Relatório de prática de ensino supervisionada realizada na Escola de Música do Conservatório Nacional: o ensino de bateria nos cursos de iniciação: programa curricular, competências e objetivos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, João Luís Português
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/24139
Resumo: Resumo I (Prática Pedagógica) Este Relatório de Estágio é composto por duas secções. Na primeira descreve-se o estágio realizado, na Classe de Percussão do Professor Carlos Voss (CV), na Escola de Mú-sica do Conservatório Nacional (EMCN), ao longo do ano letivo de 2015/2016, com a su-pervisão do Professor Doutor Eduardo José Tavares Lopes. Após uma contextualização da EMCN e dos alunos acompanhados no estágio, descreve-se o desempenho de cada um deles, ao longo do ano letivo, bem como as práticas educativas desenvolvidas pelo Professor Coo-perante, nas aulas assistidas e pelo estagiário. Resumo II (Investigação) Na segunda parte, descreve-se o projeto de investigação, que consiste na elaboração de um Programa Curricular de Iniciação de Bateria pretendendo organizar e estruturar a in-formação necessária na área do ensino de Bateria para os quatro anos da Iniciação Musical. A escolha de um modelo programático assente em objetivos comportamentais, dos quais a motricidade global, motricidade fina, consciência corporal, autonomia e principalmente a linguagem da Bateria, tendo em consideração as competências envolvidas na aprendizagem musical, bem como, os processos envolvidos na aquisição dessas mesmas competências; Abstract: Supervised teaching Practice report held at the National Conservatory music school: teaching Drums in initiation courses: Curriculum, skills and goals. Abstract I (Teaching) This Training Report consists of two sections. The first describes the stage conducted by master's degree in Teacher Battery Class Carlos Voss (CV), the School of the National Conservatory Music (EMCN) throughout the academic year of 2015/2016, under the super-vision of Professor Eduardo José Tavares Lopes. After a contextualization of EMCN and students accompanied on stage, we describe the performance of each of them, throughout the school year as well as the educational practices developed by Professor Cooperative, in assisted classes, and by the trainee. Abstract II (Research) Title - “The Battery Teaching in Initiation courses: Program Curriculum, competencies and objectives” In the second part, the research project is described, which consists of the elaboration of a Curricular Initiation Program for Drums intended to organize and structure the necessary training in the area of teaching the Drum for the four years of Music Initiation. The choice of a programmatic model based on behavioral objectives, of which the global motricity, fine motor, body awareness, autonomy and mainly the language of the Drum, taking into account the competences involved in musical learning, as well as the processes involved in acquiring these same skills.
id RCAP_864745ed5b4eeec8cc40d79ff4682c08
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/24139
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de prática de ensino supervisionada realizada na Escola de Música do Conservatório Nacional: o ensino de bateria nos cursos de iniciação: programa curricular, competências e objetivosMúsicaIniciaçãoBateriaEnsinoPortugalMusicInitiationDrum SetEducationPortugalResumo I (Prática Pedagógica) Este Relatório de Estágio é composto por duas secções. Na primeira descreve-se o estágio realizado, na Classe de Percussão do Professor Carlos Voss (CV), na Escola de Mú-sica do Conservatório Nacional (EMCN), ao longo do ano letivo de 2015/2016, com a su-pervisão do Professor Doutor Eduardo José Tavares Lopes. Após uma contextualização da EMCN e dos alunos acompanhados no estágio, descreve-se o desempenho de cada um deles, ao longo do ano letivo, bem como as práticas educativas desenvolvidas pelo Professor Coo-perante, nas aulas assistidas e pelo estagiário. Resumo II (Investigação) Na segunda parte, descreve-se o projeto de investigação, que consiste na elaboração de um Programa Curricular de Iniciação de Bateria pretendendo organizar e estruturar a in-formação necessária na área do ensino de Bateria para os quatro anos da Iniciação Musical. A escolha de um modelo programático assente em objetivos comportamentais, dos quais a motricidade global, motricidade fina, consciência corporal, autonomia e principalmente a linguagem da Bateria, tendo em consideração as competências envolvidas na aprendizagem musical, bem como, os processos envolvidos na aquisição dessas mesmas competências; Abstract: Supervised teaching Practice report held at the National Conservatory music school: teaching Drums in initiation courses: Curriculum, skills and goals. Abstract I (Teaching) This Training Report consists of two sections. The first describes the stage conducted by master's degree in Teacher Battery Class Carlos Voss (CV), the School of the National Conservatory Music (EMCN) throughout the academic year of 2015/2016, under the super-vision of Professor Eduardo José Tavares Lopes. After a contextualization of EMCN and students accompanied on stage, we describe the performance of each of them, throughout the school year as well as the educational practices developed by Professor Cooperative, in assisted classes, and by the trainee. Abstract II (Research) Title - “The Battery Teaching in Initiation courses: Program Curriculum, competencies and objectives” In the second part, the research project is described, which consists of the elaboration of a Curricular Initiation Program for Drums intended to organize and structure the necessary training in the area of teaching the Drum for the four years of Music Initiation. The choice of a programmatic model based on behavioral objectives, of which the global motricity, fine motor, body awareness, autonomy and mainly the language of the Drum, taking into account the competences involved in musical learning, as well as the processes involved in acquiring these same skills.Universidade de Évora2019-01-21T16:34:48Z2019-01-212019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/24139http://hdl.handle.net/10174/24139TID:202134415porDepartamento de Músicajoaolportugues@gmail.com203Pereira, João Luís Portuguêsinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:16:59Zoai:dspace.uevora.pt:10174/24139Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:14:53.276597Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de prática de ensino supervisionada realizada na Escola de Música do Conservatório Nacional: o ensino de bateria nos cursos de iniciação: programa curricular, competências e objetivos
