Relação entre desempenho aritmético e desempenho na resolução de problemas de alunos de 3.º e 4.º anos do ensino fundamental
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.48489/quadrante.23751 |
Resumo: | O objetivo deste estudo é analisar e relacionar o desempenho aritmético e o desempenho na resolução de problemas de 127 alunos de 3.º e 4.º anos do Ensino Fundamental de duas escolas públicas brasileiras, com idades entre 8 e 11 anos. Os participantes foram avaliados por meio de duas tarefas: o Subteste de Aritmética do Teste de Desempenho Escolar (TDE) e uma tarefa de resolução de problemas. Foram utilizados o teste de correlação de Pearson e o teste exato de Fisher com o fito de analisar a relação entre os desempenhos. Os resultados apontaram correlação significativa e moderada entre as áreas analisadas. Também se verificou associação entre os diferentes grupos de desempenho nas medidas de resolução de problemas e aritmética, sugerindo que um bom desempenho em aritmética está associado a um melhor desempenho em resolução de problemas, de modo que a maioria dos alunos com desempenho inferior em aritmética (90%) também apresenta desempenho inferior em resolução de problemas, e na medida que o desempenho em aritmética vai aumentando, o desempenho na resolução de problemas também aumenta. Dessa forma, é possível afirmar que a aritmética e a resolução de problemas estão relacionadas e, em acordo com as pesquisas acerca da temática, podem ser articuladas no ensino desde os primeiros anos da escolarização. |
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Relação entre desempenho aritmético e desempenho na resolução de problemas de alunos de 3.º e 4.º anos do ensino fundamentalRelação entre desempenho aritmético e desempenho na resolução de problemas de alunos de 3.º e 4.º anos do ensino fundamentalOutros ArtigosO objetivo deste estudo é analisar e relacionar o desempenho aritmético e o desempenho na resolução de problemas de 127 alunos de 3.º e 4.º anos do Ensino Fundamental de duas escolas públicas brasileiras, com idades entre 8 e 11 anos. Os participantes foram avaliados por meio de duas tarefas: o Subteste de Aritmética do Teste de Desempenho Escolar (TDE) e uma tarefa de resolução de problemas. Foram utilizados o teste de correlação de Pearson e o teste exato de Fisher com o fito de analisar a relação entre os desempenhos. Os resultados apontaram correlação significativa e moderada entre as áreas analisadas. Também se verificou associação entre os diferentes grupos de desempenho nas medidas de resolução de problemas e aritmética, sugerindo que um bom desempenho em aritmética está associado a um melhor desempenho em resolução de problemas, de modo que a maioria dos alunos com desempenho inferior em aritmética (90%) também apresenta desempenho inferior em resolução de problemas, e na medida que o desempenho em aritmética vai aumentando, o desempenho na resolução de problemas também aumenta. Dessa forma, é possível afirmar que a aritmética e a resolução de problemas estão relacionadas e, em acordo com as pesquisas acerca da temática, podem ser articuladas no ensino desde os primeiros anos da escolarização.The aim of this study is to analyze and relate the arithmetic and problem solving performance of 127 students from grades 3 and 4 of elementary school from two Brazilian public schools, aged between 8 and 11 years. Participants were assessed through two tasks: the Arithmetic Subtest of the School Performance Test (TDE) and a problem-solving task. Pearson's correlation test and Fisher's exact test were used in order to analyze the relationship between performances. The results showed a significant and moderate correlation between the areas analyzed. There was also an association between the different performance groups in the measures of problem solving and arithmetic, suggesting that a good performance in arithmetic is associated with a better performance in problem solving, so that most students with lower performance in arithmetic (90%) also underperforms in problem solving, and as arithmetic performance increases, so does problem solving performance. Thus, it is possible to state that arithmetic and problem solving are related and agreeing with the research about the theme, can be articulated in teaching from the early years of schooling.APM - Associação de Professores de Matemática2021-12-31T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.48489/quadrante.23751por2183-28380872-3915Kniphoff Jandrey Holzmann, KamilaPeres Nogues, CamilaMagalhães Lima, ElielsonVargas Dorneles, Beatrizinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-22T17:07:08Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/23751Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:01:32.543943Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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O objetivo deste estudo é analisar e relacionar o desempenho aritmético e o desempenho na resolução de problemas de 127 alunos de 3.º e 4.º anos do Ensino Fundamental de duas escolas públicas brasileiras, com idades entre 8 e 11 anos. Os participantes foram avaliados por meio de duas tarefas: o Subteste de Aritmética do Teste de Desempenho Escolar (TDE) e uma tarefa de resolução de problemas. Foram utilizados o teste de correlação de Pearson e o teste exato de Fisher com o fito de analisar a relação entre os desempenhos. Os resultados apontaram correlação significativa e moderada entre as áreas analisadas. Também se verificou associação entre os diferentes grupos de desempenho nas medidas de resolução de problemas e aritmética, sugerindo que um bom desempenho em aritmética está associado a um melhor desempenho em resolução de problemas, de modo que a maioria dos alunos com desempenho inferior em aritmética (90%) também apresenta desempenho inferior em resolução de problemas, e na medida que o desempenho em aritmética vai aumentando, o desempenho na resolução de problemas também aumenta. Dessa forma, é possível afirmar que a aritmética e a resolução de problemas estão relacionadas e, em acordo com as pesquisas acerca da temática, podem ser articuladas no ensino desde os primeiros anos da escolarização. |
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