Family-school relationship: perceptions of parents and teachers regarding parental involvement in school

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fontes, Inês
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Boissel, Madalena, Veríssimo, Lurdes, Veiga, Elisa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2011.3335
Resumo: A relação Família-Escola contribui de forma inequívoca para o sucesso escolar dos alunos (Epstein, 1995). Desta forma, importa conhecer quais as práticas de relação Família-Escola e compreender quais os fatores que facilitam e quais os que bloqueiam esta relação. Participaram neste estudo seis diretores de turma (DT) do 9.º ano e doze pais destes alunos, que frequentavam três estabelecimentos de ensino privado da área metropolitana do Porto. A recolha de dados foi realizada através de uma entrevista semi-estruturada, procurando-se aceder à experiência individual de cada um destes elementos, privilegiando uma lógica indutiva e interpretativa. Os resultados apontam no sentido de os DT valorizarem o papel dos pais no processo educativo dos seus filhos, criando diversas oportunidades para a participação dos mesmos, ajustando as formas de comunicação e promovendo o seu envolvimento. Esta atitude positiva dos DT, que procuram ajustar-se às disponibilidades dos pais, é percecionada por estes como facilitadora da relação, sendo os contactos informais muito valorizados por pais e professores. No final são apontadas limitações resultantes no número dos participantes envolvidos e especificidade do contexto.
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spelling Family-school relationship: perceptions of parents and teachers regarding parental involvement in schoolRelação família-escola: perceções de pais e professores relativamente às práticas de envolvimento parental na escolaA relação Família-Escola contribui de forma inequívoca para o sucesso escolar dos alunos (Epstein, 1995). Desta forma, importa conhecer quais as práticas de relação Família-Escola e compreender quais os fatores que facilitam e quais os que bloqueiam esta relação. Participaram neste estudo seis diretores de turma (DT) do 9.º ano e doze pais destes alunos, que frequentavam três estabelecimentos de ensino privado da área metropolitana do Porto. A recolha de dados foi realizada através de uma entrevista semi-estruturada, procurando-se aceder à experiência individual de cada um destes elementos, privilegiando uma lógica indutiva e interpretativa. Os resultados apontam no sentido de os DT valorizarem o papel dos pais no processo educativo dos seus filhos, criando diversas oportunidades para a participação dos mesmos, ajustando as formas de comunicação e promovendo o seu envolvimento. Esta atitude positiva dos DT, que procuram ajustar-se às disponibilidades dos pais, é percecionada por estes como facilitadora da relação, sendo os contactos informais muito valorizados por pais e professores. No final são apontadas limitações resultantes no número dos participantes envolvidos e especificidade do contexto.Universidade Católica Portuguesa2011-01-01T00:00:00Zjournal articleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2011.3335oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/3335Revista Portuguesa de Investigação Educacional; n. 10 (2011); 157-1742182-46141645-400610.34632/investigacaoeducacional.2011.n10reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://revistas.ucp.pt/index.php/investigacaoeducacional/article/view/3335https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2011.3335https://revistas.ucp.pt/index.php/investigacaoeducacional/article/view/3335/3234Direitos de Autor (c) 2011 Inês Fontes, Madalena Boissel, Lurdes Veríssimo, Elisa Veigahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFontes, InêsBoissel, MadalenaVeríssimo, LurdesVeiga, Elisa2022-05-24T16:54:47Zoai:ojs.revistas.ucp.pt:article/3335Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T14:57:52.310949Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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