Da Caixa Mágica à Caixa de Pandora: repensar os poderes e os limites da TV: o caso da SIC Notícias
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.34624/sopcom.v0i0.16113 |
Resumo: | A presente comunicação serve o propósito de enquadrar as rotinas jornalísticas da SIC Notícias nos novos contextos da comunicação e da informação, nomeadamente no conjunto de potencialidades que estes têm vindo a conferir à prática do jornalismo. Consideramos, porém, que esta visão será necessariamente redutora caso não contemple, no reverso da análise destes poderes, uma abordagem relativa aos constrangimentos que a televisão – apesar do progresso ou por causa dele – ainda inscreve na sua natureza. O objectivo é, em última instância, desenvolver uma leitura crítica que revele o medium televisivo numa dupla dimensão de poder (a Caixa Mágica ) e de limite (a Caixa de Pandora ), partindo da realidade jornalística da SIC Notícias, que desdobraremos em três conceitos fundamentais: ‘tempo’, ‘imagem’ e ‘fontes’. |
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Da Caixa Mágica à Caixa de Pandora: repensar os poderes e os limites da TV: o caso da SIC NotíciasA presente comunicação serve o propósito de enquadrar as rotinas jornalísticas da SIC Notícias nos novos contextos da comunicação e da informação, nomeadamente no conjunto de potencialidades que estes têm vindo a conferir à prática do jornalismo. Consideramos, porém, que esta visão será necessariamente redutora caso não contemple, no reverso da análise destes poderes, uma abordagem relativa aos constrangimentos que a televisão – apesar do progresso ou por causa dele – ainda inscreve na sua natureza. O objectivo é, em última instância, desenvolver uma leitura crítica que revele o medium televisivo numa dupla dimensão de poder (a Caixa Mágica ) e de limite (a Caixa de Pandora ), partindo da realidade jornalística da SIC Notícias, que desdobraremos em três conceitos fundamentais: ‘tempo’, ‘imagem’ e ‘fontes’.Universidade de Aveiro2005-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.34624/sopcom.v0i0.16113https://doi.org/10.34624/sopcom.v0i0.16113SOPCOM: Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação; 2005: 4º SOPCOM: “Repensar os Media: Novos Contextos da Comunicação e da Informação”; 1255-1264SOPCOM: Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação; 2005: 4º SOPCOM: “Repensar os Media: Novos Contextos da Comunicação e da Informação”; 1255-1264SOPCOM: Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação; 2005: 4º SOPCOM: “Repensar os Media: Novos Contextos da Comunicação e da Informação”; 1255-1264reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://proa.ua.pt/index.php/sopcom/article/view/16113https://proa.ua.pt/index.php/sopcom/article/view/16113/11343Martins, Ana Isabel Costainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-06-20T14:54:09Zoai:proa.ua.pt:article/16113Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:01:03.264276Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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