Integração do cliente no processo de inovação: Estudo de caso na Altice Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Ricardo Jesus
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/21264
Resumo: O atual enquadramento económico é marcado por um conjunto enorme de forças competitivas e por diversos fluxos de transformação. Desta forma é imprescindível que as organizações inovem. Apesar de se assistir a uma mudança cultural no seio das organizações, a realidade portuguesa nunca foi muito profícua em inovação. Motivadas pelas circunstâncias sociais, políticas e culturais, as organizações e os seus gestores encararam sempre a inovação como algo dispendioso e de alto risco. Contudo, este é um paradigma antigo, hoje as organizações já tendem a encarar a inovação como algo essencial. Para minimizar o potencial risco de uma inovação que não se adequa ao mercado ou mitigar a despesa corrente de um processo de inovação, estas adotaram um paradigma mais aberto potenciando assim as relações e interações com os diversos agentes económicos. Por intermédio de um estudo de caso à Altice, o presente trabalho pretende clarificar como é realizada a integração do cliente no processo de inovação. Com base nesta problemática, diversos estudos foram realizados sobre a integração do cliente como parte fundamental do processo de inovação. No entanto, são reduzidos aqueles que avaliam e revelam quais os obstáculos existentes à integração do cliente no processo inovação. Este estudo pretende assim aferir quais são estas barreiras e de que forma a Altice as supera. Ainda que o presente estudo se encontre sustentado num único caso de estudo, o mesmo revela, por intermédio de uma metodologia qualitativa, uma sólida ligação ao cliente por parte da empresa, evidenciando reduzido atrito no processo de inovação.
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