Estudo sobre associações semânticas à marca Novo Banco
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/38450 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo estudar as associações semânticas à marca Novo Banco, a partir de dados recolhidos para o desenvolvimento de uma dissertação de mestrado dirigida à eficácia da identidade visual do Novo. Nesta investigação foram utilizados conceitos de várias áreas científicas, incluindo a semântica, que teve um papel decisivo na análise de resultados. Neste sentido, o presente artigo realça o contributo da semântica, explorando sobretudo o conceito de significado associado. O Novo Banco surgiu da aplicação da medida de resolução ao Banco Espírito Santo, na sequência da crise no Banco Espírito Santo, cujas consequências, algumas delas ainda sem resolução, revestem todo o contexto com uma forte carga emotiva. De forma a melhor compreender esta componente emocional estudaram-se, então, as associações semânticas à marca com foco no significado afetivo (parte do significado associado), que reflete as atitudes e sentimentos do emissor relativamente a dado assunto. |
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Estudo sobre associações semânticas à marca Novo BancoNovo BancoCrisePerceção do público geralAssociações semânticasSignificado afetivoEste artigo tem como objetivo estudar as associações semânticas à marca Novo Banco, a partir de dados recolhidos para o desenvolvimento de uma dissertação de mestrado dirigida à eficácia da identidade visual do Novo. Nesta investigação foram utilizados conceitos de várias áreas científicas, incluindo a semântica, que teve um papel decisivo na análise de resultados. Neste sentido, o presente artigo realça o contributo da semântica, explorando sobretudo o conceito de significado associado. O Novo Banco surgiu da aplicação da medida de resolução ao Banco Espírito Santo, na sequência da crise no Banco Espírito Santo, cujas consequências, algumas delas ainda sem resolução, revestem todo o contexto com uma forte carga emotiva. De forma a melhor compreender esta componente emocional estudaram-se, então, as associações semânticas à marca com foco no significado afetivo (parte do significado associado), que reflete as atitudes e sentimentos do emissor relativamente a dado assunto.This article aims to study the semantic associations attributed to the branding of Novo Banco from data collected during the research for a masters thesis addressing the effectiveness of the visual identity of this new banking institution. In this research we used concepts from various fields, including semantics, which played a decisive role in the analysis of results. To this end, this article highlights the contribution of semantics, especially exploring the concept of associated meaning. The Novo Banco arose from the application of resolution measures to the Banco Espírito Santo, following the crisis in this Bank; a process fostering strong emotional charge in the turbulent economic context in which these events took place. Some of the consequences of this process are yet unresolved. In order to better understand this emotional component, the semantic associations attributed to the brand were studied as constituents of associated meaning. In this way we were able to glean the attitudes and feelings the respondents have towards the Novo Banco brand.UA Editora2023-07-10T09:33:44Z2015-01-01T00:00:00Z2015-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/38450por0870-154710.34624/rual.v0i4.7973Martins, Mariana VieiraRoberto, Maria TeresaFortes, Nuno Miguelinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:15:05Zoai:ria.ua.pt:10773/38450Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:08:54.560350Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Este artigo tem como objetivo estudar as associações semânticas à marca Novo Banco, a partir de dados recolhidos para o desenvolvimento de uma dissertação de mestrado dirigida à eficácia da identidade visual do Novo. Nesta investigação foram utilizados conceitos de várias áreas científicas, incluindo a semântica, que teve um papel decisivo na análise de resultados. Neste sentido, o presente artigo realça o contributo da semântica, explorando sobretudo o conceito de significado associado. O Novo Banco surgiu da aplicação da medida de resolução ao Banco Espírito Santo, na sequência da crise no Banco Espírito Santo, cujas consequências, algumas delas ainda sem resolução, revestem todo o contexto com uma forte carga emotiva. De forma a melhor compreender esta componente emocional estudaram-se, então, as associações semânticas à marca com foco no significado afetivo (parte do significado associado), que reflete as atitudes e sentimentos do emissor relativamente a dado assunto. |
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