Efeitos estruturais das sobrecargas rodoviárias definidas das normas mais utilizadas pela engenharia portuguesa em tabuleiros vigados de betão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, Licínio Marques da
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/12532
Resumo: Dissertação para obtenção do Grau de Mestre em Engenharia Civil
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spelling Efeitos estruturais das sobrecargas rodoviárias definidas das normas mais utilizadas pela engenharia portuguesa em tabuleiros vigados de betãoNormaSobrecarga verticalTabuleiroPonte vigadaEsforço máximoComparaçãoDissertação para obtenção do Grau de Mestre em Engenharia CivilO presente trabalho tem como objetivo analisar os esforços provocados por cinco normas (RSA, EC1-2, AASHTO, SATCC, NBR) em corrente uso pela engenharia portuguesa em sete tabuleiros normalmente utilizados pela engenharia portuguesa. No âmbito da tese foram abordadas quatro trabalhos publicados que se enquadravam no estudo efetuado na presente tese, em que sucintamente abordam a evolução da regulamentação, comparação entre normas para casos de vigas bi-apoiadas e um outro que desenvolve um método semi-analitico para obter momentos fletor na laje, e de seguida desenvolve uma comparação entre as normas aplicáveis em Portugal (o RSA e o EC-1). Descreve-se pormenorizadamente e inequivocamente cada norma abordado de forma a que seja muito percetível e de fácil aplicação, assim aplica-se as sobrecargas impostas aos modelos. Para atingir o objetivo pretendido foi construído sete modelos de elementos finitos, em que as propriedades mecânicas foram preenchidas pelas propriedades conhecidas do betão C30/37, com forma a simular o comportamento estrutural das pontes tipo e proceder ao seu carregamento pelas sobrecargas verticais definidas em cada norma. Tendo em conta as várias larguras de tabuleiros e comprimento de vão compara-se os esforços máximos de cada norma nas secções de meio vão e de apoio e com base nesses resultados tirar-se-ão conclusões face à evolução dos resultados das normas entre si e com variação das características geométricas da ponte. De referir ainda que os esforços analisados serão os momentos fletores máximos positivos, negativo e esforço transverso numa análise longitudinal e numa análise transversal o momento fletor máximo negativo na consola e na laje em apoio e o momento fletor máximo positivo na laje entre vigas. Por ultimo efetuar-se-á uma comparação entre os resultados obtidos nos modelos numéricos e as tradicionais superfícies de influência para perceber como ocorre a redistribuição de esforços transversais.Faculdade de Ciências e TecnologiaBatista, AntónioRUNCruz, Licínio Marques da2014-07-21T15:18:20Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/12532porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:47:29Zoai:run.unl.pt:10362/12532Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:20:57.324742Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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