Percepção dos pais sobre os contextos de desenvolvimento da criança

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Mariana Salvado Diogo
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/2736
Resumo: Numerosos autores fazem referência à importância dos pais e de instituições educativas para o desenvolvimento harmonioso da criança. De facto, de entre os múltiplos contextos de desenvolvimento, as interacções pais-criança, assim como as relações face a face entre educadores e crianças influenciam esse desenvolvimento (Brofenbrener, 1985). Nesse sentido, a frequência de instituições para a primeira infância, com pessoas novas, num novo espaço, em contacto com novas experiências e estimulações, pode constituir-se como um factor potenciador desse mesmo desenvolvimento. Pretende-se averiguar as percepções dos pais relativamente à importância da família e da creche no desenvolvimento da criança. Os resultados obtidos permitem concluir que a família é vista pelos pais inquiridos como o principal contexto de desenvolvimento, contexto este considerado como o mais importante para o desenvolvimento da criança.
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