Caracterização e proveniência dos materiais de construção e dos fragmentos cerâmicos do povoado da idade do ferro do Outeiro do Castro da Bóca (Vila Nova de Famalicão)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pamplona, J.
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Valente, Teresa Maria Fernandes, Braga, Maria Amália Castro Sequeira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/72571
Resumo: O Outeiro do Castro da Bóca é um pequeno povoado fortificado, localizado na união de freguesias de Vale de São Cosme, Telhado e Portela, do concelho de Vila Nova de Famalicão, distrito de Braga, com as seguintes coordenadas: Latitude N41°27’25’’ e Longitude W 8°28’36’’. O que resta deste povoado, parcialmente destruído pela exploração de saibro para a construção da A3, permite caracterizá-lo como um pequeno povoado constituído por uma plataforma central, com duas pequenas plataformas adossadas a Oeste; o sistema defensivo, bem visível a NW, é composto por uma linha de muralha protegida por um fosso. Os trabalhos arqueológicos em curso, desde 2004, permitiram pôr a descoberto duas fases de ocupação. Estas distinguem-se pelo tipo de construções realizadas e pelo tipo de materiais que lhe estão associados possibilitando afirmar que o povoado, terá́ sido ocupado entre o séc. IV a.C. e o séc. I a.C. As amostras estudadas correspondem à primeira fase de ocupação. O objectivo do trabalho é caracterizar e identificar a potencial matéria-prima utilizada como material de construção do povoado, no Outeiro de Castro da Bóca e caracterizar os fragmentos cerâmicos de tachos de asa interior, tendo em vista a sua proveniência.
id RCAP_86142cb3cc6eda6820922bf5fa703bfe
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/72571
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Caracterização e proveniência dos materiais de construção e dos fragmentos cerâmicos do povoado da idade do ferro do Outeiro do Castro da Bóca (Vila Nova de Famalicão)Outeiro do Castro da BócaPovoado fortificadoMatéria-primaFragmentos cerâmicosCiências Naturais::Ciências da Terra e do AmbienteHumanidades::História e ArqueologiaO Outeiro do Castro da Bóca é um pequeno povoado fortificado, localizado na união de freguesias de Vale de São Cosme, Telhado e Portela, do concelho de Vila Nova de Famalicão, distrito de Braga, com as seguintes coordenadas: Latitude N41°27’25’’ e Longitude W 8°28’36’’. O que resta deste povoado, parcialmente destruído pela exploração de saibro para a construção da A3, permite caracterizá-lo como um pequeno povoado constituído por uma plataforma central, com duas pequenas plataformas adossadas a Oeste; o sistema defensivo, bem visível a NW, é composto por uma linha de muralha protegida por um fosso. Os trabalhos arqueológicos em curso, desde 2004, permitiram pôr a descoberto duas fases de ocupação. Estas distinguem-se pelo tipo de construções realizadas e pelo tipo de materiais que lhe estão associados possibilitando afirmar que o povoado, terá́ sido ocupado entre o séc. IV a.C. e o séc. I a.C. As amostras estudadas correspondem à primeira fase de ocupação. O objectivo do trabalho é caracterizar e identificar a potencial matéria-prima utilizada como material de construção do povoado, no Outeiro de Castro da Bóca e caracterizar os fragmentos cerâmicos de tachos de asa interior, tendo em vista a sua proveniência.This work was co-funded by the EU, based on COMPETE 2020, project ICT (UID/GEO/04683/2013), reference POCI-01-0145-FEDER-007690, national funds provided by FCTCâmara Municipal de Vila Nova de FamalicãoUniversidade do MinhoPamplona, J.Valente, Teresa Maria FernandesBraga, Maria Amália Castro Sequeira20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/72571porPamplona, J., Valente, T., Sequeira Braga, M.A., 2018. Caracterização e Proveniência dos Materiais de Construção e dos Fragmentos Cerâmicos do Povoado da Idade do Ferro do Outeiro do Castro da Bóca (Vila Nova de Famalicão). Boletim Cultural 2016-17, IV (10-11): 389-397.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:54:15Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/72571Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:53:48.279543Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Caracterização e proveniência dos materiais de construção e dos fragmentos cerâmicos do povoado da idade do ferro do Outeiro do Castro da Bóca (Vila Nova de Famalicão)
title Caracterização e proveniência dos materiais de construção e dos fragmentos cerâmicos do povoado da idade do ferro do Outeiro do Castro da Bóca (Vila Nova de Famalicão)
spellingShingle Caracterização e proveniência dos materiais de construção e dos fragmentos cerâmicos do povoado da idade do ferro do Outeiro do Castro da Bóca (Vila Nova de Famalicão)
Pamplona, J.
