Relatório de prática de ensino supervisionada realizada na Escola de Música do Conservatório Nacional: o ensino de bateria nos cursos de iniciação: programa curricular, competências e objetivos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/24139 |
Resumo: | Resumo I (Prática Pedagógica) Este Relatório de Estágio é composto por duas secções. Na primeira descreve-se o estágio realizado, na Classe de Percussão do Professor Carlos Voss (CV), na Escola de Mú-sica do Conservatório Nacional (EMCN), ao longo do ano letivo de 2015/2016, com a su-pervisão do Professor Doutor Eduardo José Tavares Lopes. Após uma contextualização da EMCN e dos alunos acompanhados no estágio, descreve-se o desempenho de cada um deles, ao longo do ano letivo, bem como as práticas educativas desenvolvidas pelo Professor Coo-perante, nas aulas assistidas e pelo estagiário. Resumo II (Investigação) Na segunda parte, descreve-se o projeto de investigação, que consiste na elaboração de um Programa Curricular de Iniciação de Bateria pretendendo organizar e estruturar a in-formação necessária na área do ensino de Bateria para os quatro anos da Iniciação Musical. A escolha de um modelo programático assente em objetivos comportamentais, dos quais a motricidade global, motricidade fina, consciência corporal, autonomia e principalmente a linguagem da Bateria, tendo em consideração as competências envolvidas na aprendizagem musical, bem como, os processos envolvidos na aquisição dessas mesmas competências; Abstract: Supervised teaching Practice report held at the National Conservatory music school: teaching Drums in initiation courses: Curriculum, skills and goals. Abstract I (Teaching) This Training Report consists of two sections. The first describes the stage conducted by master's degree in Teacher Battery Class Carlos Voss (CV), the School of the National Conservatory Music (EMCN) throughout the academic year of 2015/2016, under the super-vision of Professor Eduardo José Tavares Lopes. After a contextualization of EMCN and students accompanied on stage, we describe the performance of each of them, throughout the school year as well as the educational practices developed by Professor Cooperative, in assisted classes, and by the trainee. Abstract II (Research) Title - “The Battery Teaching in Initiation courses: Program Curriculum, competencies and objectives” In the second part, the research project is described, which consists of the elaboration of a Curricular Initiation Program for Drums intended to organize and structure the necessary training in the area of teaching the Drum for the four years of Music Initiation. The choice of a programmatic model based on behavioral objectives, of which the global motricity, fine motor, body awareness, autonomy and mainly the language of the Drum, taking into account the competences involved in musical learning, as well as the processes involved in acquiring these same skills. |
id |
RCAP_864745ed5b4eeec8cc40d79ff4682c08 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/24139 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório de prática de ensino supervisionada realizada na Escola de Música do Conservatório Nacional: o ensino de bateria nos cursos de iniciação: programa curricular, competências e objetivosMúsicaIniciaçãoBateriaEnsinoPortugalMusicInitiationDrum SetEducationPortugalResumo I (Prática Pedagógica) Este Relatório de Estágio é composto por duas secções. Na primeira descreve-se o estágio realizado, na Classe de Percussão do Professor Carlos Voss (CV), na Escola de Mú-sica do Conservatório Nacional (EMCN), ao longo do ano letivo de 2015/2016, com a su-pervisão do Professor Doutor Eduardo José Tavares Lopes. Após uma contextualização da EMCN e dos alunos acompanhados no estágio, descreve-se o desempenho de cada um deles, ao longo do ano letivo, bem como as práticas educativas desenvolvidas pelo Professor Coo-perante, nas aulas assistidas e pelo estagiário. Resumo II (Investigação) Na segunda parte, descreve-se o projeto de investigação, que consiste na elaboração de um Programa Curricular de Iniciação de Bateria pretendendo organizar e estruturar a in-formação necessária na área do ensino de Bateria para os quatro anos da Iniciação Musical. A escolha de um modelo programático assente em objetivos comportamentais, dos quais a motricidade global, motricidade fina, consciência corporal, autonomia e principalmente a linguagem da Bateria, tendo em consideração as competências envolvidas na aprendizagem musical, bem como, os processos envolvidos na aquisição dessas mesmas competências; Abstract: Supervised teaching Practice report held at the National Conservatory music school: teaching Drums in initiation courses: Curriculum, skills and goals. Abstract I (Teaching) This Training Report consists of two sections. The first describes the stage conducted by master's degree in Teacher Battery Class Carlos Voss (CV), the School of the National Conservatory Music (EMCN) throughout the academic year of 2015/2016, under the super-vision of Professor Eduardo José Tavares Lopes. After a contextualization of EMCN and students accompanied on stage, we describe the performance of each of them, throughout the school year as well as the educational practices developed by Professor Cooperative, in assisted classes, and by the trainee. Abstract II (Research) Title - “The Battery Teaching in Initiation courses: Program Curriculum, competencies and objectives” In the second part, the research project is described, which consists of the elaboration of a Curricular Initiation Program for Drums intended to organize and structure the necessary training in the area of teaching the Drum for the four years of Music Initiation. The choice of a programmatic model based on behavioral objectives, of which the global motricity, fine motor, body awareness, autonomy and mainly the language of the Drum, taking into account the competences involved in musical learning, as well as the processes involved in acquiring these same skills.Universidade de Évora2019-01-21T16:34:48Z2019-01-212019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/24139http://hdl.handle.net/10174/24139TID:202134415porDepartamento de Músicajoaolportugues@gmail.com203Pereira, João Luís Portuguêsinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:16:59Zoai:dspace.uevora.pt:10174/24139Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:14:53.276597Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório de prática de ensino supervisionada realizada na Escola de Música do Conservatório Nacional: o ensino de bateria nos cursos de iniciação: programa curricular, competências e objetivos |
