Entre a autonomia e a dependência: a realidade do sistema de ensino superior politécnico em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Resende, José
Data de Publicação: 1992
Outros Autores: Vieira, Maria Manuel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/1129
Resumo: Num recente levantamento de dados referentes ao ensino superior em Portugal, deparámos com a crescente expansão, por um lado, do número de licenciaturas e áreas científicas - nas Universidades - e, por outro, do número de cursos profissionalizantes - nos Institutos Politécnicos. Perante esta transformação morfológica, é nosso propósito apresentar uma reflexão sobre os efeitos da referida expansão no Ensino Superior Politécnico. A discussão ensaiada na comunicação desenvolve-se em tomo de dois parâmetros previamente estabelecidos: por um lado, o princípio de autonomia relativa que rege a evolução interna do sistema escolar; por outro, as múltiplas tentativas de interferência realizadas por grupos sociais organizados, cujos resultados podem eventualmente proporcionar uma redefinição do significado daquele princípio.
id RCAP_85d91d56fd77d0fd7ba2fd3727b2d154
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/1129
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Entre a autonomia e a dependência: a realidade do sistema de ensino superior politécnico em PortugalEnsino superiorEnsino superior politécnicoAutonomiaPortugalHigher educationPolytechnic higher educationAutonomyPortugalNum recente levantamento de dados referentes ao ensino superior em Portugal, deparámos com a crescente expansão, por um lado, do número de licenciaturas e áreas científicas - nas Universidades - e, por outro, do número de cursos profissionalizantes - nos Institutos Politécnicos. Perante esta transformação morfológica, é nosso propósito apresentar uma reflexão sobre os efeitos da referida expansão no Ensino Superior Politécnico. A discussão ensaiada na comunicação desenvolve-se em tomo de dois parâmetros previamente estabelecidos: por um lado, o princípio de autonomia relativa que rege a evolução interna do sistema escolar; por outro, as múltiplas tentativas de interferência realizadas por grupos sociais organizados, cujos resultados podem eventualmente proporcionar uma redefinição do significado daquele princípio.In a recent survey on higher education in Portugal, the authors found an increase of the number of degrees and of scientific areas in the universities and in the number of professional courses taught in polytechnic institutes. Due to this morphologic transformation, we intend to discuss the effects of the above expansion in the higher polytechnic system. The discussion is based on two main issues: on the one hand, the principle of relative autonomy which sustains the internal evolution of the educational system, on the other hand, the multiple attempts to interfere by organised social groups, with results that may eventually lead to a redefinition of the meaning of that principle.Dans un récent recueil de données concernant l"enseignement supérieur au Portugal, les auteurs ont constaté une expansion croissante du nombre des licences et filières scientifiques - dans les universités - d"un côté - et du nombre des cours professionnels - dans les Instituts Polytechniques - de l"autre. Face à cette transformation morphologique, notre propos est de présenter une réflexion sue les effets de l"expansion mentionnée sue l"enseignement supérieur polytechnique. La réflexion essayée dans cette communication se développe autour de deux pôles établis d"avance: - le principe de l’autonomie relative qui régit l"évolution interne du système scolaire, d"un côté - d"un autre, les multiples tentatives d"interférence réalisée par des groupes sociaux organisés, dont les résultats peuvent éventuellement entraîner une redéfinition de la signification de ce principe.En una reciente toma de datos referentes a la enseñanza superior en Portugal, nos encontramos con la creciente expansión, por un lado, del numero de Licenciaturas y áreas científicas - en las universidades - y por otro del número de cursos profesionales - en los Institutos Politécnicos. Ante esta transformación morfológica, es nuestro propósito presentar una reflexión sobre los efectos de la referida expansión en la Enseñanza Superior Politécnico. La discusión ensayada en la comunicación se desarrolla en torno de dos parámetros previamente establecidos: por un lado, el principio de autonomía relativa que rige la evolución interna del sistema escolar; por otro, las múltiples tentativas de interferencia realizadas por grupos sociales organizados, cuyos resultados pueden eventualmente proporcionar una redefinición del significado de aquél principio.CIES-ISCTE / CELTA2009-01-05T11:44:25Z1992-03-01T00:00:00Z1992-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/1129por0873-6529Resende, JoséVieira, Maria Manuelinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:55:16Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/1129Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:28:05.635005Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Entre a autonomia e a dependência: a realidade do sistema de ensino superior politécnico em Portugal
title Entre a autonomia e a dependência: a realidade do sistema de ensino superior politécnico em Portugal
spellingShingle Entre a autonomia e a dependência: a realidade do sistema de ensino superior politécnico em Portugal
Resende, José
Ensino superior
Ensino superior politécnico
Autonomia
Portugal
Higher education
Polytechnic higher education
Autonomy
Portugal
title_short Entre a autonomia e a dependência: a realidade do sistema de ensino superior politécnico em Portugal
title_full Entre a autonomia e a dependência: a realidade do sistema de ensino superior politécnico em Portugal
title_fullStr Entre a autonomia e a dependência: a realidade do sistema de ensino superior politécnico em Portugal
title_full_unstemmed Entre a autonomia e a dependência: a realidade do sistema de ensino superior politécnico em Portugal
title_sort Entre a autonomia e a dependência: a realidade do sistema de ensino superior politécnico em Portugal
author Resende, José
author_facet Resende, José
Vieira, Maria Manuel
author_role author
author2 Vieira, Maria Manuel
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Resende, José
Vieira, Maria Manuel
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino superior
Ensino superior politécnico
Autonomia
Portugal
Higher education
Polytechnic higher education
Autonomy
Portugal
topic Ensino superior
Ensino superior politécnico
Autonomia
Portugal
Higher education
Polytechnic higher education
Autonomy
Portugal
description Num recente levantamento de dados referentes ao ensino superior em Portugal, deparámos com a crescente expansão, por um lado, do número de licenciaturas e áreas científicas - nas Universidades - e, por outro, do número de cursos profissionalizantes - nos Institutos Politécnicos. Perante esta transformação morfológica, é nosso propósito apresentar uma reflexão sobre os efeitos da referida expansão no Ensino Superior Politécnico. A discussão ensaiada na comunicação desenvolve-se em tomo de dois parâmetros previamente estabelecidos: por um lado, o princípio de autonomia relativa que rege a evolução interna do sistema escolar; por outro, as múltiplas tentativas de interferência realizadas por grupos sociais organizados, cujos resultados podem eventualmente proporcionar uma redefinição do significado daquele princípio.
publishDate 1992
dc.date.none.fl_str_mv 1992-03-01T00:00:00Z
1992-03
2009-01-05T11:44:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/1129
url http://hdl.handle.net/10071/1129
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 0873-6529
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CIES-ISCTE / CELTA
publisher.none.fl_str_mv CIES-ISCTE / CELTA
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134843655684096