Aplicação dos estilos de ensino em turmas heterogéneas : relatório final de estágio pedagógico desenvolvido na escola secundária de Avelar Brotero com a turma 12º 3A no ano letivo 2014-2015

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Ana Sofia Santos
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/30134
Resumo: Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física dos Ensinos Básico e Secundário, apresentada à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
id RCAP_85d686bde8f55e84cbea108b494f916b
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/30134
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Aplicação dos estilos de ensino em turmas heterogéneas : relatório final de estágio pedagógico desenvolvido na escola secundária de Avelar Brotero com a turma 12º 3A no ano letivo 2014-2015Estilos de ensinoEnsino da educação físicaPrática pedagógicaRelatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física dos Ensinos Básico e Secundário, apresentada à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de CoimbraNo decorrer da licenciatura são transmitido inúmeros conteúdos relativamente à prática pedagógica desde os estilos de ensino, às formas de gestão de uma aula, passando por uma instrução de qualidade e ainda à importância do plano anual. Tudo isto não passava de frases bem contruídas e teorias de grandes autores até ao momento em que se inicia o estágio pedagógico. É neste ano letivo que todas as palavras ganham forma e as teorias ganham vida, é neste momento que tudo aquilo que foi transmitido pelos professores é testado, é agora necessária a interpretação dos conhecimentos que foram retidos para uma aplicação na realidade do meio escolar. O relatório surge no âmbito da Unidade Curricular de Estágio Pedagógico, inserida no Curso de Mestrado em Ensino da Educação Física dos Ensinos Básico e Secundário da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física, da Universidade de Coimbra, realizado na Escola Secundária Avelar Brotero de Coimbra. O relatório divide-se em três grandes capítulos. O primeiro capítulo retrata o plano individual de formação, bem como o enquadramento do meio escolar abrangendo assim toda a contextualização da prática desenvolvida. No segundo capítulo encontram-se as reflexões da prática desenvolvida, que remetem para o planeamento, intervenção pedagógica, avaliação, componente ético-profissional e questões dilemáticas. O terceiro capítulo está reservado para o aprofundamento do tema-prolema que retrata a aplicação dos estilos de ensino em turmas heterogéneas através de uma introdução ao mesmo, apresentação dos métodos, discussão dos resultados e finalizando com uma conclusão. Após a conclusão do estágio pedagógico é possível afirmar que a professora evoluiu a nível pessoal, como elevou as suas capacidades de pesquisa, interação, comunicação e observação, características essenciais de qualquer profissional, mas principalmente para um professor. During the degree are numerous broadcast content regarding the teaching practice from teaching styles, forms of management of a class, going through a quality education and also the importance of the annual plan. All this was just as pretty phrases and theories of great authors to the moment you start teaching practice. In this school year all words take shape and theories come to life, this is when all that was transmitted by teachers is tested, the interpretation of knowledge that have been retained for an application in the reality of the school environment is now required. The report comes as part of the course of Teacher Training, set in the Course of Master in Teaching Physical Education of Primary and Highschool Education of the Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física, held at the Escola Secundária de Avelar Brotero de Coimbra . The report is divided into three main chapters. The first chapter depicts the individual training plan, as well as the framework of the school environment thus covering the whole context of established practice. In the second chapter are the reflections of the developed practice, referring to the planning, pedagogical intervention, evaluation, ethical and professional component and dilemmatic issues. The third chapter is reserved for the theme-prolema deepening that depicts the application of teaching styles in heterogeneous classes through an introduction to it, presenting the methods, discussion of results and ending with a conclusion. Upon completion of the practicum is possible to state that the teacher has developed a personal level, as increasing its research capabilities, interaction, communication and observation, main characteristics of any professional, but especially for a teacher.2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/30134http://hdl.handle.net/10316/30134TID:201342260porPINTO, A. (2015). Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Secundária de Avelar Brotero junto da Turma 12º3A no ano letivo 2014/2015. Relatório de Estágio, Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, Coimbra, Portugal.Pinto, Ana Sofia Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:48:51Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/30134Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:40:15.376424Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Aplicação dos estilos de ensino em turmas heterogéneas : relatório final de estágio pedagógico desenvolvido na escola secundária de Avelar Brotero com a turma 12º 3A no ano letivo 2014-2015
title Aplicação dos estilos de ensino em turmas heterogéneas : relatório final de estágio pedagógico desenvolvido na escola secundária de Avelar Brotero com a turma 12º 3A no ano letivo 2014-2015
spellingShingle Aplicação dos estilos de ensino em turmas heterogéneas : relatório final de estágio pedagógico desenvolvido na escola secundária de Avelar Brotero com a turma 12º 3A no ano letivo 2014-2015
Pinto, Ana Sofia Santos
Estilos de ensino
Ensino da educação física
Prática pedagógica
title_short Aplicação dos estilos de ensino em turmas heterogéneas : relatório final de estágio pedagógico desenvolvido na escola secundária de Avelar Brotero com a turma 12º 3A no ano letivo 2014-2015
title_full Aplicação dos estilos de ensino em turmas heterogéneas : relatório final de estágio pedagógico desenvolvido na escola secundária de Avelar Brotero com a turma 12º 3A no ano letivo 2014-2015
title_fullStr Aplicação dos estilos de ensino em turmas heterogéneas : relatório final de estágio pedagógico desenvolvido na escola secundária de Avelar Brotero com a turma 12º 3A no ano letivo 2014-2015
title_full_unstemmed Aplicação dos estilos de ensino em turmas heterogéneas : relatório final de estágio pedagógico desenvolvido na escola secundária de Avelar Brotero com a turma 12º 3A no ano letivo 2014-2015
title_sort Aplicação dos estilos de ensino em turmas heterogéneas : relatório final de estágio pedagógico desenvolvido na escola secundária de Avelar Brotero com a turma 12º 3A no ano letivo 2014-2015
author Pinto, Ana Sofia Santos
author_facet Pinto, Ana Sofia Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Ana Sofia Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Estilos de ensino
Ensino da educação física
Prática pedagógica
topic Estilos de ensino
Ensino da educação física
Prática pedagógica
description Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física dos Ensinos Básico e Secundário, apresentada à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/30134
http://hdl.handle.net/10316/30134
TID:201342260
url http://hdl.handle.net/10316/30134
identifier_str_mv TID:201342260
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv PINTO, A. (2015). Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Secundária de Avelar Brotero junto da Turma 12º3A no ano letivo 2014/2015. Relatório de Estágio, Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, Coimbra, Portugal.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133663975178240