A monitorização da reestruturação curricular do Ensino Secundário Geral de Timor-Leste : as vozes de formadores portugueses

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Adriana
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Cabrita, Isabel, Lucas, Margarida, Breda, Zélia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/8187
Resumo: Pretende-se apresentar o modo como está a decorrer a implementação da Reestruturação Curricular do Ensino Secundário Geral em Timor-Leste e que contempla atividades de formação contínua de professores. O estudo de caso qualitativo sustenta-se nas visões de três formadores portugueses, responsáveis pela formação contínua de (futuros) formadores timorenses, focada nas disciplinas de Português, Cidadania e Desenvolvimento Social e Temas de Literatura e Cultura. Os resultados das entrevistas semiestruturadas apontam para uma distribuição ainda escassa dos materiais construídos no âmbito da reestruturação. Revelam, igualmente, a prevalência de modelos pedagógicos de orientação tradicional. A formação em curso centra-se, essencialmente, na resolução de tarefas propostas, principalmente, no guia do professor e no manual do aluno, das disciplinas lecionadas pelos professores e formadores timorenses, e no apoio ao domínio dos conteúdos a lecionar. Conclui-se que é pertinente a prossecução da formação contínua de professores em Timor-Leste.
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A formação em curso centra-se, essencialmente, na resolução de tarefas propostas, principalmente, no guia do professor e no manual do aluno, das disciplinas lecionadas pelos professores e formadores timorenses, e no apoio ao domínio dos conteúdos a lecionar. Conclui-se que é pertinente a prossecução da formação contínua de professores em Timor-Leste.L’objectif de cet article est de rendre compte de la mise en oeuvre de la restructuration de l’enseignement secondaire général à Timor Oriental, un processus accompagné d’un dispositif de formation continue des enseignants. L’étude de cas qualitative est soutenue par les points de vue de trois formateurs portugais, responsables de la formation continue des (futurs) formateurs timorais, axée sur les disciplines de Portugais, Citoyenneté et Développement Social et Thèmes de Littérature et Culture. Les données ont été recueillies au moyen d’entrevues semi-structurées et les résultats montrent que la distribution des matériaux de l’Enseignement Secondaire Général, construits dans le cadre de la restructuration, est encore réduite. Elles révèlent, également, la prévalence de modèles pédagogiques d’orientation traditionnelle. La formation continue en cours se centre, principalement, dans la résolution de tâches proposées dans les matériaux pédagogiques, en particulier celles du guide de l’enseignant et du livre de l’élève, des disciplines enseignées par les enseignants et les formateurs timorais, et celles qui sont proposées au niveau du soutien dans les contenus à enseigner. Enfin, nous concluons qu’il est indispensable de continuer la formation continue des enseignants à Timor Oriental.Este artículo pretende presentar cómo se desarrolla la implementación de la reestructuración curricular de la enseñanza secundaria general en Timor-Leste, desarrollo que se acompaña de actividades de formación continua de profesores. El estudio de caso cualitativo se sustenta en las visiones de tres entrenadores portugueses en las disciplinas de: Portugués, Ciudadanía y Desarrollo Social y Temas en Literatura y Cultura. Los entrenadores son responsables por la formación permanente de futuros entrenadores de Timor-Leste. Los resultados, recolectados a través de entrevistas semiestructuradas, indican una distribución aún insuficiente de los materiales curriculares construidos bajo la Reestructuración de la Enseñanza Secundaria General. También prevalecen modelos pedagógicos de orientación tradicional. La formación se centra principalmente en la resolución de tareas propuestas por los materiales curriculares, y apoyo pedagógico sobre los contenidos a enseñar. Se concluye que es apropiado seguir con la formación continua de profesores en Timor-Leste.The present work describes the implementation of the new general secondary education curriculum in Timor-Leste, which has been sustained by the provision of continuous training for in-service teachers. The study is based on a qualitative case study and draws on data collected through semi-structured interviews conducted with three Portuguese trainers responsible for the Portuguese, Citizenship and Social Development and Themes in Literature and Culture subjects. Data suggests that didactic resources are still scarce and not delivered on time and that pedagogical practices are based on traditional models. Training provided is mainly focused on the resolution of tasks proposed in in the Teacher’s Guide and Student’s Textbook, as well as on the contents of specific subjects. It can be concluded that further training on the new curriculum should be provided to Timorese in-service teachers.Edições Universitárias Lusófonas2017-08-23T11:26:20Z2017-01-01T00:00:00Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/8187por1646-401XFerreira, AdrianaCabrita, IsabelLucas, MargaridaBreda, Zéliainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T01:34:18Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/8187Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:59:34.841752Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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