Perceção dos alunos da Escola Profissional de Alvito em relação aos cursos e empregabilidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bernardino, João Paulo dos Santos
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/15782
Resumo: A Escola Profissional de Alvito (EPA) permite aos jovens o prosseguimento de estudos a nível secundário, associando concomitantemente uma formação profissional qualificada e uma melhor inserção na vida ativa. Promovendo uma escola experimentalista*, contribui para que desenvolvam os conhecimentos e competências profissionais adquiridos. Tendo em conta os objetivos da investigação definiu-se como método mais adequado, o inquérito por questionário. O estudo quantitativo efetuado foi conducente a conhecer as razões de os alunos preferirem o ensino profissional ministrado pela EPA, e se os cursos lecionados na área de Hotelaria e Restauração correspondem às perceções dos alunos quanto aos cursos e consequente empregabilidade. Os alunos salientaram que as perspetivas de emprego são a principal razão na opção pelo ensino profissional que proporciona facilidade de emprego no final do curso. As melhores perspetivas de emprego são a razão principal na escolha do curso que avaliam como positivo face às expectativas iniciais e, considerando satisfatório o grau de empregabilidade dos ex-alunos da EPA, pretendem arranjar emprego na área do curso frequentado; ABSTRACT:The Professional School of Alvito (EPA) enables young people to pursue their studies at secondary level, associating simultaneously qualified vocational training and an easy integration into active life. Promoting an experimentalist*school, it contributes to develop the knowledge and skills acquired. Taking into account the objectives of the research were defined as most appropriate method, the questionnaire survey. The quantitative study was conducted to ascertain the reasons leading to students prefer vocational education administered by EPA, and if the courses lected in the field of Hospitality and Catering match the perceptions of the students regarding courses and consequent employability. Students stated that their perspectives of employment are the main reasons to choose a course because it provides them an easier way to get a job after finishing their studies. Students declare that better choices to get a job are the main reasons to choose a course that will certainly set them in work market and, of course, might be connected to their initial expectations, as well as considering the satisfactory degree of employability of former EPA students who got a job in the course they attended to.
id RCAP_86748dfaa2dbe8eaa348b8c420b215da
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/15782
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Perceção dos alunos da Escola Profissional de Alvito em relação aos cursos e empregabilidadeEnsino profissionalCursos de formaçãoEmpregabilidadePerceptionProfessional teachingTraining coursesEmploymentA Escola Profissional de Alvito (EPA) permite aos jovens o prosseguimento de estudos a nível secundário, associando concomitantemente uma formação profissional qualificada e uma melhor inserção na vida ativa. Promovendo uma escola experimentalista*, contribui para que desenvolvam os conhecimentos e competências profissionais adquiridos. Tendo em conta os objetivos da investigação definiu-se como método mais adequado, o inquérito por questionário. O estudo quantitativo efetuado foi conducente a conhecer as razões de os alunos preferirem o ensino profissional ministrado pela EPA, e se os cursos lecionados na área de Hotelaria e Restauração correspondem às perceções dos alunos quanto aos cursos e consequente empregabilidade. Os alunos salientaram que as perspetivas de emprego são a principal razão na opção pelo ensino profissional que proporciona facilidade de emprego no final do curso. As melhores perspetivas de emprego são a razão principal na escolha do curso que avaliam como positivo face às expectativas iniciais e, considerando satisfatório o grau de empregabilidade dos ex-alunos da EPA, pretendem arranjar emprego na área do curso frequentado; ABSTRACT:The Professional School of Alvito (EPA) enables young people to pursue their studies at secondary level, associating simultaneously qualified vocational training and an easy integration into active life. Promoting an experimentalist*school, it contributes to develop the knowledge and skills acquired. Taking into account the objectives of the research were defined as most appropriate method, the questionnaire survey. The quantitative study was conducted to ascertain the reasons leading to students prefer vocational education administered by EPA, and if the courses lected in the field of Hospitality and Catering match the perceptions of the students regarding courses and consequent employability. Students stated that their perspectives of employment are the main reasons to choose a course because it provides them an easier way to get a job after