A pintura mural na região do mármore (1640-1750): Estremoz, Borba, Vila Viçosa e Alandroal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Patrícia Alexandra
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/345
Resumo: Tese de mestrado em Arte, Património e Restauro apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 2008
id RCAP_853c015d7c8fd7be1774a03cdaf1cbee
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/345
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A pintura mural na região do mármore (1640-1750): Estremoz, Borba, Vila Viçosa e AlandroalPinturas murais - Alentejo (Portugal)História da arte - Alentejo (Portugal) - séc.17-18Património cultural - Alentejo (Portugal)Teses de mestradoTese de mestrado em Arte, Património e Restauro apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 2008Esta dissertação apresentará algumas considerações a propósito da utilização massiva da pintura mural no Alentejo, em concreto na designada Região do Mármore (Estremoz,Borba, Vila Viçosa e Alandroal), para o período compreendido entre 1640 e 1750.Nos últimos anos, a pintura mural portuguesa tem vindo a ser alvo de muita pesquisa. O aumento do interesse por parte dos historiadores da arte, permite-nos reformular alguns conceitos a propósito deste tema. Ainda procuramos entender como esta expressão artística terá sido interpretada no decorrer de séculos, mas não há dúvida que foi muito valorizada na região do Alentejo, como algo capaz de conferir nobreza para um determinado específico. Veremos como esta técnica pictórica foi utilizada em edifícios religiosos e civis, recorrendo a uma variedade de soluções de forma a aumentar a percepção global desses mesmos espaços. Muito embora possamos considerar a pintura mural como uma expressão artística individual, com um determinado significado iconográfico ou iconológico, podemos assumir que só quando combinada com outros elementos (como os azulejos, os altares de talha dourada e a imaginária) pode atingir níveis mais elevados de complexidade.Talvez a característica mais visível permaneça o seu elevado sentido cénico, apesar deste aspecto ser insuficiente para definir a pintura mural portuguesa dos séculos XVII e XVIII. Ao nos referirmos à pintura mural do Alentejo é, também, necessário rever as categorias típicas nas quais os historiadores da arte classificam as obras de arte. Expressões como Gótico , Renascimento , Maneirismo , Barroco ou Tardo-barroco , nem sempre são adequadas para descrever plenamente algumas pinturas. Mesmo em regiões onde o mármore foi tão importante para a economia local, a pintura mural prevaleceu, demonstrando a sua popularidade e capacidade de adaptação a qualquer contextoThis thesis will present some considerations on the extensive use of mural paintings in Alentejo, specifically in the so called Marble Region (Estremoz, Borba, Vila Viçosa and Alandroal), for the period between 1640-1750. In the last few years, Portuguese mural painting has been the subject of much research. The increasing interest of art historians in mural paintings allows us to change previous ideas about this art in Portugal. We are still not fully aware of how this artistic expression was interpreted over the centuries, but there is no doubt that it was much valued in the Alentejo region, as something which gave some kind of nobility to a specific place. We will see how this pictorial technique was used in religious buildings, using a variety of solutions to increase the global perception of those spaces. Although we could consider mural painting as an individual artistic expression with a specific iconographic or iconological significance, we can assume that only when combined with other elements (such as tiles, golden leaved altars and sculptures) it could achieve higher levels of complexity. Perhaps the more visible characteristic remains in its accurate scenic sense, although this aspect is insufficient to define Portuguese mural paintings from the 17th and 18th centuries. In dealing with Alentejo's mural paintings it is also necessary to review the typical categories in which art historians classify works of art. The traditional expressions gothic, renaissance, maneirism, baroque or late baroque are not always adequate to fully describe certain paintings. Even in regions where marble was so important to the local economy, mural painting prevailed, proving its popularity and capacity to adapt to any context.Serrão, Vítor, 1952-Repositório da Universidade de LisboaMonteiro, Patrícia Alexandra2010-06-22T09:20:17Z20072007-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdftext/xmlhttp://hdl.handle.net/10451/345porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:39:00Zoai:repositorio.ul.pt:10451/345Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:27:12.254880Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A pintura mural na região do mármore (1640-1750): Estremoz, Borba, Vila Viçosa e Alandroal
title A pintura mural na região do mármore (1640-1750): Estremoz, Borba, Vila Viçosa e Alandroal
spellingShingle A pintura mural na região do mármore (1640-1750): Estremoz, Borba, Vila Viçosa e Alandroal
Monteiro, Patrícia Alexandra
Pinturas murais - Alentejo (Portugal)
História da arte - Alentejo (Portugal) - séc.17-18
Património cultural - Alentejo (Portugal)
Teses de mestrado
title_short A pintura mural na região do mármore (1640-1750): Estremoz, Borba, Vila Viçosa e Alandroal
title_full A pintura mural na região do mármore (1640-1750): Estremoz, Borba, Vila Viçosa e Alandroal
title_fullStr A pintura mural na região do mármore (1640-1750): Estremoz, Borba, Vila Viçosa e Alandroal
title_full_unstemmed A pintura mural na região do mármore (1640-1750): Estremoz, Borba, Vila Viçosa e Alandroal
title_sort A pintura mural na região do mármore (1640-1750): Estremoz, Borba, Vila Viçosa e Alandroal
author Monteiro, Patrícia Alexandra
author_facet Monteiro, Patrícia Alexandra
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Serrão, Vítor, 1952-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Monteiro, Patrícia Alexandra
dc.subject.por.fl_str_mv Pinturas murais - Alentejo (Portugal)
História da arte - Alentejo (Portugal) - séc.17-18
Património cultural - Alentejo (Portugal)
Teses de mestrado
topic Pinturas murais - Alentejo (Portugal)
História da arte - Alentejo (Portugal) - séc.17-18
Património cultural - Alentejo (Portugal)
Teses de mestrado
description Tese de mestrado em Arte, Património e Restauro apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 2008
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
2007-01-01T00:00:00Z
2010-06-22T09:20:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/345
url http://hdl.handle.net/10451/345
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
text/xml
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134153725181952