Atitudes dos professores face às TIC e sua utilização nas práticas educativas ao nível do ensino secundário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Rosa Celeste de Almeida Micaelo, 1970-
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/4399
Resumo: Tese de mestrado em Ciências da Educação (Área de especialização em Tecnologias Educativas), apresentada à Universidade de Lisboa, através da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2006
id RCAP_858b6e27236a6aa736dfd2461bd66429
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/4399
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Atitudes dos professores face às TIC e sua utilização nas práticas educativas ao nível do ensino secundárioTeses de mestrado - 2006Formação de professoresAtitudesComputadoresInternetTecnologias educativasTese de mestrado em Ciências da Educação (Área de especialização em Tecnologias Educativas), apresentada à Universidade de Lisboa, através da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2006A questão da integração das TIC na educação e, principalmente, a influência dos professores neste processo constitui o ponto de partida desta investigação. Para o efeito procurámos conhecer as atitudes que os docentes revelam em relação às TIC e também o uso que fazem das mesmas na sua actividade profissional, averiguando se era possível inferir a existência de associação entre estas duas variáveis. Neste sentido, recorremos ao método correlacional para desenvolvermos o nosso plano de investigação. Utilizámos uma metodologia mista, pelo que construímos instrumentos de recolha de dados, entrevistas e questionários, que foram objecto de uma análise qualitativa (baseada no método da grounded theory) e quantitativa (estatística descritiva e correlacional). Os resultados revelaram que existe uma associação entre as atitudes manifestadas pelos professores do ensino secundário e a utilização que fazem das TIC nas suas práticas educativas, apesar de as atitudes revelarem um nível superior ao uso. Destacouse ligeiramente a componente cognitiva das atitudes, em detrimento da afectiva e comportamental, tendo os docentes valorizado as suas crenças relativamente à utilidade das TIC para facilitar a realização das suas tarefas e para motivar os alunos. Verificouse que a utilização das TIC serve sobretudo para fins de preparação de aulas e produção de materiais com recurso a aplicações de processamento de texto e folha de cálculo, sendo inexpressiva no que se refere aos propósitos de interacção / comunicação e formação. As dificuldades relacionadas com a escassez ou inoperacionalidade dos recursos e também com obstáculos organizacionais foram as mais aludidas pelos professores, para explicar a sua fraca utilização em aula com os alunos.The subject of integrating ICT in education and, mainly, the teachers' influence in this process constitutes the starting point of this investigation. For that purpose we studied teachers’ attitudes towards ICT and also how they use technologies in their professional activities, discovering if it was possible to infer the association among these two variables. In this sense, we based our research plan on the correlacional method. We used a mixed methodology, and we built instruments to collect data, interviews and questionnaires, that were submitted to qualitative (based on the grounded theory method) and quantitative analysis (descriptive and correlacional statistics). The results revealed that there is an association among the attitudes manifested by the teachers of the secondary school and the use that they do of ICT in their educational practices, although the attitudes’ level is superior to the use’s level revealed. It stood out lightly that the cognitive component of the attitudes was superior to the affective and behavioural components, and teachers tend to value their beliefs about the usefulness of ICT to facilitate the accomplishment of their tasks and to motivate students. It was confirmed that ICT are used above all to prepare classes and also to produce pedagogical materials, by means of word processor applications and calculation sheets. On the other hand, its use is inexpressive in what concerns interaction / communication and formation goals. Difficulties related with lack of resources, inoperative resources and also with organizational obstacles were often mentioned by teachers to explain their weak use in class with students.Miranda, Guilhermina LobatoRepositório da Universidade de LisboaFernandes, Rosa Celeste de Almeida Micaelo, 1970-2011-10-31T16:06:25Z20062006-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/4399porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:45:21Zoai:repositorio.ul.pt:10451/4399Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:30:02.267744Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Atitudes dos professores face às TIC e sua utilização nas práticas educativas ao nível do ensino secundário
title Atitudes dos professores face às TIC e sua utilização nas práticas educativas ao nível do ensino secundário
spellingShingle Atitudes dos professores face às TIC e sua utilização nas práticas educativas ao nível do ensino secundário
Fernandes, Rosa Celeste de Almeida Micaelo, 1970-
Teses de mestrado - 2006
Formação de professores
Atitudes
Computadores
Internet
Tecnologias educativas
title_short Atitudes dos professores face às TIC e sua utilização nas práticas educativas ao nível do ensino secundário
title_full Atitudes dos professores face às TIC e sua utilização nas práticas educativas ao nível do ensino secundário
title_fullStr Atitudes dos professores face às TIC e sua utilização nas práticas educativas ao nível do ensino secundário
title_full_unstemmed Atitudes dos professores face às TIC e sua utilização nas práticas educativas ao nível do ensino secundário
title_sort Atitudes dos professores face às TIC e sua utilização nas práticas educativas ao nível do ensino secundário
author Fernandes, Rosa Celeste de Almeida Micaelo, 1970-
author_facet Fernandes, Rosa Celeste de Almeida Micaelo, 1970-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Miranda, Guilhermina Lobato
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Rosa Celeste de Almeida Micaelo, 1970-
dc.subject.por.fl_str_mv Teses de mestrado - 2006
Formação de professores
Atitudes
Computadores
Internet
Tecnologias educativas
topic Teses de mestrado - 2006
Formação de professores
Atitudes
Computadores
Internet
Tecnologias educativas
description Tese de mestrado em Ciências da Educação (Área de especialização em Tecnologias Educativas), apresentada à Universidade de Lisboa, através da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2006
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006
2006-01-01T00:00:00Z
2011-10-31T16:06:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/4399
url http://hdl.handle.net/10451/4399
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134187086675968