Agressão, vitimação e auto-conceito em contexto escolar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://repositorio.cespu.pt/handle/20.500.11816/60 http://hdl.handle.net/20.500.11816/60 |
Resumo: | Com esta investigação pretende-se aferir a dimensão da agressão escolar no 1ºciclo. Pretendemos verificar se existem diferenças entre os sexos no que concerne à agressão, vitimação e auto-conceito. Ambicionamos estudar a relação entre o auto-conceito e os factores de risco e protecção no que se refere à agressão e vitimação. Por último, querse examinar os contributos específicos de cada um desses indicadores na previsão do nível de agressão e vitimação. Uma Escala de Auto-Conceito (Sisto e Martinelli, 2004), um questionário sobre Bullying/Agressividade entre alunos na escola (Olweus, 1989) e um questionário sobre Factores de Risco e Protecção na agressão em contexto escolar (Quintas, Macedo e Dias, 2010), foram aplicados a uma amostra de 151 alunos de ambos os sexos, do 3º e 4º ano de escolaridade de 5 Escolas do 1º Ciclo de Agrupamento de Escolas da área do grande Porto. No nosso estudo avaliamos a agressão escolar e não o bullying, logo, os nossos resultados estão sobreavaliados comparativamente aos resultados dos estudos sobre bullying. No entanto, as nossas percentagens encontram-se na média em geral dos estudos sobre este fenómeno. Constata-se que não existem diferenças entre os sexos no que respeita ao nível de agressão e de vitimação. Relativamente ao auto-conceito, o sexo masculino apresentou valores de auto-conceito pessoal superiores aos do sexo feminino. Verificamos que existem factores de risco e protecção individuais, relacionados com a escola, com a família e com o grupo de pares que se correlacionam com o nível de agressão. O auto-conceito familiar correlaciona-se também com a agressão. Os factores de risco e protecção que se encontram correlacionados com o nível de vitimação são, os relacionados com a escola e com o grupo de pares. No que diz respeito à vitimação, não há correlação com nenhum tipo de auto-conceito. Verificou-se ainda a presença de um modelo explicativo para a agressão. Desta forma, as variáveis que melhor explicam a agressão são a não participação em actividades organizadas pela escola e a fraca ou reduzida supervisão parental. No que concerne à vitimação, não foi encontrado nenhum modelo explicativo. |
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