title |
Relatório de prática de ensino supervisionada realizada na Escola de Música do Conservatório Nacional: o ensino de bateria nos cursos de iniciação: programa curricular, competências e objetivos |
spellingShingle |
Relatório de prática de ensino supervisionada realizada na Escola de Música do Conservatório Nacional: o ensino de bateria nos cursos de iniciação: programa curricular, competências e objetivos Pereira, João Luís Português Música Iniciação Bateria Ensino Portugal Music Initiation Drum Set Education Portugal |
title_short |
Relatório de prática de ensino supervisionada realizada na Escola de Música do Conservatório Nacional: o ensino de bateria nos cursos de iniciação: programa curricular, competências e objetivos |
title_full |
Relatório de prática de ensino supervisionada realizada na Escola de Música do Conservatório Nacional: o ensino de bateria nos cursos de iniciação: programa curricular, competências e objetivos |
title_fullStr |
Relatório de prática de ensino supervisionada realizada na Escola de Música do Conservatório Nacional: o ensino de bateria nos cursos de iniciação: programa curricular, competências e objetivos |
title_full_unstemmed |
Relatório de prática de ensino supervisionada realizada na Escola de Música do Conservatório Nacional: o ensino de bateria nos cursos de iniciação: programa curricular, competências e objetivos |
title_sort |
Relatório de prática de ensino supervisionada realizada na Escola de Música do Conservatório Nacional: o ensino de bateria nos cursos de iniciação: programa curricular, competências e objetivos |
author |
Pereira, João Luís Português |
author_facet |
Pereira, João Luís Português |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, João Luís Português |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Música Iniciação Bateria Ensino Portugal Music Initiation Drum Set Education Portugal |
topic |
Música Iniciação Bateria Ensino Portugal Music Initiation Drum Set Education Portugal |
description |
Resumo I (Prática Pedagógica) Este Relatório de Estágio é composto por duas secções. Na primeira descreve-se o estágio realizado, na Classe de Percussão do Professor Carlos Voss (CV), na Escola de Mú-sica do Conservatório Nacional (EMCN), ao longo do ano letivo de 2015/2016, com a su-pervisão do Professor Doutor Eduardo José Tavares Lopes. Após uma contextualização da EMCN e dos alunos acompanhados no estágio, descreve-se o desempenho de cada um deles, ao longo do ano letivo, bem como as práticas educativas desenvolvidas pelo Professor Coo-perante, nas aulas assistidas e pelo estagiário. Resumo II (Investigação) Na segunda parte, descreve-se o projeto de investigação, que consiste na elaboração de um Programa Curricular de Iniciação de Bateria pretendendo organizar e estruturar a in-formação necessária na área do ensino de Bateria para os quatro anos da Iniciação Musical. A escolha de um modelo programático assente em objetivos comportamentais, dos quais a motricidade global, motricidade fina, consciência corporal, autonomia e principalmente a linguagem da Bateria, tendo em consideração as competências envolvidas na aprendizagem musical, bem como, os processos envolvidos na aquisição dessas mesmas competências; Abstract: Supervised teaching Practice report held at the National Conservatory music school: teaching Drums in initiation courses: Curriculum, skills and goals. Abstract I (Teaching) This Training Report consists of two sections. The first describes the stage conducted by master's degree in Teacher Battery Class Carlos Voss (CV), the School of the National Conservatory Music (EMCN) throughout the academic year of 2015/2016, under the super-vision of Professor Eduardo José Tavares Lopes. After a contextualization of EMCN and students accompanied on stage, we describe the performance of each of them, throughout the school year as well as the educational practices developed by Professor Cooperative, in assisted classes, and by the trainee. Abstract II (Research) Title - “The Battery Teaching in Initiation courses: Program Curriculum, competencies and objectives” In the second part, the research project is described, which consists of the elaboration of a Curricular Initiation Program for Drums intended to organize and structure the necessary training in the area of teaching the Drum for the four years of Music Initiation. The choice of a programmatic model based on behavioral objectives, of which the global motricity, fine motor, body awareness, autonomy and mainly the language of the Drum, taking into account the competences involved in musical learning, as well as the processes involved in acquiring these same skills. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-01-21T16:34:48Z 2019-01-21 2019-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/24139 http://hdl.handle.net/10174/24139 TID:202134415 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/24139 |
identifier_str_mv |
TID:202134415 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Departamento de Música joaolportugues@gmail.com 203 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136630931456000 |