A pintura, o realismo e a sua relação com a fotografia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosário, Lúcio Francisco Viralhadas do
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/1669
Resumo: Esta dissertação, de carácter teórico-prático, tem como objeto de estudo a palava “Realismo” nos seus vários contextos históricos e como elemento base na construção da imagem, desde o Renascimento até aos dias de hoje, através da utilização de novas ferramentas de representação. Falamos também da experiência de pintar e sobre a pertinência da pintura figurativa. O desejo de imediacia que é aqui referido através dos médios da Pintura e da Fotografia é um conceito relacionado com a perceção da realidade que nos rodeia, tal como o modo como é interpretada. Este desejo de interpretação da realidade, leva-nos a outros novos métodos de reprodução da imagem que hoje estão disponíveis e que proporcionam aos artistas, técnicas e métodos que fazem com que a Realidade continue a ser um assunto de eleição. Por fim, refletimos sobre questões a respeito da produção de pinturas realistas, explorando a vulnerabilidade da Figura Humana, através de influências artísticas que foram cruciais para o desenvolvimento das obras artísticas apresentadas no portfólio.
id RCAP_863e2e2cc599ad86c176dff51f628bf8
oai_identifier_str oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/1669
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A pintura, o realismo e a sua relação com a fotografiaPinturaRealismoFotografiaImediaciaFigura HumanaDomínio/Área Científica::Humanidades::ArtesEsta dissertação, de carácter teórico-prático, tem como objeto de estudo a palava “Realismo” nos seus vários contextos históricos e como elemento base na construção da imagem, desde o Renascimento até aos dias de hoje, através da utilização de novas ferramentas de representação. Falamos também da experiência de pintar e sobre a pertinência da pintura figurativa. O desejo de imediacia que é aqui referido através dos médios da Pintura e da Fotografia é um conceito relacionado com a perceção da realidade que nos rodeia, tal como o modo como é interpretada. Este desejo de interpretação da realidade, leva-nos a outros novos métodos de reprodução da imagem que hoje estão disponíveis e que proporcionam aos artistas, técnicas e métodos que fazem com que a Realidade continue a ser um assunto de eleição. Por fim, refletimos sobre questões a respeito da produção de pinturas realistas, explorando a vulnerabilidade da Figura Humana, através de influências artísticas que foram cruciais para o desenvolvimento das obras artísticas apresentadas no portfólio.Baraona, Maria Isabel Gallis PereiraIC-OnlineRosário, Lúcio Francisco Viralhadas do2016-03-17T18:08:42Z2016-01-212016-01-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/1669TID:201089017porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:43:27Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/1669Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:46:13.923939Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A pintura, o realismo e a sua relação com a fotografia
title A pintura, o realismo e a sua relação com a fotografia
spellingShingle A pintura, o realismo e a sua relação com a fotografia
Rosário, Lúcio Francisco Viralhadas do
Pintura
Realismo
Fotografia
Imediacia
Figura Humana
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
title_short A pintura, o realismo e a sua relação com a fotografia
title_full A pintura, o realismo e a sua relação com a fotografia
title_fullStr A pintura, o realismo e a sua relação com a fotografia
title_full_unstemmed A pintura, o realismo e a sua relação com a fotografia
title_sort A pintura, o realismo e a sua relação com a fotografia
author Rosário, Lúcio Francisco Viralhadas do
author_facet Rosário, Lúcio Francisco Viralhadas do
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Baraona, Maria Isabel Gallis Pereira
IC-Online
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosário, Lúcio Francisco Viralhadas do
dc.subject.por.fl_str_mv Pintura
Realismo
Fotografia
Imediacia
Figura Humana
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
topic Pintura
Realismo
Fotografia
Imediacia
Figura Humana
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
description Esta dissertação, de carácter teórico-prático, tem como objeto de estudo a palava “Realismo” nos seus vários contextos históricos e como elemento base na construção da imagem, desde o Renascimento até aos dias de hoje, através da utilização de novas ferramentas de representação. Falamos também da experiência de pintar e sobre a pertinência da pintura figurativa. O desejo de imediacia que é aqui referido através dos médios da Pintura e da Fotografia é um conceito relacionado com a perceção da realidade que nos rodeia, tal como o modo como é interpretada. Este desejo de interpretação da realidade, leva-nos a outros novos métodos de reprodução da imagem que hoje estão disponíveis e que proporcionam aos artistas, técnicas e métodos que fazem com que a Realidade continue a ser um assunto de eleição. Por fim, refletimos sobre questões a respeito da produção de pinturas realistas, explorando a vulnerabilidade da Figura Humana, através de influências artísticas que foram cruciais para o desenvolvimento das obras artísticas apresentadas no portfólio.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-03-17T18:08:42Z
2016-01-21
2016-01-21T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.8/1669
TID:201089017
url http://hdl.handle.net/10400.8/1669
identifier_str_mv TID:201089017
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136957830266880