Requalificação do espaço público na cidade de Lisboa: o programa Uma Praça em Cada Bairro e as tendências futuras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paiva, Olivia Vasconcelos de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/132413
Resumo: O espaço dito público é o elemento estruturador da forma urbana e o principal patrimônio comum dos habitantes das cidades, um espaço de expressão da vida urbana, cujo design e a importância são considerados, por este trabalho, vitais para o planejamento das cidades. Nos últimos anos, ao ser reconhecido o valor que o espaço público agrega para os centros urbanos e seus habitantes, verifica-se que este tornou-se um tema central nas políticas urbanas e nas iniciativas de transformação do espaço de uma forma geral, através de ações de reabilitação, revitalização, regeneração e principalmente de requalificação. No contexto português, especificamente da cidade de Lisboa, este trabalho examina, através de revisão bibliográfica, não somente as particularidades referentes à gestão do espaço público no atual cenário, mas também de que forma estas ações de requalificação, que incidem sobre o mesmo, contribuíram para a formação da cidade atual. Identificando desta forma os principais desafios decorrentes do processo de urbanização, assim como do atual tratamento dado ao espaço público e sua regulamentação. Neste sentido, o estudo chama atenção também para as intervenções previstas pelo programa Uma Praça em Cada Bairro, de Lisboa, objeto fundamental de análise, e sua abordagem para o território dados os desafios para cidade de Lisboa e o caráter estratégico que o espaço público possui para o projeto urbano. Entende-se que este é um programa que deve ser continuado tendo espaço e necessidade para mais intervenções a serem realizadas em Lisboa, um programa cujo objetivos possuem muitas sinergias com as tendências para espaço público em pauta no contexto futuro da pós pandemia.
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