Family-school relationship: perceptions of parents and teachers regarding parental involvement in school
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2011.3335 |
Resumo: | A relação Família-Escola contribui de forma inequívoca para o sucesso escolar dos alunos (Epstein, 1995). Desta forma, importa conhecer quais as práticas de relação Família-Escola e compreender quais os fatores que facilitam e quais os que bloqueiam esta relação. Participaram neste estudo seis diretores de turma (DT) do 9.º ano e doze pais destes alunos, que frequentavam três estabelecimentos de ensino privado da área metropolitana do Porto. A recolha de dados foi realizada através de uma entrevista semi-estruturada, procurando-se aceder à experiência individual de cada um destes elementos, privilegiando uma lógica indutiva e interpretativa. Os resultados apontam no sentido de os DT valorizarem o papel dos pais no processo educativo dos seus filhos, criando diversas oportunidades para a participação dos mesmos, ajustando as formas de comunicação e promovendo o seu envolvimento. Esta atitude positiva dos DT, que procuram ajustar-se às disponibilidades dos pais, é percecionada por estes como facilitadora da relação, sendo os contactos informais muito valorizados por pais e professores. No final são apontadas limitações resultantes no número dos participantes envolvidos e especificidade do contexto. |
id |
RCAP_86453d5664ac5784217eff4c40cd7c6f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/3335 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Family-school relationship: perceptions of parents and teachers regarding parental involvement in schoolRelação família-escola: perceções de pais e professores relativamente às práticas de envolvimento parental na escolaA relação Família-Escola contribui de forma inequívoca para o sucesso escolar dos alunos (Epstein, 1995). Desta forma, importa conhecer quais as práticas de relação Família-Escola e compreender quais os fatores que facilitam e quais os que bloqueiam esta relação. Participaram neste estudo seis diretores de turma (DT) do 9.º ano e doze pais destes alunos, que frequentavam três estabelecimentos de ensino privado da área metropolitana do Porto. A recolha de dados foi realizada através de uma entrevista semi-estruturada, procurando-se aceder à experiência individual de cada um destes elementos, privilegiando uma lógica indutiva e interpretativa. Os resultados apontam no sentido de os DT valorizarem o papel dos pais no processo educativo dos seus filhos, criando diversas oportunidades para a participação dos mesmos, ajustando as formas de comunicação e promovendo o seu envolvimento. Esta atitude positiva dos DT, que procuram ajustar-se às disponibilidades dos pais, é percecionada por estes como facilitadora da relação, sendo os contactos informais muito valorizados por pais e professores. No final são apontadas limitações resultantes no número dos participantes envolvidos e especificidade do contexto.Universidade Católica Portuguesa2011-01-01T00:00:00Zjournal articleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2011.3335oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/3335Revista Portuguesa de Investigação Educacional; n. 10 (2011); 157-1742182-46141645-400610.34632/investigacaoeducacional.2011.n10reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://revistas.ucp.pt/index.php/investigacaoeducacional/article/view/3335https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2011.3335https://revistas.ucp.pt/index.php/investigacaoeducacional/article/view/3335/3234Direitos de Autor (c) 2011 Inês Fontes, Madalena Boissel, Lurdes Veríssimo, Elisa Veigahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFontes, InêsBoissel, MadalenaVeríssimo, LurdesVeiga, Elisa2022-05-24T16:54:47Zoai:ojs.revistas.ucp.pt:article/3335Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T14:57:52.310949Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Family-school relationship: perceptions of parents and teachers regarding parental involvement in school Relação família-escola: perceções de pais e professores relativamente às práticas de envolvimento parental na escola |
title |
Family-school relationship: perceptions of parents and teachers regarding parental involvement in school |
spellingShingle |
Family-school relationship: perceptions of parents and teachers regarding parental involvement in school Fontes, Inês |
title_short |
Family-school relationship: perceptions of parents and teachers regarding parental involvement in school |
title_full |
Family-school relationship: perceptions of parents and teachers regarding parental involvement in school |
title_fullStr |
Family-school relationship: perceptions of parents and teachers regarding parental involvement in school |
title_full_unstemmed |
Family-school relationship: perceptions of parents and teachers regarding parental involvement in school |
title_sort |
Family-school relationship: perceptions of parents and teachers regarding parental involvement in school |
author |
Fontes, Inês |
author_facet |
Fontes, Inês Boissel, Madalena Veríssimo, Lurdes Veiga, Elisa |
author_role |
author |
author2 |
Boissel, Madalena Veríssimo, Lurdes Veiga, Elisa |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fontes, Inês Boissel, Madalena Veríssimo, Lurdes Veiga, Elisa |
description |
A relação Família-Escola contribui de forma inequívoca para o sucesso escolar dos alunos (Epstein, 1995). Desta forma, importa conhecer quais as práticas de relação Família-Escola e compreender quais os fatores que facilitam e quais os que bloqueiam esta relação. Participaram neste estudo seis diretores de turma (DT) do 9.º ano e doze pais destes alunos, que frequentavam três estabelecimentos de ensino privado da área metropolitana do Porto. A recolha de dados foi realizada através de uma entrevista semi-estruturada, procurando-se aceder à experiência individual de cada um destes elementos, privilegiando uma lógica indutiva e interpretativa. Os resultados apontam no sentido de os DT valorizarem o papel dos pais no processo educativo dos seus filhos, criando diversas oportunidades para a participação dos mesmos, ajustando as formas de comunicação e promovendo o seu envolvimento. Esta atitude positiva dos DT, que procuram ajustar-se às disponibilidades dos pais, é percecionada por estes como facilitadora da relação, sendo os contactos informais muito valorizados por pais e professores. No final são apontadas limitações resultantes no número dos participantes envolvidos e especificidade do contexto. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-01-01T00:00:00Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
journal article info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2011.3335 oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/3335 |
url |
https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2011.3335 |
identifier_str_mv |
oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/3335 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ucp.pt/index.php/investigacaoeducacional/article/view/3335 https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2011.3335 https://revistas.ucp.pt/index.php/investigacaoeducacional/article/view/3335/3234 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2011 Inês Fontes, Madalena Boissel, Lurdes Veríssimo, Elisa Veiga http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2011 Inês Fontes, Madalena Boissel, Lurdes Veríssimo, Elisa Veiga http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica Portuguesa |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica Portuguesa |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Portuguesa de Investigação Educacional; n. 10 (2011); 157-174 2182-4614 1645-4006 10.34632/investigacaoeducacional.2011.n10 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799129851598209024 |