O CIRCO COMO PROCESSO DE INCLUSÃO NA ESCOLA. PROJETO “EQUILIBRIUM SOCIAL CIRCUS”
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.8/8333 |
Resumo: | A presente dissertação dá conta de um projeto de Circo Social em contexto escolar, como forma de construção de uma pedagogia mais construtiva, através da mediação intercultural, como estratégia para fomentar o convívio numa escola plural. O Circo Social surge, por sua vez, como um fenómeno no qual a arte circense é utilizada como ferramenta pedagógica para formação e educação de sujeitos, numa perspetiva de promoção da cidadania e de transformação social, não pretendendo formar artistas de circo, mas usar o circo como pedagogia alternativa para jovens em dificuldades, e ajudar, assim, na sua inclusão social. O autor, ao longo do seu percurso de vida, sentiu em diferentes momentos, que a escola não lhe disponibilizava estratégias capazes de responder às suas necessidades pessoais, encontrando no Circo uma oportunidade de inclusão na sociedade que o envolvia. A experiência pessoal do autor, associada à experiência profissional que tem vindo a desenvolver no âmbito da aplicação da metodologia do Circo Social ao contexto escolar, foram determinantes para a escolha da temática em análise. O problema suscitado pela experiência profissional do autor motivou a procura de respostas, seja a partir da observação e perceção dos comportamentos em contexto de aula de circo, seja através da interpretação e do significado atribuído ao Circo Social, pela comunidade educativa, no âmbito do projeto Equilibrium Social Circus. Para tal, procedeu-se a uma pesquisa de carácter etnográfico, a partir de uma investigação qualitativa, privilegiando uma abordagem interpretativa dos fenómenos em análise, tendo-se utilizado como instrumentos de recolha de dados a entrevista na modalidade de focus group, a observação direta e a pesquisa documental. |
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O CIRCO COMO PROCESSO DE INCLUSÃO NA ESCOLA. PROJETO “EQUILIBRIUM SOCIAL CIRCUS”Circo SocialExclusão SocialMediação InterculturalEscolaInclusão SocialEducação InclusivaInclusão pelas ArtesDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::SociologiaA presente dissertação dá conta de um projeto de Circo Social em contexto escolar, como forma de construção de uma pedagogia mais construtiva, através da mediação intercultural, como estratégia para fomentar o convívio numa escola plural. O Circo Social surge, por sua vez, como um fenómeno no qual a arte circense é utilizada como ferramenta pedagógica para formação e educação de sujeitos, numa perspetiva de promoção da cidadania e de transformação social, não pretendendo formar artistas de circo, mas usar o circo como pedagogia alternativa para jovens em dificuldades, e ajudar, assim, na sua inclusão social. O autor, ao longo do seu percurso de vida, sentiu em diferentes momentos, que a escola não lhe disponibilizava estratégias capazes de responder às suas necessidades pessoais, encontrando no Circo uma oportunidade de inclusão na sociedade que o envolvia. A experiência pessoal do autor, associada à experiência profissional que tem vindo a desenvolver no âmbito da aplicação da metodologia do Circo Social ao contexto escolar, foram determinantes para a escolha da temática em análise. O problema suscitado pela experiência profissional do autor motivou a procura de respostas, seja a partir da observação e perceção dos comportamentos em contexto de aula de circo, seja através da interpretação e do significado atribuído ao Circo Social, pela comunidade educativa, no âmbito do projeto Equilibrium Social Circus. Para tal, procedeu-se a uma pesquisa de carácter etnográfico, a partir de uma investigação qualitativa, privilegiando uma abordagem interpretativa dos fenómenos em análise, tendo-se utilizado como instrumentos de recolha de dados a entrevista na modalidade de focus group, a observação direta e a pesquisa documental.Vieira, Ricardo Manuel das NevesIC-Onlineo Correia, Rodolfo Domingos Carneiro2023-04-05T13:59:51Z2022-12-122022-12-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/8333TID:203265971porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:57:07Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/8333Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:51:05.033208Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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