronto de ideias. O esquisso é um instinto eficaz de crítica na metodologia de projecto. Este é o primeiro elemento para comunicar e fixar uma ideia de projecto, é notória a sua capacidade transmissora de essência e rigor na representação de um determinado ambiente, imaginado para um determinado lugar. Simultaneamente, possui a capacidade de espoletar, ancorar e a apresentar ideias que permaneciam até aí apenas na cabeça do arquitecto, transformando-se na sua primeira concretização física. Apresenta-se como elemento intuitivo e pessoal, deve ter-se presente a que aquele que desenha, além de expor uma ideia também se expõe, ou seja, demonstra a sua visão sobre determinado assunto. Tal como Le Corbusier o descreveu: “Existe um claro contraste entre um primeiro momento retratado tenuemente, tido ainda como inicial na fase de projecto e um momento posterior, onde as ideias são representadas de modo seguro e definido.“ É sob este espectro que se crê pertinente a análise dos esquissos e em alguns casos, a sua respectiva comparação com a obra já construída. Perante este contexto são lidas criticamente três obras de Siza Vieira através dos seus esquissos. O âmbito das mesmas é particular e específico, une-as o seu autor e a sua metodologia. Esta leitura pretende compreender como são cimentadas ideias e de que modo podem evoluir ou até serem eliminadas, ao longo de todo o processo projectual. As obras eleitas representam diferentes tipologias e temas na Arquitectura, todas essenciais no quotidiano humano. As obras em estudo reportam-se a uma habitação, a uma igreja e um pavilhão, abrangendo também escalas muito distintas. São trabalhados conceitos que se relacionam com estes programas a, casa, programa por excelência da Arquitectura, a igreja, onde são transportadas para o desenho questões relacionadas com o domínio do sagrado. Por fim, no equipamento público, uma simbologia particular, onde o conceito de monumento é particularmente trabalhado. Além destes conceitos o arquitecto, ao esquissar tenta recriar a vivência dos espaços, a interacção de umas volumetrias com as outras, a incidência da luz e testa a materialidade. O esquisso é assim uma ferramenta de estudo e de interpretação da realidade.The presente work aimes to demonstrate the importance of the scketch, as an useful instrument in Architecture, beliving it to be, a core and expeditious element of the project metodology. Therefore diferent sketchs from tree diferent projects will be analised. The project as a research seeks constantly for solutions, aiming for a viable one as a response for a special kind of a program and a specific context. The sketch represents an important method of research, being the element that questions and confronts the ideas in a project. It is believed that the sketches are a viable method. It is a fast, intuitive method that communicates very quickly the ideas of the project. Regardless the exactitude, it is notorious it’s enormous capacity of transmitting the essence of an atmosphere picturing the environment of a place. It also possesses the ability of memorizing and anchoring the notions that were locked inside the architect’s mind, becoming the first realization of the ethereal. Therefore, the sketch is an important, instant and elementary mean of communication, for the creator towards others, that until then only existet in their mind’s creator. It presents itself as an intuitive, personal e quick way to expose the notions of the drawer, besides exposing the idea, it also exposes the drawer. It is beneath this spectre, that is believed to be pertinent the analysis of the sketches provident from tree projects, of the architect Álvaro Siza Vieira. What assembles these tree projects, besides its author, is the methodology applied in their development. The analysis pretends to demonstrate who ideas are conceived and memorized, witnessing their evolution or death, during the process of project. The projects represent different typologies and teems in Architecture, all of the essentials to daily living. The sketches belong to a house, a church and a pavilion, comprehending different scale. Distinct concepts are clearly worked in these projects, from the house, which is an important program to work in Architecture, through the sacred (in the church) and also the program of the pavilion, that belongs to a public space, and where a particular symbology is worked in different levels. Furthermore, these concepts are worked every time that the architect draws and tries to create the living experience of theses spaces, the interaction of the volumes with each other, the light and the materials in these spaces. The sketch is a tool, a useful one, that interprets reality. This is done with different approaches depending on the space or the detail in study.2019-05-23T19:15:51Z2019-05-232019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdftext/plain; charset=utf-8http://hdl.handle.net/11067/4540http://hdl.handle.net/11067/4540TID:202249115porhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessMartins, André David Santos Mendes, 1983-reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-04T01:49:19Zoai:repositorio.ulusiada.pt:11067/4540Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:27:35.894014Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O esquisso como expressão do diálogo inerente à arquitectura
title O esquisso como expressão do diálogo inerente à arquitectura
spellingShingle O esquisso como expressão do diálogo inerente à arquitectura
Martins, André David Santos Mendes, 1983-
Desenho arquitectónico
Casa Vieira de Castro (Vila Nova de Famalicão, Portugal)
Igreja do Marco de Canaveses (Portugal)
Pavilhão de Portugal (Lisboa, Portugal)
Vieira, Álvaro Siza, 1933- - - Crítica e interpretação
title_short O esquisso como expressão do diálogo inerente à arquitectura
title_full O esquisso como expressão do diálogo inerente à arquitectura
title_fullStr O esquisso como expressão do diálogo inerente à arquitectura
title_full_unstemmed O esquisso como expressão do diálogo inerente à arquitectura
title_sort O esquisso como expressão do diálogo inerente à arquitectura
author Martins, André David Santos Mendes, 1983-
author_facet Martins, André David Santos Mendes, 1983-
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, André David Santos Mendes, 1983-
dc.subject.por.fl_str_mv Desenho arquitectónico
Casa Vieira de Castro (Vila Nova de Famalicão, Portugal)
Igreja do Marco de Canaveses (Portugal)
Pavilhão de Portugal (Lisboa, Portugal)
Vieira, Álvaro Siza, 1933- - - Crítica e interpretação
topic Desenho arquitectónico
Casa Vieira de Castro (Vila Nova de Famalicão, Portugal)
Igreja do Marco de Canaveses (Portugal)
Pavilhão de Portugal (Lisboa, Portugal)
Vieira, Álvaro Siza, 1933- - - Crítica e interpretação
description Dissertação de mestrado integrado em Arquitectura, Universidade Lusíada de Lisboa, 2019
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-23T19:15:51Z
2019-05-23
2019-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11067/4540
http://hdl.handle.net/11067/4540
TID:202249115
url http://hdl.handle.net/11067/4540
identifier_str_mv TID:202249115
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/plain; charset=utf-8
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136756106264576