finishing their studies. Students declare that better choices to get a job are the main reasons to choose a course that will certainly set them in work market and, of course, might be connected to their initial expectations, as well as considering the satisfactory degree of employability of former EPA students who got a job in the course they attended to.Universidade de Évora2015-09-15T15:28:12Z2015-09-152012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/15782http://hdl.handle.net/10174/15782porDepartamento de Pedagogia e Educaçãoteses@bib.uevora.pt676Bernardino, João Paulo dos Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:02:00Zoai:dspace.uevora.pt:10174/15782Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:08:16.102534Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Perceção dos alunos da Escola Profissional de Alvito em relação aos cursos e empregabilidade
title Perceção dos alunos da Escola Profissional de Alvito em relação aos cursos e empregabilidade
spellingShingle Perceção dos alunos da Escola Profissional de Alvito em relação aos cursos e empregabilidade
Bernardino, João Paulo dos Santos
Ensino profissional
Cursos de formação
Empregabilidade
Perception
Professional teaching
Training courses
Employment
title_short Perceção dos alunos da Escola Profissional de Alvito em relação aos cursos e empregabilidade
title_full Perceção dos alunos da Escola Profissional de Alvito em relação aos cursos e empregabilidade
title_fullStr Perceção dos alunos da Escola Profissional de Alvito em relação aos cursos e empregabilidade
title_full_unstemmed Perceção dos alunos da Escola Profissional de Alvito em relação aos cursos e empregabilidade
title_sort Perceção dos alunos da Escola Profissional de Alvito em relação aos cursos e empregabilidade
author Bernardino, João Paulo dos Santos
author_facet Bernardino, João Paulo dos Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bernardino, João Paulo dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino profissional
Cursos de formação
Empregabilidade
Perception
Professional teaching
Training courses
Employment
topic Ensino profissional
Cursos de formação
Empregabilidade
Perception
Professional teaching
Training courses
Employment
description A Escola Profissional de Alvito (EPA) permite aos jovens o prosseguimento de estudos a nível secundário, associando concomitantemente uma formação profissional qualificada e uma melhor inserção na vida ativa. Promovendo uma escola experimentalista*, contribui para que desenvolvam os conhecimentos e competências profissionais adquiridos. Tendo em conta os objetivos da investigação definiu-se como método mais adequado, o inquérito por questionário. O estudo quantitativo efetuado foi conducente a conhecer as razões de os alunos preferirem o ensino profissional ministrado pela EPA, e se os cursos lecionados na área de Hotelaria e Restauração correspondem às perceções dos alunos quanto aos cursos e consequente empregabilidade. Os alunos salientaram que as perspetivas de emprego são a principal razão na opção pelo ensino profissional que proporciona facilidade de emprego no final do curso. As melhores perspetivas de emprego são a razão principal na escolha do curso que avaliam como positivo face às expectativas iniciais e, considerando satisfatório o grau de empregabilidade dos ex-alunos da EPA, pretendem arranjar emprego na área do curso frequentado; ABSTRACT:The Professional School of Alvito (EPA) enables young people to pursue their studies at secondary level, associating simultaneously qualified vocational training and an easy integration into active life. Promoting an experimentalist*school, it contributes to develop the knowledge and skills acquired. Taking into account the objectives of the research were defined as most appropriate method, the questionnaire survey. The quantitative study was conducted to ascertain the reasons leading to students prefer vocational education administered by EPA, and if the courses lected in the field of Hospitality and Catering match the perceptions of the students regarding courses and consequent employability. Students stated that their perspectives of employment are the main reasons to choose a course because it provides them an easier way to get a job after finishing their studies. Students declare that better choices to get a job are the main reasons to choose a course that will certainly set them in work market and, of course, might be connected to their initial expectations, as well as considering the satisfactory degree of employability of former EPA students who got a job in the course they attended to.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01T00:00:00Z
2015-09-15T15:28:12Z
2015-09-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/15782
http://hdl.handle.net/10174/15782
url http://hdl.handle.net/10174/15782
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Pedagogia e Educação
teses@bib.uevora.pt
676
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136565854732288