Concepções e práticas em avaliação do processo ensino e aprendizagem de educandos com deficiência intelectual nas classes comuns dos anos/séries iniciais, no Município de Macapá - AP
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/15840 |
Resumo: | O processo avaliativo da aprendizagem de educandos com Deficiência Intelectual (DI) tem sido uma das questões de discussões a nível nacional no campo da educação, pois a atual Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008) destaca a importância de mudanças no âmbito escolar e nas práticas pedagógicas, objetivando garantir a participação e a aprendizagem de todos os alunos. Partindo desses pressupostos, o presente estudo centra-se na problemática da avaliação do processo de ensino e aprendizagem de alunos com DI, considerando que a avaliação constitui elemento fundamental para garantir que os princípios inclusivos sejam efetivados nas escolas. Portanto, objetiva estudar as concepções e práticas avaliativas entre professores de Classes Comuns do Ensino Regular que atuam nos anos/séries iniciais do Ensino Fundamental, em escolas municipais em Macapá, no Estado do Amapá. O processo investigatório, além de realizar uma pesquisa bibliográfica atualizada, caracterizou-se pela abordagem do problema através da realização de inquérito por questionário visando obter respostas acerca da problemática apresentada. Os resultados apontam que existem algumas discordâncias entre as concepções e as práticas dos professores pesquisados, além de constatar que a maioria destes, por falta de informações pertinentes, não se sente preparados para realizar a avaliação da aprendizagem de alunos com a necessidade específica estudada. Para tanto, constata-se que a formação dos docentes é importantíssima para garantir um processo escolar inclusivo, que possa promover uma aprendizagem significativa, estabelecendose procedimentos avaliativos pautados num olhar diferenciado para as especificidades de cada sujeito, no sentido de auxiliar e interferir no processo de desenvolvimento educacional deste, visando garantir um processo de avaliação verdadeiramente inclusivo; ABSTRACT: The evaluation process of students learning with Intellectual Disability (ID) has been an issue of discussion at national level in the field of education, since the current National Policy on Special Education in the Perspective of Inclusive Education (2008) highlights the importance of changes in the school and in teaching practices, aiming to ensure the participation and learning of all students. Based on these assumptions, this study focuses on the problem of evaluation of teaching and learning of students with ID, whereas evaluation is essential for ensuring that the principles of inclusion in schools to take effect. Therefore, aims at studying the concepts and evaluation practices among teachers of classes of regular schools that operate in the year / early grades of elementary school, in municipal schools in Macapa in Amapa state. The investigative process, and perform a literature search to date, characterized by the approach of the problem by conducting questionnaire survey to obtain answers on the issues presented. The results show that there are some discrepancies between the conceptions and practices of the teachers surveyed, and found that most of these, for lack of relevant information, do not feel prepared to carry out the assessment of student learning to the specific study. To this end, it appears that teacher training is important to ensure an inclusive educational process that promotes meaningful learning, establishing evaluation procedures guided in a different look to the specifics of each subject in order to assist and interfere in the development process of the student, and thus aimed at ensuring a truly inclusive process of assessment; ABSTRACT: |
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Concepções e práticas em avaliação do processo ensino e aprendizagem de educandos com deficiência intelectual nas classes comuns dos anos/séries iniciais, no Município de Macapá - APInclusãoDeficiência intelectualProcesso ensino e aprendizagemAvaliaçãoEnsino fundamentalInclusionIntellectual disabilityTeaching and learning processEvaluationElementary schoolO processo avaliativo da aprendizagem de educandos com Deficiência Intelectual (DI) tem sido uma das questões de discussões a nível nacional no campo da educação, pois a atual Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008) destaca a importância de mudanças no âmbito escolar e nas práticas pedagógicas, objetivando garantir a participação e a aprendizagem de todos os alunos. Partindo desses pressupostos, o presente estudo centra-se na problemática da avaliação do processo de ensino e aprendizagem de alunos com DI, considerando que a avaliação constitui elemento fundamental para garantir que os princípios inclusivos sejam efetivados nas escolas. Portanto, objetiva estudar as concepções e práticas avaliativas entre professores de Classes Comuns do Ensino Regular que atuam nos anos/séries iniciais do Ensino Fundamental, em escolas municipais em Macapá, no Estado do Amapá. O processo investigatório, além de realizar uma pesquisa bibliográfica atualizada, caracterizou-se pela abordagem do problema através da realização de inquérito por questionário visando obter respostas acerca da problemática apresentada. Os resultados apontam que existem algumas discordâncias entre as concepções e as práticas dos professores pesquisados, além de constatar que a maioria destes, por falta de informações pertinentes, não se sente preparados para realizar a avaliação da aprendizagem de alunos com a necessidade específica estudada. Para tanto, constata-se que a formação dos docentes é importantíssima para garantir um processo escolar inclusivo, que possa promover uma aprendizagem significativa, estabelecendose procedimentos avaliativos pautados num olhar diferenciado para as especificidades de cada sujeito, no sentido de auxiliar e interferir no processo de desenvolvimento educacional deste, visando garantir um processo de avaliação verdadeiramente inclusivo; ABSTRACT: The evaluation process of students learning with Intellectual Disability (ID) has been an issue of discussion at national level in the field of education, since the current National Policy on Special Education in the Perspective of Inclusive Education (2008) highlights the importance of changes in the school and in teaching practices, aiming to ensure the participation and learning of all students. Based on these assumptions, this study focuses on the problem of evaluation of teaching and learning of students with ID, whereas evaluation is essential for ensuring that the principles of inclusion in schools to take effect. Therefore, aims at studying the concepts and evaluation practices among teachers of classes of regular schools that operate in the year / early grades of elementary school, in municipal schools in Macapa in Amapa state. The investigative process, and perform a literature search to date, characterized by the approach of the problem by conducting questionnaire survey to obtain answers on the issues presented. The results show that there are some discrepancies between the conceptions and practices of the teachers surveyed, and found that most of these, for lack of relevant information, do not feel prepared to carry out the assessment of student learning to the specific study. To this end, it appears that teacher training is important to ensure an inclusive educational process that promotes meaningful learning, establishing evaluation procedures guided in a different look to the specifics of each subject in order to assist and interfere in the development process of the student, and thus aimed at ensuring a truly inclusive process of assessment; ABSTRACT:Universidade de Évora2015-09-28T13:48:01Z2015-09-282011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/15840http://hdl.handle.net/10174/15840porDepartamento de Pedagogia e Educaçãoteses@bib.uevora.pt676Livramento, Solange Pereira doinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:02:06Zoai:dspace.uevora.pt:10174/15840Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:08:19.011113Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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