REFLEXÕES PSICANALÍTICAS SOBRE A AÇÃO EDUCATIVA NO ENSINO SUPERIOR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Escobar, Débora Scherer
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Colpo, Juliane, Ravasio, Marcele Homrich
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.25755/int.6136
Resumo: A presente escrita é proposta como sistematização de uma pesquisa bibliográfica realizada com o objetivo de investigar o que permeia a relação transferencial entre professor e aluno no Ensino Superior, na qual buscou-se situar a pesquisa no viés psicanalítico apresentando primeiramente seu campo conceitual.  Na sequência, discutiu-se sobre a estrutura e o funcionamento deste nível de ensino, bem como as competências pedagógicas do professor universitário para posteriormente refletir sobre as implicações de tais questões na relação transferencial estabelecida entre professor e aluno no Ensino Superior. Conclui-se a partir deste estudo bibliográfico que ao conhecer a estrutura e funcionamento do Ensino Superior, bem como as competências do professor universitário torna-se possível refletir sobre os diversos elementos que fazem parte do conjunto de inscrições postas ao professor que antecedem sua entrada na sala de aula e influência direta na relação transferencial que irá estabelecer com seu aluno/acadêmico. Entendeu-se que o professor não está neutro nesta relação, mas sim investido do discurso institucional vigente, o que o coloca mais implicado com o que surge dessa relação.
id RCAP_85e9720021da03185fbef10c166288ef
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/6136
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling REFLEXÕES PSICANALÍTICAS SOBRE A AÇÃO EDUCATIVA NO ENSINO SUPERIORArtigosA presente escrita é proposta como sistematização de uma pesquisa bibliográfica realizada com o objetivo de investigar o que permeia a relação transferencial entre professor e aluno no Ensino Superior, na qual buscou-se situar a pesquisa no viés psicanalítico apresentando primeiramente seu campo conceitual.  Na sequência, discutiu-se sobre a estrutura e o funcionamento deste nível de ensino, bem como as competências pedagógicas do professor universitário para posteriormente refletir sobre as implicações de tais questões na relação transferencial estabelecida entre professor e aluno no Ensino Superior. Conclui-se a partir deste estudo bibliográfico que ao conhecer a estrutura e funcionamento do Ensino Superior, bem como as competências do professor universitário torna-se possível refletir sobre os diversos elementos que fazem parte do conjunto de inscrições postas ao professor que antecedem sua entrada na sala de aula e influência direta na relação transferencial que irá estabelecer com seu aluno/acadêmico. Entendeu-se que o professor não está neutro nesta relação, mas sim investido do discurso institucional vigente, o que o coloca mais implicado com o que surge dessa relação.Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém2018-06-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25755/int.6136por1646-2335Escobar, Débora SchererColpo, JulianeRavasio, Marcele Homrichinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-02T18:09:18Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/6136Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:47:47.305805Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv REFLEXÕES PSICANALÍTICAS SOBRE A AÇÃO EDUCATIVA NO ENSINO SUPERIOR
title REFLEXÕES PSICANALÍTICAS SOBRE A AÇÃO EDUCATIVA NO ENSINO SUPERIOR
spellingShingle REFLEXÕES PSICANALÍTICAS SOBRE A AÇÃO EDUCATIVA NO ENSINO SUPERIOR
Escobar, Débora Scherer
Artigos
title_short REFLEXÕES PSICANALÍTICAS SOBRE A AÇÃO EDUCATIVA NO ENSINO SUPERIOR
title_full REFLEXÕES PSICANALÍTICAS SOBRE A AÇÃO EDUCATIVA NO ENSINO SUPERIOR
title_fullStr REFLEXÕES PSICANALÍTICAS SOBRE A AÇÃO EDUCATIVA NO ENSINO SUPERIOR
title_full_unstemmed REFLEXÕES PSICANALÍTICAS SOBRE A AÇÃO EDUCATIVA NO ENSINO SUPERIOR
title_sort REFLEXÕES PSICANALÍTICAS SOBRE A AÇÃO EDUCATIVA NO ENSINO SUPERIOR
author Escobar, Débora Scherer
author_facet Escobar, Débora Scherer
Colpo, Juliane
Ravasio, Marcele Homrich
author_role author
author2 Colpo, Juliane
Ravasio, Marcele Homrich
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Escobar, Débora Scherer
Colpo, Juliane
Ravasio, Marcele Homrich
dc.subject.por.fl_str_mv Artigos
topic Artigos
description A presente escrita é proposta como sistematização de uma pesquisa bibliográfica realizada com o objetivo de investigar o que permeia a relação transferencial entre professor e aluno no Ensino Superior, na qual buscou-se situar a pesquisa no viés psicanalítico apresentando primeiramente seu campo conceitual.  Na sequência, discutiu-se sobre a estrutura e o funcionamento deste nível de ensino, bem como as competências pedagógicas do professor universitário para posteriormente refletir sobre as implicações de tais questões na relação transferencial estabelecida entre professor e aluno no Ensino Superior. Conclui-se a partir deste estudo bibliográfico que ao conhecer a estrutura e funcionamento do Ensino Superior, bem como as competências do professor universitário torna-se possível refletir sobre os diversos elementos que fazem parte do conjunto de inscrições postas ao professor que antecedem sua entrada na sala de aula e influência direta na relação transferencial que irá estabelecer com seu aluno/acadêmico. Entendeu-se que o professor não está neutro nesta relação, mas sim investido do discurso institucional vigente, o que o coloca mais implicado com o que surge dessa relação.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.25755/int.6136
url https://doi.org/10.25755/int.6136
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1646-2335
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130948765220864