title Relatório de prática de ensino supervisionada realizada na Escola de Música do Conservatório Nacional: o ensino de bateria nos cursos de iniciação: programa curricular, competências e objetivos
spellingShingle Relatório de prática de ensino supervisionada realizada na Escola de Música do Conservatório Nacional: o ensino de bateria nos cursos de iniciação: programa curricular, competências e objetivos
Pereira, João Luís Português
Música
Iniciação
Bateria
Ensino
Portugal
Music
Initiation
Drum Set
Education
Portugal
title_short Relatório de prática de ensino supervisionada realizada na Escola de Música do Conservatório Nacional: o ensino de bateria nos cursos de iniciação: programa curricular, competências e objetivos
title_full Relatório de prática de ensino supervisionada realizada na Escola de Música do Conservatório Nacional: o ensino de bateria nos cursos de iniciação: programa curricular, competências e objetivos
title_fullStr Relatório de prática de ensino supervisionada realizada na Escola de Música do Conservatório Nacional: o ensino de bateria nos cursos de iniciação: programa curricular, competências e objetivos
title_full_unstemmed Relatório de prática de ensino supervisionada realizada na Escola de Música do Conservatório Nacional: o ensino de bateria nos cursos de iniciação: programa curricular, competências e objetivos
title_sort Relatório de prática de ensino supervisionada realizada na Escola de Música do Conservatório Nacional: o ensino de bateria nos cursos de iniciação: programa curricular, competências e objetivos
author Pereira, João Luís Português
author_facet Pereira, João Luís Português
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, João Luís Português
dc.subject.por.fl_str_mv Música
Iniciação
Bateria
Ensino
Portugal
Music
Initiation
Drum Set
Education
Portugal
topic Música
Iniciação
Bateria
Ensino
Portugal
Music
Initiation
Drum Set
Education
Portugal
description Resumo I (Prática Pedagógica) Este Relatório de Estágio é composto por duas secções. Na primeira descreve-se o estágio realizado, na Classe de Percussão do Professor Carlos Voss (CV), na Escola de Mú-sica do Conservatório Nacional (EMCN), ao longo do ano letivo de 2015/2016, com a su-pervisão do Professor Doutor Eduardo José Tavares Lopes. Após uma contextualização da EMCN e dos alunos acompanhados no estágio, descreve-se o desempenho de cada um deles, ao longo do ano letivo, bem como as práticas educativas desenvolvidas pelo Professor Coo-perante, nas aulas assistidas e pelo estagiário. Resumo II (Investigação) Na segunda parte, descreve-se o projeto de investigação, que consiste na elaboração de um Programa Curricular de Iniciação de Bateria pretendendo organizar e estruturar a in-formação necessária na área do ensino de Bateria para os quatro anos da Iniciação Musical. A escolha de um modelo programático assente em objetivos comportamentais, dos quais a motricidade global, motricidade fina, consciência corporal, autonomia e principalmente a linguagem da Bateria, tendo em consideração as competências envolvidas na aprendizagem musical, bem como, os processos envolvidos na aquisição dessas mesmas competências; Abstract: Supervised teaching Practice report held at the National Conservatory music school: teaching Drums in initiation courses: Curriculum, skills and goals. Abstract I (Teaching) This Training Report consists of two sections. The first describes the stage conducted by master's degree in Teacher Battery Class Carlos Voss (CV), the School of the National Conservatory Music (EMCN) throughout the academic year of 2015/2016, under the super-vision of Professor Eduardo José Tavares Lopes. After a contextualization of EMCN and students accompanied on stage, we describe the performance of each of them, throughout the school year as well as the educational practices developed by Professor Cooperative, in assisted classes, and by the trainee. Abstract II (Research) Title - “The Battery Teaching in Initiation courses: Program Curriculum, competencies and objectives” In the second part, the research project is described, which consists of the elaboration of a Curricular Initiation Program for Drums intended to organize and structure the necessary training in the area of teaching the Drum for the four years of Music Initiation. The choice of a programmatic model based on behavioral objectives, of which the global motricity, fine motor, body awareness, autonomy and mainly the language of the Drum, taking into account the competences involved in musical learning, as well as the processes involved in acquiring these same skills.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-21T16:34:48Z
2019-01-21
2019-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/24139
http://hdl.handle.net/10174/24139
TID:202134415
url http://hdl.handle.net/10174/24139
identifier_str_mv TID:202134415
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Música
joaolportugues@gmail.com
203
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136630931456000