Vicissitudes das experiências estudantis no regime de ciclos da UFBA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-77702021000200332 |
Resumo: | Resumo: A Universidade Federal da Bahia (UFBA) foi uma das instituições brasileiras que adotaram parcialmente uma nova arquitetura universitária, o regime de ciclos e os Bacharelados Interdisciplinares. Desde então uma série de estudos tem sido desenvolvidos para acompanhar a implementação e o funcionamento desta inovação curricular na universidade. A presente investigação objetivou compreender as dificuldades enfrentadas pelos estudantes no transcurso da sua escolarização no Bacharelado Interdisciplinar em Saúde (BIS). O método qualitativo foi escolhido para esta investigação pois privilegia os processos sociais e permitiu assim capturar os significados atribuídos pelos discentes a experiência universitária. Foram realizadas entrevistas narrativas com 14 estudantes egressos do BIS acerca do transcurso da escolarização no primeiro ciclo e destas narrativas estudantis resgataram-se as passagens que os discentes apontaram os desafios vivenciados. Para organização e auxílio na análise de conteúdo categorial temática utilizou-se o Software Open Logos que permitiu uma análise transversal das entrevistas por meio da codificação do texto e posteriori categorização. Os resultados foram organizados em três categorias: a primeira trata das relações entre os estudantes do BIS que é marcada pela competitividade e a não construção de vínculos, outra dificuldade narrada pelos estudantes é a falta de apoio pedagógico, ausência de áreas de concentração e de componentes curriculares no turno noturno. Por fim a última categoria retrata os preconceitos e constrangimentos que estudantes do BIS enfrentaram em espaços conservadores da universidade. Conclui-se que é necessário propor um acompanhamento pedagógico aos estudantes sem que isso recaia na tutela estudantil, assim como buscar as instâncias centrais da universidade para coibir as situações de preconceito e constrangimento vivenciadas pelos estudantes para assim preservar o ambiente pedagógico e democrático que deve habitar as universidades. |
id |
RCAP_86314476d8ace335161445a36ef5d990 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S2184-77702021000200332 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Vicissitudes das experiências estudantis no regime de ciclos da UFBAUniversidadeRegime de CiclosBacharelados InterdisciplinaresVida EstudantilNarrativas.Resumo: A Universidade Federal da Bahia (UFBA) foi uma das instituições brasileiras que adotaram parcialmente uma nova arquitetura universitária, o regime de ciclos e os Bacharelados Interdisciplinares. Desde então uma série de estudos tem sido desenvolvidos para acompanhar a implementação e o funcionamento desta inovação curricular na universidade. A presente investigação objetivou compreender as dificuldades enfrentadas pelos estudantes no transcurso da sua escolarização no Bacharelado Interdisciplinar em Saúde (BIS). O método qualitativo foi escolhido para esta investigação pois privilegia os processos sociais e permitiu assim capturar os significados atribuídos pelos discentes a experiência universitária. Foram realizadas entrevistas narrativas com 14 estudantes egressos do BIS acerca do transcurso da escolarização no primeiro ciclo e destas narrativas estudantis resgataram-se as passagens que os discentes apontaram os desafios vivenciados. Para organização e auxílio na análise de conteúdo categorial temática utilizou-se o Software Open Logos que permitiu uma análise transversal das entrevistas por meio da codificação do texto e posteriori categorização. Os resultados foram organizados em três categorias: a primeira trata das relações entre os estudantes do BIS que é marcada pela competitividade e a não construção de vínculos, outra dificuldade narrada pelos estudantes é a falta de apoio pedagógico, ausência de áreas de concentração e de componentes curriculares no turno noturno. Por fim a última categoria retrata os preconceitos e constrangimentos que estudantes do BIS enfrentaram em espaços conservadores da universidade. Conclui-se que é necessário propor um acompanhamento pedagógico aos estudantes sem que isso recaia na tutela estudantil, assim como buscar as instâncias centrais da universidade para coibir as situações de preconceito e constrangimento vivenciadas pelos estudantes para assim preservar o ambiente pedagógico e democrático que deve habitar as universidades.Ludomedia2021-06-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-77702021000200332New Trends in Qualitative Research v.7 2021reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-77702021000200332Cezar Feitosa,CaioMeira Véras,RenataMaria Rocha Sampaio,Sôniainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:33:05Zoai:scielo:S2184-77702021000200332Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:35:32.947113Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Vicissitudes das experiências estudantis no regime de ciclos da UFBA |
