O desenvolvimento positivo dos jovens: um estudo realizado com jovens da Ilha Graciosa em idade escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Paulo Alexandre Pereira da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/9604
Resumo: O estudo do desenvolvimento positivo dos jovens, possibilita identificar e desenvolver as suas potencialidades conduzindo-os ao sucesso. Diversas publicações refletem o esforço da comunidade científica para identificar as características, que tipificam os jovens bemsucedidos, bem como as potenciar. Durante a adolescência ocorrem uma série de transformações físicas, emocionais, cognitivas e sociais. Neste período, também surge a puberdade e os adolescentes e jovens constroem a sua identidade. Este estudo teve por objetivo perceber quais os domínios em que os jovens, em idade escolar da Ilha Graciosa - Região Autónoma dos Açores, estão mais ou menos desenvolvidos relativamente a alguns parâmetros associados com o desenvolvimento positivo. Para o efeito, foi considerado o modelo dos 5C’s, desenvolvido por Lerner et al. (2005). Trezentos e quatro jovens estudantes, de ambos os sexos, da Escola Básica e Secundária da Ilha Graciosa, com idades compreendidas entre os 10 e os 18 anos, divididos em dois escalões etários (escalão 1 [10- 14 anos] e escalão 2 [15-18anos]), preencheram o PYDp/red (Esperança, Dias, Brustad, & Fonseca, 2017), a versão portuguesa do Measure of PYD (Lerner et al., 2005). Os resultados permitiram constatar que os estudantes apresentavam valores mais elevados na dimensão Caráter. Exibem um melhor desenvolvimento nas questões associadas com o respeito pelas regras sociais, culturais e morais. Inversamente, evidenciam aptidões inferiores nas questões relacionadas com a dimensão Competência, nomeadamente na visão positiva das próprias ações. Verificamos ainda, que as raparigas revelam resultados superiores nas dimensões Caráter e Cuidado e atenção, enquanto os rapazes apresentam valores superiores em Competência, Conexão e Confiança. Relativamente à idade, destacamos a existência de diferenças nos resultados, sendo os resultados inferiores, em todas as dimensões, nos jovens que se encontravam no final da puberdade, comparativamente aos de outras faixas etárias. Este estudo vem reforçar a melhor compreensão do desenvolvimento, sustentando as opções a implementar, para que os jovens tenham um desenvolvimento mais positivo.
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Trezentos e quatro jovens estudantes, de ambos os sexos, da Escola Básica e Secundária da Ilha Graciosa, com idades compreendidas entre os 10 e os 18 anos, divididos em dois escalões etários (escalão 1 [10- 14 anos] e escalão 2 [15-18anos]), preencheram o PYDp/red (Esperança, Dias, Brustad, & Fonseca, 2017), a versão portuguesa do Measure of PYD (Lerner et al., 2005). Os resultados permitiram constatar que os estudantes apresentavam valores mais elevados na dimensão Caráter. Exibem um melhor desenvolvimento nas questões associadas com o respeito pelas regras sociais, culturais e morais. Inversamente, evidenciam aptidões inferiores nas questões relacionadas com a dimensão Competência, nomeadamente na visão positiva das próprias ações. Verificamos ainda, que as raparigas revelam resultados superiores nas dimensões Caráter e Cuidado e atenção, enquanto os rapazes apresentam valores superiores em Competência, Conexão e Confiança. Relativamente à idade, destacamos a existência de diferenças nos resultados, sendo os resultados inferiores, em todas as dimensões, nos jovens que se encontravam no final da puberdade, comparativamente aos de outras faixas etárias. Este estudo vem reforçar a melhor compreensão do desenvolvimento, sustentando as opções a implementar, para que os jovens tenham um desenvolvimento mais positivo.Studying the positive development of young people makes it possible to identify and develop their potentialities leading them to success. Several publications reflect the effort of the scientific community to identify the characteristics that typify successful young people, as well as to empower them. During adolescence a series of physical, emotional, cognitive and social transformations occur. During this period, puberty also arises and adolescents and young people build their identities. This study aimed to understand which areas, in young people, of school age in Graciosa Island - Autonomous Region of the Azores, are more or less developed in relation to some parameters associated with positive development. For this purpose, the 5C's model developed by Lerner et al. (2005) was considered. Three hundred and four young students, male and female, from Graciosa Island Elementary and Secondary School, aged 10 to 18, divided into two age groups (age 1 [10-14 years] and age 2 [15 -18years]), filled out the PYDp/red (Esperança, Dias, Brustad, & Fonseca, 2017), the portuguese version of Measure of PYD (Lerner et al., 2005). The results showed that students had higher values in the Character dimension. They exhibit better development in issues associated with respect for social, cultural and moral rules. Conversely, they show inferior skills in issues related to the Competence dimension, namely in the positive view of their own actions. We also found that girls show superior results in the Character and Care and Attention dimensions, while boys show superior values in Competence, Connection and Confidence. Regarding age, we highlight the existence of differences in the results, and those were lower in all dimensions in young people at the end of puberty, compared to those of other age groups. This study reinforces a better understanding of development, sustaining the options to implement, so that young people have a more positive development.2020-01-23T16:47:30Z2019-11-29T00:00:00Z2019-11-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/9604pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Paulo Alexandre Pereira dareponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:42:52Zoai:repositorio.utad.pt:10348/9604Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:03:13.426538Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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