Adicionar sem agitar: narrativas sobre as lutas de libertação nacional africanas em Portugal nos 40 anos das independências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Marta
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/42617
Resumo: Este artigo aborda como o paradigma eurocêntrico de produção e disseminação do conhecimento define os contornos da discussão sobre a história do (anti-)colonialismo em Portugal e, mais particularmente, sobre as lutas de libertação nacional africanas – atentando mais de perto ao PAIGC e à figura de Amílcar Cabral. Focando na educação, o artigo analisa debates sobre o ensino da história e os manuais escolares após às independências, muitos deles usados também em Cabo Verde. Conclui-se que, apesar das variações detectadas e dos esforços de adicionar a perspectiva do “outro”, a centralidade e superioridade dos esforços “europeus” é perpetuada através de fórmulas narrativas permeadas por raça que apagam e banalizam a relevância política, científica e pedagógica dos movimentos de libertação na construção de um Portugal democrático.
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spelling Adicionar sem agitar: narrativas sobre as lutas de libertação nacional africanas em Portugal nos 40 anos das independênciasAdding without agitation: narratives on the african national liberation struggles in Portugal in the 40 years of independenceEste artigo aborda como o paradigma eurocêntrico de produção e disseminação do conhecimento define os contornos da discussão sobre a história do (anti-)colonialismo em Portugal e, mais particularmente, sobre as lutas de libertação nacional africanas – atentando mais de perto ao PAIGC e à figura de Amílcar Cabral. Focando na educação, o artigo analisa debates sobre o ensino da história e os manuais escolares após às independências, muitos deles usados também em Cabo Verde. Conclui-se que, apesar das variações detectadas e dos esforços de adicionar a perspectiva do “outro”, a centralidade e superioridade dos esforços “europeus” é perpetuada através de fórmulas narrativas permeadas por raça que apagam e banalizam a relevância política, científica e pedagógica dos movimentos de libertação na construção de um Portugal democrático.This article discusses how the Eurocentric paradigm of knowledge production and dissemination defnes the contours of the discussion on the history of (anti) colonialism in Portugal and, more particularly, on African national liberation struggles - paying closer attention to PAIGC and the fgure of Amilcar Cabral. Focusing on education, the article analyzes debates on the teaching of history and school textbooks after independence, many of them also used in Cape Verde. despite the variations detected and the eforts to add the perspective of the "other,", the articles concludes that the centrality and superiority of the “European” eforts is perpetuated through narrative formulas permeated by race that erase and trivialize the political, scientifc and pedagogical relevance of liberation movements in the construction of a democratic Portugal.Universidade de Cabo Verde2016-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10316/42617http://hdl.handle.net/10316/42617por2310 - 2616Araújo, Martainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2019-06-02T05:50:59Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/42617Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:50:31.913685Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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