DESENVOLVIMENTO DE UMA METODOLOGIA PARA AVALIAÇÃO DO ESTADO DA SEGURANÇA INFORMÁTICA EM PME

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Azinheira, Bruno Filipe Diogo
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/7743
Resumo: A digitalização e a implantação dos conceitos de Indústria 4.0 são emergentes e desafiadores para as pequenas e médias empresas (PME). Os benefícios são evidentes para as empresas pois os seus processos de negócio tornam-se mais simplificados, com melhorias significativas na internacionalização, penetração nos mercados globais e confiança a novos parceiros de negócio. No entanto, aumentam as preocupações relativas à segurança da informação e cibersegurança nas PME devendo assim serem aplicadas melhores práticas e regulamentos de conformidade. Este projeto descreve uma metodologia para o mapeamento do Roteiro de Capacidades Mínimas de Cibersegurança (RCMCS) facultado pelo Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS), com as sugestões da norma internacional ISO 27001:2013. Este mapeamento é orientado às características das PME e permite às organizações avaliarem os seus riscos relativamente à segurança cibernética, com o intuito que sejam mitigadas as falhas identificadas. O principal foco deste projeto é a metodologia desenvolvida que correlaciona as ações do Roteiro de Capacidades Mínimas de Cibersegurança com os controlos da norma ISO 27001:2013, justificando essas correlações as questões apresentadas às organizações em formato de questionário para levantamento de riscos cibernéticos. Neste relatório é apresentado um caso de estudo com resultados obtidos numa amostra de 17 PME da região centro de Portugal, inquiridas através do questionário implementado, por forma a concluir se essas organizações estariam seguras. Com esta metodologia desenvolvida é possível interligar o mundo da cibersegurança com a realidade empresarial, neste caso específico PME, concluindo assim que será uma mais valia a sua utilização para a análise do seu estado de cibersegurança.
id RCAP_86458ccb10037908b465177c5291e401
oai_identifier_str oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/7743
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling DESENVOLVIMENTO DE UMA METODOLOGIA PARA AVALIAÇÃO DO ESTADO DA SEGURANÇA INFORMÁTICA EM PMESegurança da informaçãoRoteiro de capacidades mínimas de cibersegurançaPequenas e médias empresasDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e InformáticaA digitalização e a implantação dos conceitos de Indústria 4.0 são emergentes e desafiadores para as pequenas e médias empresas (PME). Os benefícios são evidentes para as empresas pois os seus processos de negócio tornam-se mais simplificados, com melhorias significativas na internacionalização, penetração nos mercados globais e confiança a novos parceiros de negócio. No entanto, aumentam as preocupações relativas à segurança da informação e cibersegurança nas PME devendo assim serem aplicadas melhores práticas e regulamentos de conformidade. Este projeto descreve uma metodologia para o mapeamento do Roteiro de Capacidades Mínimas de Cibersegurança (RCMCS) facultado pelo Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS), com as sugestões da norma internacional ISO 27001:2013. Este mapeamento é orientado às características das PME e permite às organizações avaliarem os seus riscos relativamente à segurança cibernética, com o intuito que sejam mitigadas as falhas identificadas. O principal foco deste projeto é a metodologia desenvolvida que correlaciona as ações do Roteiro de Capacidades Mínimas de Cibersegurança com os controlos da norma ISO 27001:2013, justificando essas correlações as questões apresentadas às organizações em formato de questionário para levantamento de riscos cibernéticos. Neste relatório é apresentado um caso de estudo com resultados obtidos numa amostra de 17 PME da região centro de Portugal, inquiridas através do questionário implementado, por forma a concluir se essas organizações estariam seguras. Com esta metodologia desenvolvida é possível interligar o mundo da cibersegurança com a realidade empresarial, neste caso específico PME, concluindo assim que será uma mais valia a sua utilização para a análise do seu estado de cibersegurança.Antunes, Mário João GonçalvesMaximiano, Marisa SilvaGomes, Ricardo Jorge PereiraIC-OnlineAzinheira, Bruno Filipe Diogo2022-09-29T13:05:28Z2022-07-272022-07-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/7743TID:203071646porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:55:51Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/7743Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:50:37.491533Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv DESENVOLVIMENTO DE UMA METODOLOGIA PARA AVALIAÇÃO DO ESTADO DA SEGURANÇA INFORMÁTICA EM PME
