A Escolha da Escola para Filhos com síndrome de Down

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Minetto, Maria de Fátima
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Baril, Nathalie, Cruz, Ana Caroline Bonato da, Pereira, Parmes Amanda Stier Ramires, Valle, Nicolle Kristine Santos do, Carniel, Thais Carolina, Correia, Isabel Louise de Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/153
Resumo: A escolarização é uma fase desafiadora para os pais de crianças com síndrome de Down. Desta maneira, a pesquisa objetivou identificar os critérios que subsidiam pais na escolha da escola para seu filho com SD. O método consistiu numa abordagem predominantemente quantitativa que traz alguns aspectos qualitativos. Foram entrevistados 71 famílias, sendo 63 mães, 3 pais e 5 responsáveis, cujos filhos apresentam diagnóstico de síndrome de Down. Após a computação dos dados levantados, as respostas foram classificadas nas seguintes categorias: 1) Os Critérios Utilizados na Escolha da Escola do (a) Filho (a); 2) Escola e suas Vantagens; 3) Escola e suas Desvantagens. Os resultados apontaram que 47% dos pais que escolheram a escola especial apontaram como vantagem os atendimentos especializados oferecidos, já dentre os pais que escolheram a escola comum, 27% fizeram por acreditar no melhor desenvolvimento. Na comparação dos dados sócio demográficos com a escolha da escola comum, houve associação significativa com relação a escolaridade da mãe. Também ficou evidente que os pais que optaram pela escola comum conhecem mais a legislação. Conclui-se que que são múltiplos os fatores que influenciam a decisão dos pais sendo que as facilidades com relação a rotina diária e segurança tem grande influência.
id RCAP_8672003a5dad69c41a31f52428caac58
oai_identifier_str oai:ojs.eselx.ipl.pt:article/153
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A Escolha da Escola para Filhos com síndrome de DownA escolarização é uma fase desafiadora para os pais de crianças com síndrome de Down. Desta maneira, a pesquisa objetivou identificar os critérios que subsidiam pais na escolha da escola para seu filho com SD. O método consistiu numa abordagem predominantemente quantitativa que traz alguns aspectos qualitativos. Foram entrevistados 71 famílias, sendo 63 mães, 3 pais e 5 responsáveis, cujos filhos apresentam diagnóstico de síndrome de Down. Após a computação dos dados levantados, as respostas foram classificadas nas seguintes categorias: 1) Os Critérios Utilizados na Escolha da Escola do (a) Filho (a); 2) Escola e suas Vantagens; 3) Escola e suas Desvantagens. Os resultados apontaram que 47% dos pais que escolheram a escola especial apontaram como vantagem os atendimentos especializados oferecidos, já dentre os pais que escolheram a escola comum, 27% fizeram por acreditar no melhor desenvolvimento. Na comparação dos dados sócio demográficos com a escolha da escola comum, houve associação significativa com relação a escolaridade da mãe. Também ficou evidente que os pais que optaram pela escola comum conhecem mais a legislação. Conclui-se que que são múltiplos os fatores que influenciam a decisão dos pais sendo que as facilidades com relação a rotina diária e segurança tem grande influência.CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais2018-03-27T00:00:00Zjournal articleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttps://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/153oai:ojs.eselx.ipl.pt:article/153Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 8 No. 1 (2018); 62-78Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 8 Núm. 1 (2018); 62-78Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 8 No. 1 (2018); 62-78Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 8 N.º 1 (2018); 62-782182-13720874-9620reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/153https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/153/pdfhttps://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/153/296Direitos de Autor (c) 2018 Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessMinetto, Maria de FátimaBaril, NathalieCruz, Ana Caroline Bonato daPereira, Parmes Amanda Stier RamiresValle, Nicolle Kristine Santos doCarniel, Thais CarolinaCorreia, Isabel Louise de Souza2022-09-22T10:36:33Zoai:ojs.eselx.ipl.pt:article/153Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:58:32.253491Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A Escolha da Escola para Filhos com síndrome de Down
title A Escolha da Escola para Filhos com síndrome de Down
spellingShingle A Escolha da Escola para Filhos com síndrome de Down
Minetto, Maria de Fátima
title_short A Escolha da Escola para Filhos com síndrome de Down
title_full A Escolha da Escola para Filhos com síndrome de Down
title_fullStr A Escolha da Escola para Filhos com síndrome de Down
title_full_unstemmed A Escolha da Escola para Filhos com síndrome de Down
title_sort A Escolha da Escola para Filhos com síndrome de Down
author Minetto, Maria de Fátima
author_facet Minetto, Maria de Fátima
Baril, Nathalie
Cruz, Ana Caroline Bonato da
Pereira, Parmes Amanda Stier Ramires
Valle, Nicolle Kristine Santos do
Carniel, Thais Carolina
Correia, Isabel Louise de Souza
author_role author
author2 Baril, Nathalie
Cruz, Ana Caroline Bonato da
Pereira, Parmes Amanda Stier Ramires
Valle, Nicolle Kristine Santos do
Carniel, Thais Carolina
Correia, Isabel Louise de Souza
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Minetto, Maria de Fátima
Baril, Nathalie
Cruz, Ana Caroline Bonato da
Pereira, Parmes Amanda Stier Ramires
Valle, Nicolle Kristine Santos do
Carniel, Thais Carolina
Correia, Isabel Louise de Souza
description A escolarização é uma fase desafiadora para os pais de crianças com síndrome de Down. Desta maneira, a pesquisa objetivou identificar os critérios que subsidiam pais na escolha da escola para seu filho com SD. O método consistiu numa abordagem predominantemente quantitativa que traz alguns aspectos qualitativos. Foram entrevistados 71 famílias, sendo 63 mães, 3 pais e 5 responsáveis, cujos filhos apresentam diagnóstico de síndrome de Down. Após a computação dos dados levantados, as respostas foram classificadas nas seguintes categorias: 1) Os Critérios Utilizados na Escolha da Escola do (a) Filho (a); 2) Escola e suas Vantagens; 3) Escola e suas Desvantagens. Os resultados apontaram que 47% dos pais que escolheram a escola especial apontaram como vantagem os atendimentos especializados oferecidos, já dentre os pais que escolheram a escola comum, 27% fizeram por acreditar no melhor desenvolvimento. Na comparação dos dados sócio demográficos com a escolha da escola comum, houve associação significativa com relação a escolaridade da mãe. Também ficou evidente que os pais que optaram pela escola comum conhecem mais a legislação. Conclui-se que que são múltiplos os fatores que influenciam a decisão dos pais sendo que as facilidades com relação a rotina diária e segurança tem grande influência.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-03-27T00:00:00Z
dc.type.driver.fl_str_mv journal article
info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/153
oai:ojs.eselx.ipl.pt:article/153
url https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/153
identifier_str_mv oai:ojs.eselx.ipl.pt:article/153
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/153
https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/153/pdf
https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/153/296
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos de Autor (c) 2018 Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos de Autor (c) 2018 Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais
publisher.none.fl_str_mv CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais
dc.source.none.fl_str_mv Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 8 No. 1 (2018); 62-78
Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 8 Núm. 1 (2018); 62-78
Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 8 No. 1 (2018); 62-78
Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 8 N.º 1 (2018); 62-78
2182-1372
0874-9620
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130453056159744