In Motion: A Dança na Obra Cinematográfica de Norman McLaren

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Vanessa Gomes
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/86447
Resumo: Dissertação de Mestrado em Estudos Artísticos apresentada à Faculdade de Letras
id RCAP_85024026b3eb9080dcab9d3494209830
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/86447
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling In Motion: A Dança na Obra Cinematográfica de Norman McLarenIn Motion: Dance in Norman McLaren's Cinematographic WorkCinemaDançaMovimentoVideodançaAnimaçãoCinemaDanceMovementScreendanceAnimationDissertação de Mestrado em Estudos Artísticos apresentada à Faculdade de LetrasThinking about dance in cinema is a subject-matter that can be apprehended from the study of works by some pioneers of the history of cinema who had chosen to create cinematographic works inspired by dance and music. As dance and cinema being both arts of movement, it is thereby quite interesting to analyze the relationships and interferences present in films where these two art forms come together, as well as to observe how dance can be present in films where dance can be hidden in other forms. Therefore, this dissertation intends to be a study on the relationships that can exist between cinema and dance and in which extent dance can be present in the moving picture, more particularly, in some film works of Norman McLaren. Thus, we will try to analyze the work of the Canadian filmmaker and animator through its various constituent elements beyond dance such as music, sound and animation to discover where dance is reflected in his work and how it can be present. The dissertation is therefore divided in two sections where we are going to explore first, the artworks like Ballet Adagio (1972), Narcissus (1983) and Pas de Deux (1968) and at the same time reflect about the dance remediated by the director. The second part is dedicated to the study of sound and music that McLaren uses or composes as well as the animation he designs. Here, we are going to examine several films like Neighbours (1952), Begone Dull Care (1949), Spheres (1969), Lignes Verticales (1960), Lignes Horizontales (1962) among others.Pensar a dança no cinema é uma temática que pode ser apreendida a partir do estudo de obras de alguns percursores da história do cinema que optaram por criar obras cinematográficas inspirando-se no movimento dançado ou na música. A dança e o cinema sendo ambas artes do movimento, torna-se deveras interessante analisar as relações e interferências presentes quando estas duas artes se juntam, assim como, procurar onde a dança pode estar presente em obras cinematográficas onde a sua referência não seja óbvia à partida. Assim, esta dissertação intenta ser um estudo sobre as relações que podem existir entre o cinema e a dança e em que medida a arte coreográfica pode estar presente no cinema, mais particularmente e tomando como objecto de estudo, algumas obras fílmicas de Norman McLaren. Assim, será analisada a obra do cineasta e animador canadense através dos seus diversos elementos constituintes além da dança, como a música, o som e a animação para descobrir onde é que a dança se reflecte na obra dele e como ela pode estar presente. A dissertação está para tal dividida em duas partes onde iremos explorar em primeiro obras como Ballet Adagio (1972), Narcissus (1983) e Pas de Deux (1968) para reflectirmos sobre a remediação da dança no cinema e a segunda secção está dedicada ao estudo do som e da música que McLaren usa e compõe, como também, à animação que ele cria. Aqui serão consideradas várias obras das quais podemos destacar Voisins (1952), Begone Dull Care (1949), Spheres (1969), Lignes Verticales (1960), Lignes Horizontales (1962).2019-02-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/86447http://hdl.handle.net/10316/86447TID:202223175porFernandes, Vanessa Gomesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2020-01-21T12:13:57Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/86447Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:07:35.644506Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv In Motion: A Dança na Obra Cinematográfica de Norman McLaren
In Motion: Dance in Norman McLaren's Cinematographic Work
title In Motion: A Dança na Obra Cinematográfica de Norman McLaren
spellingShingle In Motion: A Dança na Obra Cinematográfica de Norman McLaren
Fernandes, Vanessa Gomes
Cinema
Dança
Movimento
Videodança
Animação
Cinema
Dance
Movement
Screendance
Animation
title_short In Motion: A Dança na Obra Cinematográfica de Norman McLaren
title_full In Motion: A Dança na Obra Cinematográfica de Norman McLaren
title_fullStr In Motion: A Dança na Obra Cinematográfica de Norman McLaren
title_full_unstemmed In Motion: A Dança na Obra Cinematográfica de Norman McLaren
title_sort In Motion: A Dança na Obra Cinematográfica de Norman McLaren
author Fernandes, Vanessa Gomes
author_facet Fernandes, Vanessa Gomes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Vanessa Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Cinema
Dança
Movimento
Videodança
Animação
Cinema
Dance
Movement
Screendance
Animation
topic Cinema
Dança
Movimento
Videodança
Animação
Cinema
Dance
Movement
Screendance
Animation
description Dissertação de Mestrado em Estudos Artísticos apresentada à Faculdade de Letras
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-02-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/86447
http://hdl.handle.net/10316/86447
TID:202223175
url http://hdl.handle.net/10316/86447
identifier_str_mv TID:202223175
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133967082848256