SIC Mulher: televisão feminina para partilhar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lorga, Catarina
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Rosa, Rodrigo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/1543
Resumo: Este artigo procura revelar alguns traços marcantes da feminilidade proposta pelo canal SIC Mulher, que na sua “identidade editorial” reclama estrategicamente a diferenciação do público feminino. A análise aqui apresentada parte da hipótese de que os media têm enquadrado as transformações no plano das relações de género nas representações que caracterizam o esquema de conhecimento partilhado de diferenciação entre os sexos. Os resultados demonstram que os traços de feminilidade promovidos no canal derivam, por um lado, de uma combinação entre elementos associados ao estereótipo feminino de fusão da mulher com a família e, por outro, de uma reflexividade por via do confronto com as diversas dimensões e dilemas da realidade do género, desde o conflito de papéis contraditórios às mudanças no plano das relações entre os homens e as mulheres. Na identificação da feminilidade proposta afigurou-se fundamental analisar ora os discursos dos agentes produtores, ora os universos tematizados/discursivos privilegiados no canal.
id RCAP_851a2e20566036247059730d79d22282
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/1543
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling SIC Mulher: televisão feminina para partilharMediaGéneroFeminilidadeRepresentaçõesGenderFemininityRepresentationsEste artigo procura revelar alguns traços marcantes da feminilidade proposta pelo canal SIC Mulher, que na sua “identidade editorial” reclama estrategicamente a diferenciação do público feminino. A análise aqui apresentada parte da hipótese de que os media têm enquadrado as transformações no plano das relações de género nas representações que caracterizam o esquema de conhecimento partilhado de diferenciação entre os sexos. Os resultados demonstram que os traços de feminilidade promovidos no canal derivam, por um lado, de uma combinação entre elementos associados ao estereótipo feminino de fusão da mulher com a família e, por outro, de uma reflexividade por via do confronto com as diversas dimensões e dilemas da realidade do género, desde o conflito de papéis contraditórios às mudanças no plano das relações entre os homens e as mulheres. Na identificação da feminilidade proposta afigurou-se fundamental analisar ora os discursos dos agentes produtores, ora os universos tematizados/discursivos privilegiados no canal.This paper aims to show certain distinctive features of the femininity proposed by the channel SIC Mulher, which appeals strategically to the differentiation of the female public to define its “editorial identity”. Our research was based on the hypothesis that the media have framed the changes in gender relations in the representations that characterise the shared knowledge-scheme of differentiation between the sexes. Findings reveal that the features of femininity promoted on the channel are a combination of feminine stereotype elements such as women’s fusion with family, and reflexivity, mainly by addressing different gender dimensions and dilemmas as the contradictory roles conflict or the transformations in gender relations. An analysis of both producers’ discourses and discursive/thematic universes emphasized in the channel was carried out in order to identify the femininity proposed.CIES, ISCTE-IUL2009-11-02T12:16:06Z2009-01-01T00:00:00Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/1543por1647-0893Lorga, CatarinaRosa, Rodrigoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:39:58Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/1543Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:18:27.346465Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv SIC Mulher: televisão feminina para partilhar
title SIC Mulher: televisão feminina para partilhar
spellingShingle SIC Mulher: televisão feminina para partilhar
Lorga, Catarina
Media
Género
Feminilidade
Representações
Gender
Femininity
Representations
title_short SIC Mulher: televisão feminina para partilhar
title_full SIC Mulher: televisão feminina para partilhar
title_fullStr SIC Mulher: televisão feminina para partilhar
title_full_unstemmed SIC Mulher: televisão feminina para partilhar
title_sort SIC Mulher: televisão feminina para partilhar
author Lorga, Catarina
author_facet Lorga, Catarina
Rosa, Rodrigo
author_role author
author2 Rosa, Rodrigo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lorga, Catarina
Rosa, Rodrigo
dc.subject.por.fl_str_mv Media
Género
Feminilidade
Representações
Gender
Femininity
Representations
topic Media
Género
Feminilidade
Representações
Gender
Femininity
Representations
description Este artigo procura revelar alguns traços marcantes da feminilidade proposta pelo canal SIC Mulher, que na sua “identidade editorial” reclama estrategicamente a diferenciação do público feminino. A análise aqui apresentada parte da hipótese de que os media têm enquadrado as transformações no plano das relações de género nas representações que caracterizam o esquema de conhecimento partilhado de diferenciação entre os sexos. Os resultados demonstram que os traços de feminilidade promovidos no canal derivam, por um lado, de uma combinação entre elementos associados ao estereótipo feminino de fusão da mulher com a família e, por outro, de uma reflexividade por via do confronto com as diversas dimensões e dilemas da realidade do género, desde o conflito de papéis contraditórios às mudanças no plano das relações entre os homens e as mulheres. Na identificação da feminilidade proposta afigurou-se fundamental analisar ora os discursos dos agentes produtores, ora os universos tematizados/discursivos privilegiados no canal.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-11-02T12:16:06Z
2009-01-01T00:00:00Z
2009
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/1543
url http://hdl.handle.net/10071/1543
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1647-0893
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CIES, ISCTE-IUL
publisher.none.fl_str_mv CIES, ISCTE-IUL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134743899406336