Estudo sobre associações semânticas à marca Novo Banco

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Mariana Vieira
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Roberto, Maria Teresa, Fortes, Nuno Miguel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/38450
Resumo: Este artigo tem como objetivo estudar as associações semânticas à marca Novo Banco, a partir de dados recolhidos para o desenvolvimento de uma dissertação de mestrado dirigida à eficácia da identidade visual do Novo. Nesta investigação foram utilizados conceitos de várias áreas científicas, incluindo a semântica, que teve um papel decisivo na análise de resultados. Neste sentido, o presente artigo realça o contributo da semântica, explorando sobretudo o conceito de significado associado. O Novo Banco surgiu da aplicação da medida de resolução ao Banco Espírito Santo, na sequência da crise no Banco Espírito Santo, cujas consequências, algumas delas ainda sem resolução, revestem todo o contexto com uma forte carga emotiva. De forma a melhor compreender esta componente emocional estudaram-se, então, as associações semânticas à marca com foco no significado afetivo (parte do significado associado), que reflete as atitudes e sentimentos do emissor relativamente a dado assunto.
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