Responsabilidade Social Universitária: a perceção dos estudantes e dos docentes da Universidade da Beira Interior face às práticas implementadas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Proença, Samuel da Cruz
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/13060
Resumo: Os diversos problemas sociais e ambientais presentes na sociedade, têm pressionado as organizações a adotarem ações de Responsabilidade Social (RS) no intuito de dar resposta a esses mesmos problemas. Também as Instituições de Ensino Superior (IES), passaram a adotar tais práticas com vista a promoverem o bem-estar da sua comunidade académica, preocupando-se, portanto, e principalmente, com as questões sociais e ambientais, e desenvolvendo deste modo a Responsabilidade Social Universitária (RSU). No contexto da atual investigação foi elaborado um estudo empírico, com recurso a questionários passados a docentes e estudantes, com o objetivo de se tentar compreender qual a perceção da comunidade académica em relação às iniciativas socialmente responsáveis desenvolvidas pela Universidade da Beira Interior (UBI). Desta forma, foi possível constatar por meio dos resultados alcançados que de facto a RSU é tida como de grande relevância para a comunidade académica, pois quer os estudantes, quer os docentes consideram de grande interesse e importância a prática de iniciativas e ações sociais que auxiliem a comunidade académica, e que a universidade tenha em atenção o meio ambiente. Pode-se ainda afirmar que com as diversas mudanças a nível social, cada vez mais estudantes e docentes procuram uma IES que seja socialmente responsável, que procure responder às necessidades da sua comunidade e da sociedade onde se encontre inserida, visando o seu bem-estar e apresente de igual modo projetos ambientalmente responsáveis.
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