title |
Vicissitudes das experiências estudantis no regime de ciclos da UFBA |
spellingShingle |
Vicissitudes das experiências estudantis no regime de ciclos da UFBA Cezar Feitosa,Caio Universidade Regime de Ciclos Bacharelados Interdisciplinares Vida Estudantil Narrativas. |
title_short |
Vicissitudes das experiências estudantis no regime de ciclos da UFBA |
title_full |
Vicissitudes das experiências estudantis no regime de ciclos da UFBA |
title_fullStr |
Vicissitudes das experiências estudantis no regime de ciclos da UFBA |
title_full_unstemmed |
Vicissitudes das experiências estudantis no regime de ciclos da UFBA |
title_sort |
Vicissitudes das experiências estudantis no regime de ciclos da UFBA |
author |
Cezar Feitosa,Caio |
author_facet |
Cezar Feitosa,Caio Meira Véras,Renata Maria Rocha Sampaio,Sônia |
author_role |
author |
author2 |
Meira Véras,Renata Maria Rocha Sampaio,Sônia |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cezar Feitosa,Caio Meira Véras,Renata Maria Rocha Sampaio,Sônia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Universidade Regime de Ciclos Bacharelados Interdisciplinares Vida Estudantil Narrativas. |
topic |
Universidade Regime de Ciclos Bacharelados Interdisciplinares Vida Estudantil Narrativas. |
description |
Resumo: A Universidade Federal da Bahia (UFBA) foi uma das instituições brasileiras que adotaram parcialmente uma nova arquitetura universitária, o regime de ciclos e os Bacharelados Interdisciplinares. Desde então uma série de estudos tem sido desenvolvidos para acompanhar a implementação e o funcionamento desta inovação curricular na universidade. A presente investigação objetivou compreender as dificuldades enfrentadas pelos estudantes no transcurso da sua escolarização no Bacharelado Interdisciplinar em Saúde (BIS). O método qualitativo foi escolhido para esta investigação pois privilegia os processos sociais e permitiu assim capturar os significados atribuídos pelos discentes a experiência universitária. Foram realizadas entrevistas narrativas com 14 estudantes egressos do BIS acerca do transcurso da escolarização no primeiro ciclo e destas narrativas estudantis resgataram-se as passagens que os discentes apontaram os desafios vivenciados. Para organização e auxílio na análise de conteúdo categorial temática utilizou-se o Software Open Logos que permitiu uma análise transversal das entrevistas por meio da codificação do texto e posteriori categorização. Os resultados foram organizados em três categorias: a primeira trata das relações entre os estudantes do BIS que é marcada pela competitividade e a não construção de vínculos, outra dificuldade narrada pelos estudantes é a falta de apoio pedagógico, ausência de áreas de concentração e de componentes curriculares no turno noturno. Por fim a última categoria retrata os preconceitos e constrangimentos que estudantes do BIS enfrentaram em espaços conservadores da universidade. Conclui-se que é necessário propor um acompanhamento pedagógico aos estudantes sem que isso recaia na tutela estudantil, assim como buscar as instâncias centrais da universidade para coibir as situações de preconceito e constrangimento vivenciadas pelos estudantes para assim preservar o ambiente pedagógico e democrático que deve habitar as universidades. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-77702021000200332 |
url |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-77702021000200332 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-77702021000200332 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Ludomedia |
publisher.none.fl_str_mv |
Ludomedia |
dc.source.none.fl_str_mv |
New Trends in Qualitative Research v.7 2021 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137409156251648 |