The future of music events

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Cynthia Mara Magalhães de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/38770
Resumo: Em 1999, a tecnologia Napster permitiu o acesso ilimitado e gratuito a milhões de músicas na Internet, mudando para sempre a indústria discográfica. No início de 2020, a indústria da música poderá ter sofrido outro colapso estrutural semelhante. A 11 de Março de 2020, o surto de COVID-19 foi oficialmente reconhecido como uma pandemia pela Organização Mundial de Saúde. As autoridades mundiais recomendaram o distanciamento social e o confinamento domiciliário. Concertos, festivais e outras actividades sociais foram indefinidamente adiadas ou canceladas em todo o mundo. Alguns produtores musicais, artistas, e outros profissionais da indústria musical enfrentaram o desafio ao procurar um formato online para manter actuações ao vivo. Embora a Internet tivesse sido durante muito tempo um espaço fértil para a música, nunca foi "a única opção". Esta pesquisa foi desenvolvida no cenário cultural de Portugal e analisa de perto as estratégias escolhidas pelos profissionais da música para superar esta situação crítica. Por meio de um método de Design Thinking (Evolution 6²) - desenvolvido para encorajar e implementar o pensamento criativo nas empresas - profissionais de várias áreas do conhecimento foram convidados a trabalhar em conjunto e co-criar uma solução de entretenimento à prova de pandemia para músicos e artistas de todo o mundo. O protótipo concebido toma em consideração tendências e utiliza uma abordagem inovadora disruptiva para a indústria da música ao vivo. Além disso, as descobertas feitas ao longo da investigação apontam para percepções úteis para orientar a evolução da indústria da música ao vivo no sentido de soluções mais centradas no usuário.
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