Qual o contributo das relações intergeracionais para a aprendizagem de valores e atitudes em crianças dos 3 aos 10 anos:

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Meireles, Mafalda
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/22863
Resumo: O presente relatório ambiciona dar resposta a um estudo de caso, em que se pretende aferir qual o contributo das relações intergeracionais na aprendizagem de valores e atitudes em crianças dos 3 aos 10 anos. Esta investigação surgiu no âmbito do estágio supervisionado onde, tanto da sala de educação pré-escolar como na sala de 1º ciclo do ensino Básico, desenvolvemos um projeto, em que os valores de cidadania eram o mote para a dinamização de atividades. Foi durante as práticas educativas e após duas visitas ao Centro de Dia, que surgiu o objeto do nosso estudo, pois percebemos que a interação entre as crianças e os idosos poderia ser muito benéfica, nomeadamente no âmbito dos valores e atitudes de cidadania. Depois de definida a problemática a investigar, optámos por intentar na busca de referencial bibliográfico que nos permitisse dominar os conceitos envolvidos. Realizámos uma observação sistemática e inquirimos, através de entrevistas semiestruturadas, a comunidade educativa envolvida no estudo: docentes, técnica de animação sociocultural do centro de dia, crianças e idosos, com o objetivo de obter os seus pareceres e considerações sobre a temática abordada. A análise e interpretação dos dados revelaram a necessidade de um maior investimento das famílias na educação das crianças. Os resultados obtidos apontam ainda para a urgência de relações de parceria entre as famílias e a escola pois o intercâmbio entre estas duas instituições é primordial para o desenvolvimento das crianças. Os resultados finais da nossa investigação evidenciam ainda que as relações intergeracionais devem acontecer sempre que possível pois para além de acarretarem benefícios sociais e culturais podem ainda contribuir significativamente para a aprendizagem de valores e de atitudes por parte das crianças.
id RCAP_8525eeb549a36d28181e565a9bc48a7a
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/22863
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Qual o contributo das relações intergeracionais para a aprendizagem de valores e atitudes em crianças dos 3 aos 10 anos:um estudo de casoValoresAtitudesRelações intergeracionaisEducação para a cidadaniaEnvelhecimentoInfânciaDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório ambiciona dar resposta a um estudo de caso, em que se pretende aferir qual o contributo das relações intergeracionais na aprendizagem de valores e atitudes em crianças dos 3 aos 10 anos. Esta investigação surgiu no âmbito do estágio supervisionado onde, tanto da sala de educação pré-escolar como na sala de 1º ciclo do ensino Básico, desenvolvemos um projeto, em que os valores de cidadania eram o mote para a dinamização de atividades. Foi durante as práticas educativas e após duas visitas ao Centro de Dia, que surgiu o objeto do nosso estudo, pois percebemos que a interação entre as crianças e os idosos poderia ser muito benéfica, nomeadamente no âmbito dos valores e atitudes de cidadania. Depois de definida a problemática a investigar, optámos por intentar na busca de referencial bibliográfico que nos permitisse dominar os conceitos envolvidos. Realizámos uma observação sistemática e inquirimos, através de entrevistas semiestruturadas, a comunidade educativa envolvida no estudo: docentes, técnica de animação sociocultural do centro de dia, crianças e idosos, com o objetivo de obter os seus pareceres e considerações sobre a temática abordada. A análise e interpretação dos dados revelaram a necessidade de um maior investimento das famílias na educação das crianças. Os resultados obtidos apontam ainda para a urgência de relações de parceria entre as famílias e a escola pois o intercâmbio entre estas duas instituições é primordial para o desenvolvimento das crianças. Os resultados finais da nossa investigação evidenciam ainda que as relações intergeracionais devem acontecer sempre que possível pois para além de acarretarem benefícios sociais e culturais podem ainda contribuir significativamente para a aprendizagem de valores e de atitudes por parte das crianças.Gonçalves, Ana CristinaRepositório ComumMeireles, Mafalda2018-05-11T14:12:03Z2017-12-212017-12-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/22863TID:201906228porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-10T04:18:41Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/22863Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:35:12.671235Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Qual o contributo das relações intergeracionais para a aprendizagem de valores e atitudes em crianças dos 3 aos 10 anos:
um estudo de caso
title Qual o contributo das relações intergeracionais para a aprendizagem de valores e atitudes em crianças dos 3 aos 10 anos:
spellingShingle Qual o contributo das relações intergeracionais para a aprendizagem de valores e atitudes em crianças dos 3 aos 10 anos:
Meireles, Mafalda
Valores
Atitudes
Relações intergeracionais
Educação para a cidadania
Envelhecimento
Infância
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Qual o contributo das relações intergeracionais para a aprendizagem de valores e atitudes em crianças dos 3 aos 10 anos:
title_full Qual o contributo das relações intergeracionais para a aprendizagem de valores e atitudes em crianças dos 3 aos 10 anos:
title_fullStr Qual o contributo das relações intergeracionais para a aprendizagem de valores e atitudes em crianças dos 3 aos 10 anos:
title_full_unstemmed Qual o contributo das relações intergeracionais para a aprendizagem de valores e atitudes em crianças dos 3 aos 10 anos:
title_sort Qual o contributo das relações intergeracionais para a aprendizagem de valores e atitudes em crianças dos 3 aos 10 anos:
author Meireles, Mafalda
author_facet Meireles, Mafalda
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gonçalves, Ana Cristina
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Meireles, Mafalda
dc.subject.por.fl_str_mv Valores
Atitudes
Relações intergeracionais
Educação para a cidadania
Envelhecimento
Infância
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Valores
Atitudes
Relações intergeracionais
Educação para a cidadania
Envelhecimento
Infância
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente relatório ambiciona dar resposta a um estudo de caso, em que se pretende aferir qual o contributo das relações intergeracionais na aprendizagem de valores e atitudes em crianças dos 3 aos 10 anos. Esta investigação surgiu no âmbito do estágio supervisionado onde, tanto da sala de educação pré-escolar como na sala de 1º ciclo do ensino Básico, desenvolvemos um projeto, em que os valores de cidadania eram o mote para a dinamização de atividades. Foi durante as práticas educativas e após duas visitas ao Centro de Dia, que surgiu o objeto do nosso estudo, pois percebemos que a interação entre as crianças e os idosos poderia ser muito benéfica, nomeadamente no âmbito dos valores e atitudes de cidadania. Depois de definida a problemática a investigar, optámos por intentar na busca de referencial bibliográfico que nos permitisse dominar os conceitos envolvidos. Realizámos uma observação sistemática e inquirimos, através de entrevistas semiestruturadas, a comunidade educativa envolvida no estudo: docentes, técnica de animação sociocultural do centro de dia, crianças e idosos, com o objetivo de obter os seus pareceres e considerações sobre a temática abordada. A análise e interpretação dos dados revelaram a necessidade de um maior investimento das famílias na educação das crianças. Os resultados obtidos apontam ainda para a urgência de relações de parceria entre as famílias e a escola pois o intercâmbio entre estas duas instituições é primordial para o desenvolvimento das crianças. Os resultados finais da nossa investigação evidenciam ainda que as relações intergeracionais devem acontecer sempre que possível pois para além de acarretarem benefícios sociais e culturais podem ainda contribuir significativamente para a aprendizagem de valores e de atitudes por parte das crianças.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-21
2017-12-21T00:00:00Z
2018-05-11T14:12:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/22863
TID:201906228
url http://hdl.handle.net/10400.26/22863
identifier_str_mv TID:201906228
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134916479287296