Tendências e novos modelos de negócio na indústria têxtil e do vestuário portuguesa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/33920 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Engenharia Industrial (área de especialização em Avaliação e Gestão de Projetos e da Inovação) |
id |
RCAP_858c8801dee3b668ee0078382cdd6b55 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/33920 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Tendências e novos modelos de negócio na indústria têxtil e do vestuário portuguesaInovação estratégicaNovos modelos de negócioTendências de negócioITVPStrategic innovationNew business modelsBusiness trends658.0Ciências Sociais::Economia e GestãoDissertação de mestrado em Engenharia Industrial (área de especialização em Avaliação e Gestão de Projetos e da Inovação)Tendo em consideração a atual globalização da indústria têxtil e do vestuário português (ITVP) e o consequente aumento da competitividade nesta indústria, assiste-se à necessidade, por parte das empresas, em assegurar novas vantagens competitivas. A inovação quer em produtos, processos ou através da adoção de novas estratégias e modelos de negócio, torna-se assim fundamental para o aumento da competitividade empresarial. Por conseguinte, importa investigar qual o papel, no contexto atual, do surgimento de novos modelos de negócio e quais as estratégias genéricas adotadas. Este trabalho tem como principal objetivo o estudo de estratégias e modelos de negócio na ITVP, destacando-se em particular os modelos de negócio que caraterizam a indústria e podem definir o seu futuro. Deste modo, foram abordadas as seguintes questões de investigação: quais são as tendências e quais são os novos/inovadores modelos de negócio na ITVP? De que modo estas tendências têm implicações nas diferentes empresas da ITVP? Numa primeira fase, foram realizadas quatro entrevistas semi-estruturadas a académicos e responsáveis de instituições ligadas à ITVP, que permitiram a identificação das principais tendências e modelos de negócio emergentes. Foram identificadas várias tendências da ITVP com impacto no modelo de negócio, tendo-se construido uma framework para analisá-las em função do grau de importância e exequibilidade. Através da análise desta framework foi possível identificar duas estratégias genéricas: a criação de spin-offs e a opção por estratégias colaborativas.Taking into account the current globalization of the Textile and Clothing Portuguese Industry (ITVP) and its consequent rise in competitiveness, there is an increasing demand for companies to obtain a competitive edge. Innovation, whether of products, processes or through the adoption of new business strategies and models, has therefore become essential to deal with the increase in business competitiveness. Thus, it is important to investigate what is the role, nowadays, of the emergence of new business models and which are the strategies most frequently used in order to reach that aim. This work has as its main objective the study of strategies and business models in the ITVP, with a special emphasis on the business models that define the industry and can dictate its future. It also intends to identify and understand the emerging trends at ITVP, its importance in the different organizations and what these mean not only to the industry itself but also its role on the appearance of innovative business models. Firstly, a qualitative analysis of the ITVP was made through four semi-structured interviews, which allowed the identification of the main trends and concepts of emerging business models. Various trends of the ITVP with impact on the business model were identified, having been elaborated a framework for the analysis of its impact in the analyzed companies through the evaluation of their viability and applicability. Through the analysis of this framework they were identified two generic strategies namely, the launch of spin-offs and collaborative partnerships in order to support and reinforce the business models used in the ITVP.Afonso, PauloVieira, Filipa DionísioUniversidade do MinhoQueirós, David Miguel Aguiar20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/33920por201091747info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:43:54Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/33920Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:41:28.453886Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tendências e novos modelos de negócio na indústria têxtil e do vestuário portuguesa |
title |
Tendências e novos modelos de negócio na indústria têxtil e do vestuário portuguesa |
spellingShingle |
Tendências e novos modelos de negócio na indústria têxtil e do vestuário portuguesa Queirós, David Miguel Aguiar Inovação estratégica Novos modelos de negócio Tendências de negócio ITVP Strategic innovation New business models Business trends 658.0 Ciências Sociais::Economia e Gestão |
title_short |
Tendências e novos modelos de negócio na indústria têxtil e do vestuário portuguesa |
title_full |
Tendências e novos modelos de negócio na indústria têxtil e do vestuário portuguesa |
title_fullStr |
Tendências e novos modelos de negócio na indústria têxtil e do vestuário portuguesa |
title_full_unstemmed |
Tendências e novos modelos de negócio na indústria têxtil e do vestuário portuguesa |
title_sort |
Tendências e novos modelos de negócio na indústria têxtil e do vestuário portuguesa |
author |
Queirós, David Miguel Aguiar |
author_facet |
Queirós, David Miguel Aguiar |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Afonso, Paulo Vieira, Filipa Dionísio Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Queirós, David Miguel Aguiar |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inovação estratégica Novos modelos de negócio Tendências de negócio ITVP Strategic innovation New business models Business trends 658.0 Ciências Sociais::Economia e Gestão |
topic |
Inovação estratégica Novos modelos de negócio Tendências de negócio ITVP Strategic innovation New business models Business trends 658.0 Ciências Sociais::Economia e Gestão |
description |
Dissertação de mestrado em Engenharia Industrial (área de especialização em Avaliação e Gestão de Projetos e da Inovação) |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2014-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/33920 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/33920 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
201091747 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132964568694784 |