title DESENVOLVIMENTO DE UMA METODOLOGIA PARA AVALIAÇÃO DO ESTADO DA SEGURANÇA INFORMÁTICA EM PME
spellingShingle DESENVOLVIMENTO DE UMA METODOLOGIA PARA AVALIAÇÃO DO ESTADO DA SEGURANÇA INFORMÁTICA EM PME
Azinheira, Bruno Filipe Diogo
Segurança da informação
Roteiro de capacidades mínimas de cibersegurança
Pequenas e médias empresas
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática
title_short DESENVOLVIMENTO DE UMA METODOLOGIA PARA AVALIAÇÃO DO ESTADO DA SEGURANÇA INFORMÁTICA EM PME
title_full DESENVOLVIMENTO DE UMA METODOLOGIA PARA AVALIAÇÃO DO ESTADO DA SEGURANÇA INFORMÁTICA EM PME
title_fullStr DESENVOLVIMENTO DE UMA METODOLOGIA PARA AVALIAÇÃO DO ESTADO DA SEGURANÇA INFORMÁTICA EM PME
title_full_unstemmed DESENVOLVIMENTO DE UMA METODOLOGIA PARA AVALIAÇÃO DO ESTADO DA SEGURANÇA INFORMÁTICA EM PME
title_sort DESENVOLVIMENTO DE UMA METODOLOGIA PARA AVALIAÇÃO DO ESTADO DA SEGURANÇA INFORMÁTICA EM PME
author Azinheira, Bruno Filipe Diogo
author_facet Azinheira, Bruno Filipe Diogo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Antunes, Mário João Gonçalves
Maximiano, Marisa Silva
Gomes, Ricardo Jorge Pereira
IC-Online
dc.contributor.author.fl_str_mv Azinheira, Bruno Filipe Diogo
dc.subject.por.fl_str_mv Segurança da informação
Roteiro de capacidades mínimas de cibersegurança
Pequenas e médias empresas
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática
topic Segurança da informação
Roteiro de capacidades mínimas de cibersegurança
Pequenas e médias empresas
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática
description A digitalização e a implantação dos conceitos de Indústria 4.0 são emergentes e desafiadores para as pequenas e médias empresas (PME). Os benefícios são evidentes para as empresas pois os seus processos de negócio tornam-se mais simplificados, com melhorias significativas na internacionalização, penetração nos mercados globais e confiança a novos parceiros de negócio. No entanto, aumentam as preocupações relativas à segurança da informação e cibersegurança nas PME devendo assim serem aplicadas melhores práticas e regulamentos de conformidade. Este projeto descreve uma metodologia para o mapeamento do Roteiro de Capacidades Mínimas de Cibersegurança (RCMCS) facultado pelo Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS), com as sugestões da norma internacional ISO 27001:2013. Este mapeamento é orientado às características das PME e permite às organizações avaliarem os seus riscos relativamente à segurança cibernética, com o intuito que sejam mitigadas as falhas identificadas. O principal foco deste projeto é a metodologia desenvolvida que correlaciona as ações do Roteiro de Capacidades Mínimas de Cibersegurança com os controlos da norma ISO 27001:2013, justificando essas correlações as questões apresentadas às organizações em formato de questionário para levantamento de riscos cibernéticos. Neste relatório é apresentado um caso de estudo com resultados obtidos numa amostra de 17 PME da região centro de Portugal, inquiridas através do questionário implementado, por forma a concluir se essas organizações estariam seguras. Com esta metodologia desenvolvida é possível interligar o mundo da cibersegurança com a realidade empresarial, neste caso específico PME, concluindo assim que será uma mais valia a sua utilização para a análise do seu estado de cibersegurança.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-29T13:05:28Z
2022-07-27
2022-07-27T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.8/7743
TID:203071646
url http://hdl.handle.net/10400.8/7743
identifier_str_mv TID:203071646
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136998820151296