Outeiro do Castro da Bóca
Povoado fortificado
Matéria-prima
Fragmentos cerâmicos
Ciências Naturais::Ciências da Terra e do Ambiente
Humanidades::História e Arqueologia
title_short Caracterização e proveniência dos materiais de construção e dos fragmentos cerâmicos do povoado da idade do ferro do Outeiro do Castro da Bóca (Vila Nova de Famalicão)
title_full Caracterização e proveniência dos materiais de construção e dos fragmentos cerâmicos do povoado da idade do ferro do Outeiro do Castro da Bóca (Vila Nova de Famalicão)
title_fullStr Caracterização e proveniência dos materiais de construção e dos fragmentos cerâmicos do povoado da idade do ferro do Outeiro do Castro da Bóca (Vila Nova de Famalicão)
title_full_unstemmed Caracterização e proveniência dos materiais de construção e dos fragmentos cerâmicos do povoado da idade do ferro do Outeiro do Castro da Bóca (Vila Nova de Famalicão)
title_sort Caracterização e proveniência dos materiais de construção e dos fragmentos cerâmicos do povoado da idade do ferro do Outeiro do Castro da Bóca (Vila Nova de Famalicão)
author Pamplona, J.
author_facet Pamplona, J.
Valente, Teresa Maria Fernandes
Braga, Maria Amália Castro Sequeira
author_role author
author2 Valente, Teresa Maria Fernandes
Braga, Maria Amália Castro Sequeira
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Pamplona, J.
Valente, Teresa Maria Fernandes
Braga, Maria Amália Castro Sequeira
dc.subject.por.fl_str_mv Outeiro do Castro da Bóca
Povoado fortificado
Matéria-prima
Fragmentos cerâmicos
Ciências Naturais::Ciências da Terra e do Ambiente
Humanidades::História e Arqueologia
topic Outeiro do Castro da Bóca
Povoado fortificado
Matéria-prima
Fragmentos cerâmicos
Ciências Naturais::Ciências da Terra e do Ambiente
Humanidades::História e Arqueologia
description O Outeiro do Castro da Bóca é um pequeno povoado fortificado, localizado na união de freguesias de Vale de São Cosme, Telhado e Portela, do concelho de Vila Nova de Famalicão, distrito de Braga, com as seguintes coordenadas: Latitude N41°27’25’’ e Longitude W 8°28’36’’. O que resta deste povoado, parcialmente destruído pela exploração de saibro para a construção da A3, permite caracterizá-lo como um pequeno povoado constituído por uma plataforma central, com duas pequenas plataformas adossadas a Oeste; o sistema defensivo, bem visível a NW, é composto por uma linha de muralha protegida por um fosso. Os trabalhos arqueológicos em curso, desde 2004, permitiram pôr a descoberto duas fases de ocupação. Estas distinguem-se pelo tipo de construções realizadas e pelo tipo de materiais que lhe estão associados possibilitando afirmar que o povoado, terá́ sido ocupado entre o séc. IV a.C. e o séc. I a.C. As amostras estudadas correspondem à primeira fase de ocupação. O objectivo do trabalho é caracterizar e identificar a potencial matéria-prima utilizada como material de construção do povoado, no Outeiro de Castro da Bóca e caracterizar os fragmentos cerâmicos de tachos de asa interior, tendo em vista a sua proveniência.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2018-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/72571
url http://hdl.handle.net/1822/72571
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Pamplona, J., Valente, T., Sequeira Braga, M.A., 2018. Caracterização e Proveniência dos Materiais de Construção e dos Fragmentos Cerâmicos do Povoado da Idade do Ferro do Outeiro do Castro da Bóca (Vila Nova de Famalicão). Boletim Cultural 2016-17, IV (10-11): 389-397.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão
publisher.none.fl_str_mv Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133135820029952