Inovação no setor hoteleiro: caso de estudo Grupo IMB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marcos, Maria Leonor Pereira Brancal
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/23009
Resumo: A inovação é um dos temas mais estudados na esfera da gestão (na teoria e na prática). Segundo a literatura existente, a inovação está diretamente relacionada com o desenvolvimento, com o futuro, e ainda, com a diferenciação. Trata-se, deste modo, de uma componente chave para o sucesso de uma empresa. A presente dissertação procurou investigar a maneira como a inovação é aplicada em serviços, mais concretamente no setor hoteleiro, analisando um caso de estudo: o Grupo IMB. Esta análise foi baseada e focada no âmbito da gestão, tendo em conta o lado do consumidor avaliando o impacto da inovação na sua satisfação. Através de uma metodologia mista, qualitativa (entrevistas) e quantitativa (através de survey), constatou-se que a inovação é, efetivamente, imprescindível no mercado competitivo onde qualquer empresa está inserida. O grupo IMB tem como principal estratégia “pensar fora da caixa”, surpreendendo os seus clientes através da presença inequívoca do fator inovação. Foi possível averiguar, através da metodologia quantitativa que a recetividade, que os esforços e investimentos feito pelo grupo em inovação tem um impacto positivo na satisfação dos clientes.
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