A pintura, o realismo e a sua relação com a fotografia
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.8/1669 |
Resumo: | Esta dissertação, de carácter teórico-prático, tem como objeto de estudo a palava “Realismo” nos seus vários contextos históricos e como elemento base na construção da imagem, desde o Renascimento até aos dias de hoje, através da utilização de novas ferramentas de representação. Falamos também da experiência de pintar e sobre a pertinência da pintura figurativa. O desejo de imediacia que é aqui referido através dos médios da Pintura e da Fotografia é um conceito relacionado com a perceção da realidade que nos rodeia, tal como o modo como é interpretada. Este desejo de interpretação da realidade, leva-nos a outros novos métodos de reprodução da imagem que hoje estão disponíveis e que proporcionam aos artistas, técnicas e métodos que fazem com que a Realidade continue a ser um assunto de eleição. Por fim, refletimos sobre questões a respeito da produção de pinturas realistas, explorando a vulnerabilidade da Figura Humana, através de influências artísticas que foram cruciais para o desenvolvimento das obras artísticas apresentadas no portfólio. |
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