REFLEXÕES PSICANALÍTICAS SOBRE A AÇÃO EDUCATIVA NO ENSINO SUPERIOR
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.25755/int.6136 |
Resumo: | A presente escrita é proposta como sistematização de uma pesquisa bibliográfica realizada com o objetivo de investigar o que permeia a relação transferencial entre professor e aluno no Ensino Superior, na qual buscou-se situar a pesquisa no viés psicanalítico apresentando primeiramente seu campo conceitual. Na sequência, discutiu-se sobre a estrutura e o funcionamento deste nível de ensino, bem como as competências pedagógicas do professor universitário para posteriormente refletir sobre as implicações de tais questões na relação transferencial estabelecida entre professor e aluno no Ensino Superior. Conclui-se a partir deste estudo bibliográfico que ao conhecer a estrutura e funcionamento do Ensino Superior, bem como as competências do professor universitário torna-se possível refletir sobre os diversos elementos que fazem parte do conjunto de inscrições postas ao professor que antecedem sua entrada na sala de aula e influência direta na relação transferencial que irá estabelecer com seu aluno/acadêmico. Entendeu-se que o professor não está neutro nesta relação, mas sim investido do discurso institucional vigente, o que o coloca mais implicado com o que surge dessa relação. |
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REFLEXÕES PSICANALÍTICAS SOBRE A AÇÃO EDUCATIVA NO ENSINO SUPERIORArtigosA presente escrita é proposta como sistematização de uma pesquisa bibliográfica realizada com o objetivo de investigar o que permeia a relação transferencial entre professor e aluno no Ensino Superior, na qual buscou-se situar a pesquisa no viés psicanalítico apresentando primeiramente seu campo conceitual. Na sequência, discutiu-se sobre a estrutura e o funcionamento deste nível de ensino, bem como as competências pedagógicas do professor universitário para posteriormente refletir sobre as implicações de tais questões na relação transferencial estabelecida entre professor e aluno no Ensino Superior. Conclui-se a partir deste estudo bibliográfico que ao conhecer a estrutura e funcionamento do Ensino Superior, bem como as competências do professor universitário torna-se possível refletir sobre os diversos elementos que fazem parte do conjunto de inscrições postas ao professor que antecedem sua entrada na sala de aula e influência direta na relação transferencial que irá estabelecer com seu aluno/acadêmico. Entendeu-se que o professor não está neutro nesta relação, mas sim investido do discurso institucional vigente, o que o coloca mais implicado com o que surge dessa relação.Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém2018-06-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25755/int.6136por1646-2335Escobar, Débora SchererColpo, JulianeRavasio, Marcele Homrichinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-02T18:09:18Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/6136Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:47:47.305805Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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