Reflexões em Torno da Educação para a Igualdade de Género nas Primeiras Idades
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.25755/int.27045 |
Resumo: | Com este artigo visamos contribuir para uma reflexão mais aprofundada sobre a educação na e para a cidadania na educação pré-escolar e, de modo particular, refletir sobre a necessidade da educação para a igualdade de género neste contexto educativo. Neste sentido apresentamos uma pequena revisão do estado da arte e conjugamo-la com resultados de um pequeno estudo realizado num jardim de infância de um concelho do Alto Alentejo, onde, através da escuta das crianças, por via de uma entrevista, se apuraram as suas opiniões sobre o género e os papéis de género. Do cruzamento entre o estado da arte e as opiniões das crianças salienta-se o facto de esta questão necessitar de uma maior valorização e intencionalidade educativa no jardim de infância, de forma a contribuir para a construção de uma identidade de género livre de estereótipos. |
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Reflexões em Torno da Educação para a Igualdade de Género nas Primeiras IdadesArtigosCom este artigo visamos contribuir para uma reflexão mais aprofundada sobre a educação na e para a cidadania na educação pré-escolar e, de modo particular, refletir sobre a necessidade da educação para a igualdade de género neste contexto educativo. Neste sentido apresentamos uma pequena revisão do estado da arte e conjugamo-la com resultados de um pequeno estudo realizado num jardim de infância de um concelho do Alto Alentejo, onde, através da escuta das crianças, por via de uma entrevista, se apuraram as suas opiniões sobre o género e os papéis de género. Do cruzamento entre o estado da arte e as opiniões das crianças salienta-se o facto de esta questão necessitar de uma maior valorização e intencionalidade educativa no jardim de infância, de forma a contribuir para a construção de uma identidade de género livre de estereótipos.With this article we aim to contribute to a deeper reflection on education in and for citizenship in pre-school education and to reflect on the need for education for gender equality in this educational context. In this sense, we present a small review of the state of the art and combine it with the results of a small study carried out in a kindergarten in a municipality in Alto Alentejo, where, through listening to children in an interview, their opinions on gender and on gender roles were verified. From the intersection between the state of the art and the children's opinions, it is highlighted the fact that this issue needs a greater appreciation and educational intentionality in kindergarten, to contribute to the construction of a gender identity free from stereotypes.Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém2022-07-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25755/int.27045por1646-2335Marchão, Amélia de Jesus G.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-02T18:10:00Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/27045Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:48:06.392491Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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