Satisfação dos visitantes relativamente às estâncias termais e território envolvente: caso de estudo da Curia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Sara Raquel Ferreira da Silva
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/25475
Resumo: O aumento da procura do turismo de saúde e bem-estar torna evidente a necessidade de compreender a satisfação dos visitantes relativamente às estâncias termais e território envolvente. No entanto, os estudos que avaliam a satisfação dos consumidores relativamente a estâncias ou destinos termais são ainda bastante fragmentados e não examinam um conjunto abrangente de atributos neste âmbito. A presente dissertação tem como objetivo analisar a satisfação dos visitantes relativamente à Estância Termal da Curia e ao território envolvente. O estudo apresentado teve por base uma revisão bibliográfica, bem como a administração e análise de dados de questionários realizados aos utilizadores da Estância Termal da Curia e do seu território. Este estudo permitiu obter uma perspetiva abrangente da satisfação dos visitantes relativamente à estância e território em análise. Análises de regressão mostram que a satisfação com o serviço e com os equipamentos da Estância Termal da Curia influenciam a satisfação geral relativamente a esta estância, apresentando o serviço uma maior influência neste âmbito. Ao nível do território, a satisfação com as atrações turísticas tem uma maior influência na satisfação geral com o território do que a satisfação com os equipamentos de apoio. A fidelização à Estância Termal da Curia e ao território envolvente é mais influenciada pela satisfação geral com a Estância, embora a satisfação geral com o território também influencie esta lealdade. Conhecer os mercados alvo da estância e do território da Curia permite, às empresas que nele operam, a adaptação da sua oferta, visando satisfazer as necessidades dos seus mercados. Pode permitir também a fidelização com o destino, possibilitando o regresso e recomendação da estância e do destino. A dissertação termina com a apresentação de linhas de orientação para que os gestores de estâncias e destinos termais possam melhorar o seu desempenho e, consequentemente, o destas atrações e dos destinos onde estas se localizam.
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