Os olhos são melhores testemunhas que as orelhas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2000 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/7490 |
Resumo: | A primeira coisa que não surpreende neste aforismo que me serviu de título é a sua autoria, visto que Heraclito^ é um pensador alinhado com o grupo dos que entendem que no mundo tudo é mudança. Já tem sido observado que a história das idéias segue duas grandes linhas: uma que assenta no paradigma, que entende que tudo tem o seu lugar imutável e é aí que pertence (o sol no centro do universo, assim como Moisés no início da religião, e Cristo, César, tudo sempre na mesma página da história); a outra perspectiva concebe o mundo como uma idéia do homem e, portanto, a história como movimento não linear. |
id |
RCAP_85e1c521f0d5cb9da9aa36ce7558e5e1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:run.unl.pt:10362/7490 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Os olhos são melhores testemunhas que as orelhasA primeira coisa que não surpreende neste aforismo que me serviu de título é a sua autoria, visto que Heraclito^ é um pensador alinhado com o grupo dos que entendem que no mundo tudo é mudança. Já tem sido observado que a história das idéias segue duas grandes linhas: uma que assenta no paradigma, que entende que tudo tem o seu lugar imutável e é aí que pertence (o sol no centro do universo, assim como Moisés no início da religião, e Cristo, César, tudo sempre na mesma página da história); a outra perspectiva concebe o mundo como uma idéia do homem e, portanto, a história como movimento não linear.ColibriRUNPimenta, Alberto2012-07-18T10:25:13Z20002000-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/7490por0871-2778info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:39:24Zoai:run.unl.pt:10362/7490Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:17:31.063229Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os olhos são melhores testemunhas que as orelhas |
title |
Os olhos são melhores testemunhas que as orelhas |
spellingShingle |
Os olhos são melhores testemunhas que as orelhas Pimenta, Alberto |
title_short |
Os olhos são melhores testemunhas que as orelhas |
title_full |
Os olhos são melhores testemunhas que as orelhas |
title_fullStr |
Os olhos são melhores testemunhas que as orelhas |
title_full_unstemmed |
Os olhos são melhores testemunhas que as orelhas |
title_sort |
Os olhos são melhores testemunhas que as orelhas |
author |
Pimenta, Alberto |
author_facet |
Pimenta, Alberto |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
RUN |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pimenta, Alberto |
description |
A primeira coisa que não surpreende neste aforismo que me serviu de título é a sua autoria, visto que Heraclito^ é um pensador alinhado com o grupo dos que entendem que no mundo tudo é mudança. Já tem sido observado que a história das idéias segue duas grandes linhas: uma que assenta no paradigma, que entende que tudo tem o seu lugar imutável e é aí que pertence (o sol no centro do universo, assim como Moisés no início da religião, e Cristo, César, tudo sempre na mesma página da história); a outra perspectiva concebe o mundo como uma idéia do homem e, portanto, a história como movimento não linear. |
publishDate |
2000 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2000 2000-01-01T00:00:00Z 2012-07-18T10:25:13Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10362/7490 |
url |
http://hdl.handle.net/10362/7490 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
0871-2778 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Colibri |
publisher.none.fl_str_mv |
Colibri |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137822695751680 |