Educação física escolar e cibercultura: Construção colaborativa de Exergames na educação básica

Bibliographic Details
Main Author: Renan, Everton
Publication Date: 2020
Other Authors: Anecleto, Úrsula, Xavier, Raimundo
Format: Article
Language: por
Source: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Download full: https://doi.org/10.21814/h2d.2528
Summary: Com o desenvolvimento das Tecnologias Digitais, surgem novas experiências interativas, como os Exergames (EXG), possibilitando o movimento corporal, ampliando o desafio para o ensino da Educação Física. Nesse sentido, baseado na Teoria Ator-Rede (TAR), este estudo apresenta o percurso de associações deixadas pelos estudantes na rede, objetivando apresentar as ações de navegação desses sujeitos no momento da construção dos EXG. Os resultados apontam que os estudantes se fizeram sujeitos actantes-mediadores ao refletirem criticamente sobre as informações adquiridas, transformando-as, colaborativamente, em conhecimento. 
id RCAP_85855d1e2aae4a6ac20629a9d2bdb511
oai_identifier_str oai:journals.uminho.pt:article/2528
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Educação física escolar e cibercultura: Construção colaborativa de Exergames na educação básicaSchool physical education and cyberculture: Collaborative construction of Exergames in basic educationArtigosCom o desenvolvimento das Tecnologias Digitais, surgem novas experiências interativas, como os Exergames (EXG), possibilitando o movimento corporal, ampliando o desafio para o ensino da Educação Física. Nesse sentido, baseado na Teoria Ator-Rede (TAR), este estudo apresenta o percurso de associações deixadas pelos estudantes na rede, objetivando apresentar as ações de navegação desses sujeitos no momento da construção dos EXG. Os resultados apontam que os estudantes se fizeram sujeitos actantes-mediadores ao refletirem criticamente sobre as informações adquiridas, transformando-as, colaborativamente, em conhecimento. With the development of Digital Technologies, new interactive experiences appear, such as Exergames (EXG), enabling body movement, expanding the challenge for teaching Physical Education. In this sense, based on the Actor-Network Theory (TAR), this study presents the path of associations left by students in the network, aiming to present the navigation path of these subjects at the time of the EXG construction. The results have shown that students became active-mediating subjects when they critically reflected on the information acquired and collectively transformed it into knowledge.UMinho Editora2020-06-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.21814/h2d.2528por2184-562XRenan, EvertonAnecleto, ÚrsulaXavier, Raimundoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T14:38:50Zoai:journals.uminho.pt:article/2528Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:13:04.590836Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Educação física escolar e cibercultura: Construção colaborativa de Exergames na educação básica
School physical education and cyberculture: Collaborative construction of Exergames in basic education
title Educação física escolar e cibercultura: Construção colaborativa de Exergames na educação básica
spellingShingle Educação física escolar e cibercultura: Construção colaborativa de Exergames na educação básica
Renan, Everton
Artigos
title_short Educação física escolar e cibercultura: Construção colaborativa de Exergames na educação básica
title_full Educação física escolar e cibercultura: Construção colaborativa de Exergames na educação básica
title_fullStr Educação física escolar e cibercultura: Construção colaborativa de Exergames na educação básica
title_full_unstemmed Educação física escolar e cibercultura: Construção colaborativa de Exergames na educação básica
title_sort Educação física escolar e cibercultura: Construção colaborativa de Exergames na educação básica
author Renan, Everton
author_facet Renan, Everton
Anecleto, Úrsula
Xavier, Raimundo
author_role author
author2 Anecleto, Úrsula
Xavier, Raimundo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Renan, Everton
Anecleto, Úrsula
Xavier, Raimundo
dc.subject.por.fl_str_mv Artigos
topic Artigos
description Com o desenvolvimento das Tecnologias Digitais, surgem novas experiências interativas, como os Exergames (EXG), possibilitando o movimento corporal, ampliando o desafio para o ensino da Educação Física. Nesse sentido, baseado na Teoria Ator-Rede (TAR), este estudo apresenta o percurso de associações deixadas pelos estudantes na rede, objetivando apresentar as ações de navegação desses sujeitos no momento da construção dos EXG. Os resultados apontam que os estudantes se fizeram sujeitos actantes-mediadores ao refletirem criticamente sobre as informações adquiridas, transformando-as, colaborativamente, em conhecimento. 
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-30T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.21814/h2d.2528
url https://doi.org/10.21814/h2d.2528
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2184-562X
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv UMinho Editora
publisher.none.fl_str_mv UMinho Editora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129998100004864