Nas trilhas do Parque Estadual de Vila Velha, (Paraná-Brasil): entre formas e grafias da paisagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.21814/physisterrae.2247 |
Resumo: | Esta pesquisa discute o potencial pedagógico dos patrimônios geomorfológicos como espaços de formação cidadã, por se constituírem como locais acessíveis à construção e a difusão de conhecimentos nas diferentes fases educacionais. Neste sentido, como forma de usufruir das potencialidades formativas dos patrimônios geomorfológicos, propôs-se por meio de uma prática interdisciplinar entre Geografia e Arte, um estudo, in loco, no Parque Estadual de Vila Velha, no município de Ponta Grossa, Paraná, Brasil. O objetivo foi aprofundar os conhecimentos sobre formas de relevo e estrutura geológica da Terra, bem como, estimular o potencial artístico e criador dos estudantes, do sexto ano do ensino fundamental de um colégio em Londrina/Paraná, por meio da realização de vídeos e fotos. O Parque Estadual Vila Velha é constantemente visitado para este fim, visto que se trata de um sítio geológico, tombado como Patrimônio Histórico e Artístico Estadual em 1966. Como resultados, verificou-se como o parque, enquanto patrimônio geomorfológico, apresenta potencial para o desenvolvimento de atividades de educação ambiental. O trabalho proporcionou uma percepção frente aos problemas ambientais da contemporaneidade, assim como, a sensibilização dos sujeitos para a temática ambiental. Conclui-se que a realização de trabalhos de campo com escolares em locais de geoconservação reverbera em aprendizado para a vida, uma vez que coloca os estudantes numa experiência direta com os locais visitados. |
id |
RCAP_851b912d5d3d66a6dfb550576952d7e8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:journals.uminho.pt:article/2247 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Nas trilhas do Parque Estadual de Vila Velha, (Paraná-Brasil): entre formas e grafias da paisagemOn the trails of Vila Velha State Park (Paraná-Brasil): between landscape shapes and linesGeoconservação e Património NaturalEsta pesquisa discute o potencial pedagógico dos patrimônios geomorfológicos como espaços de formação cidadã, por se constituírem como locais acessíveis à construção e a difusão de conhecimentos nas diferentes fases educacionais. Neste sentido, como forma de usufruir das potencialidades formativas dos patrimônios geomorfológicos, propôs-se por meio de uma prática interdisciplinar entre Geografia e Arte, um estudo, in loco, no Parque Estadual de Vila Velha, no município de Ponta Grossa, Paraná, Brasil. O objetivo foi aprofundar os conhecimentos sobre formas de relevo e estrutura geológica da Terra, bem como, estimular o potencial artístico e criador dos estudantes, do sexto ano do ensino fundamental de um colégio em Londrina/Paraná, por meio da realização de vídeos e fotos. O Parque Estadual Vila Velha é constantemente visitado para este fim, visto que se trata de um sítio geológico, tombado como Patrimônio Histórico e Artístico Estadual em 1966. Como resultados, verificou-se como o parque, enquanto patrimônio geomorfológico, apresenta potencial para o desenvolvimento de atividades de educação ambiental. O trabalho proporcionou uma percepção frente aos problemas ambientais da contemporaneidade, assim como, a sensibilização dos sujeitos para a temática ambiental. Conclui-se que a realização de trabalhos de campo com escolares em locais de geoconservação reverbera em aprendizado para a vida, uma vez que coloca os estudantes numa experiência direta com os locais visitados.This research discusses the pedagogical potential of geomorphological patrimony as space for citizenship generation, due to its constitution as a reachable local to build and spread knowledge through different educational stages. In this sense, as a way to enjoy such formative potentialities of geomorphological patrimonies, a study in loco was proposed by means of a interdisciplinary practice between Geography ad Arts, taking place in the Vila Velha State Park, city of Ponta Grossa, Paraná, Brazil. The objective was to deepen the knowing on landscape shapes and Earth’s geological structure, as well as to stimulate the artistic and creative potential of sixth grade students from a Londrina/Paraná middle school through videos and pictures. Vila Velha State Park is constantly visited for this purpose, since it is a geological site recognized as Historical and Artistic State Patrimony since 1966. The field research allowed students to experience a peculiar landscape and comprehend the land dynamics and the transformations provoked by different agents. As result, it was found that Vila Velha State Park, has considerable potential to be used as site for developing educational activities. The field research provided a perception of current environmental and sensitizing subjects towards environmental thematic. As conclusion, field researches to geoconservation sites offered to schools bring lifetime learning to the students, duo to their direct experience with the visited places.Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) da Universidade do Minho2020-06-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.21814/physisterrae.2247por2184-626Xde Araujo, Danieli BarbosaOliveira, Larissa AlvesGoes, Denilson Manfrininfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-24T09:57:19Zoai:journals.uminho.pt:article/2247Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:56:03.361323Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Nas trilhas do Parque Estadual de Vila Velha, (Paraná-Brasil): entre formas e grafias da paisagem On the trails of Vila Velha State Park (Paraná-Brasil): between landscape shapes and lines |
title |
Nas trilhas do Parque Estadual de Vila Velha, (Paraná-Brasil): entre formas e grafias da paisagem |
spellingShingle |
Nas trilhas do Parque Estadual de Vila Velha, (Paraná-Brasil): entre formas e grafias da paisagem de Araujo, Danieli Barbosa Geoconservação e Património Natural |
title_short |
Nas trilhas do Parque Estadual de Vila Velha, (Paraná-Brasil): entre formas e grafias da paisagem |
title_full |
Nas trilhas do Parque Estadual de Vila Velha, (Paraná-Brasil): entre formas e grafias da paisagem |
title_fullStr |
Nas trilhas do Parque Estadual de Vila Velha, (Paraná-Brasil): entre formas e grafias da paisagem |
title_full_unstemmed |
Nas trilhas do Parque Estadual de Vila Velha, (Paraná-Brasil): entre formas e grafias da paisagem |
title_sort |
Nas trilhas do Parque Estadual de Vila Velha, (Paraná-Brasil): entre formas e grafias da paisagem |
author |
de Araujo, Danieli Barbosa |
author_facet |
de Araujo, Danieli Barbosa Oliveira, Larissa Alves Goes, Denilson Manfrin |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Larissa Alves Goes, Denilson Manfrin |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Araujo, Danieli Barbosa Oliveira, Larissa Alves Goes, Denilson Manfrin |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geoconservação e Património Natural |
topic |
Geoconservação e Património Natural |
description |
Esta pesquisa discute o potencial pedagógico dos patrimônios geomorfológicos como espaços de formação cidadã, por se constituírem como locais acessíveis à construção e a difusão de conhecimentos nas diferentes fases educacionais. Neste sentido, como forma de usufruir das potencialidades formativas dos patrimônios geomorfológicos, propôs-se por meio de uma prática interdisciplinar entre Geografia e Arte, um estudo, in loco, no Parque Estadual de Vila Velha, no município de Ponta Grossa, Paraná, Brasil. O objetivo foi aprofundar os conhecimentos sobre formas de relevo e estrutura geológica da Terra, bem como, estimular o potencial artístico e criador dos estudantes, do sexto ano do ensino fundamental de um colégio em Londrina/Paraná, por meio da realização de vídeos e fotos. O Parque Estadual Vila Velha é constantemente visitado para este fim, visto que se trata de um sítio geológico, tombado como Patrimônio Histórico e Artístico Estadual em 1966. Como resultados, verificou-se como o parque, enquanto patrimônio geomorfológico, apresenta potencial para o desenvolvimento de atividades de educação ambiental. O trabalho proporcionou uma percepção frente aos problemas ambientais da contemporaneidade, assim como, a sensibilização dos sujeitos para a temática ambiental. Conclui-se que a realização de trabalhos de campo com escolares em locais de geoconservação reverbera em aprendizado para a vida, uma vez que coloca os estudantes numa experiência direta com os locais visitados. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-06-30 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.21814/physisterrae.2247 |
url |
https://doi.org/10.21814/physisterrae.2247 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2184-626X |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) da Universidade do Minho |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) da Universidade do Minho |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136446060167168 |