Percepção dos pais sobre os contextos de desenvolvimento da criança
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/2736 |
Resumo: | Numerosos autores fazem referência à importância dos pais e de instituições educativas para o desenvolvimento harmonioso da criança. De facto, de entre os múltiplos contextos de desenvolvimento, as interacções pais-criança, assim como as relações face a face entre educadores e crianças influenciam esse desenvolvimento (Brofenbrener, 1985). Nesse sentido, a frequência de instituições para a primeira infância, com pessoas novas, num novo espaço, em contacto com novas experiências e estimulações, pode constituir-se como um factor potenciador desse mesmo desenvolvimento. Pretende-se averiguar as percepções dos pais relativamente à importância da família e da creche no desenvolvimento da criança. Os resultados obtidos permitem concluir que a família é vista pelos pais inquiridos como o principal contexto de desenvolvimento, contexto este considerado como o mais importante para o desenvolvimento da criança. |
id |
RCAP_859d6a500cde493710a842e5c1651117 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/2736 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Percepção dos pais sobre os contextos de desenvolvimento da criançaDesenvolvimento da criançaRelação pais-filhoNumerosos autores fazem referência à importância dos pais e de instituições educativas para o desenvolvimento harmonioso da criança. De facto, de entre os múltiplos contextos de desenvolvimento, as interacções pais-criança, assim como as relações face a face entre educadores e crianças influenciam esse desenvolvimento (Brofenbrener, 1985). Nesse sentido, a frequência de instituições para a primeira infância, com pessoas novas, num novo espaço, em contacto com novas experiências e estimulações, pode constituir-se como um factor potenciador desse mesmo desenvolvimento. Pretende-se averiguar as percepções dos pais relativamente à importância da família e da creche no desenvolvimento da criança. Os resultados obtidos permitem concluir que a família é vista pelos pais inquiridos como o principal contexto de desenvolvimento, contexto este considerado como o mais importante para o desenvolvimento da criança.Many authors refer to the importance of parents and educational institutions for the orderly development of the child. In fact, among the multiple contexts of development, parent-child interactions, as well as face to face relations between educators and children influence this development (Brofenbrener, 1985). In this sense, the frequency of early childhood institutions, with new people, a new space, in contact with new experiences and stimulation, can establish itself as a key enabler of that development. It is intended to ascertain the perceptions of parents regarding the importance of family day care and child development. The results indicate that the family is seen by respondents as the main country development context, this context regarded as the most important for child development.Esgalhado, Maria da Graça ProençauBibliorumRodrigues, Mariana Salvado Diogo2014-12-02T14:37:06Z201120112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/2736porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:38:53Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/2736Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:44:21.910497Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Percepção dos pais sobre os contextos de desenvolvimento da criança |
title |
Percepção dos pais sobre os contextos de desenvolvimento da criança |
spellingShingle |
Percepção dos pais sobre os contextos de desenvolvimento da criança Rodrigues, Mariana Salvado Diogo Desenvolvimento da criança Relação pais-filho |
title_short |
Percepção dos pais sobre os contextos de desenvolvimento da criança |
title_full |
Percepção dos pais sobre os contextos de desenvolvimento da criança |
title_fullStr |
Percepção dos pais sobre os contextos de desenvolvimento da criança |
title_full_unstemmed |
Percepção dos pais sobre os contextos de desenvolvimento da criança |
title_sort |
Percepção dos pais sobre os contextos de desenvolvimento da criança |
author |
Rodrigues, Mariana Salvado Diogo |
author_facet |
Rodrigues, Mariana Salvado Diogo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Esgalhado, Maria da Graça Proença uBibliorum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Mariana Salvado Diogo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desenvolvimento da criança Relação pais-filho |
topic |
Desenvolvimento da criança Relação pais-filho |
description |
Numerosos autores fazem referência à importância dos pais e de instituições educativas para o desenvolvimento harmonioso da criança. De facto, de entre os múltiplos contextos de desenvolvimento, as interacções pais-criança, assim como as relações face a face entre educadores e crianças influenciam esse desenvolvimento (Brofenbrener, 1985). Nesse sentido, a frequência de instituições para a primeira infância, com pessoas novas, num novo espaço, em contacto com novas experiências e estimulações, pode constituir-se como um factor potenciador desse mesmo desenvolvimento. Pretende-se averiguar as percepções dos pais relativamente à importância da família e da creche no desenvolvimento da criança. Os resultados obtidos permitem concluir que a família é vista pelos pais inquiridos como o principal contexto de desenvolvimento, contexto este considerado como o mais importante para o desenvolvimento da criança. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 2011 2011-01-01T00:00:00Z 2014-12-02T14:37:06Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.6/2736 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.6/2736 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136340868071424 |