“I can buy myself flowers or maybe not”: uma análise de clusters ao perfil do consumidor português de flores e plantas ornamentais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Jéssica Alexandra Oliveira
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/48738
Resumo: Objetivo: Este estudo procura segmentar e caracterizar o consumidor de plantas e flores ornamentais em Portugal. Metodologia: Abordagem dedutiva de natureza quantitativa, testando hipóteses que pretendem caracterizar o consumidor de plantas e flores ornamentais em Portugal. A recolha dos dados foi realizada através de um inquérito por questionário online, o qual permitiu a obtenção de uma amostra de 350 inquiridos e para responder ao objetivo principal desta investigação foi realizado uma análise por clusters. Resultados e principais conclusões: Os resultados identificam claramente três grupos de consumidores: o “Iniciante”, o “Entusiasta” e o “Especialista”. Reconhece-se também que o simbolismo emocional e os atributos intangíveis das plantas/flores são os que mais influenciam o consumidor. Os resultados fornecem informações e conhecimentos relevantes para os profissionais e gestores de Marketing que concebem planos estratégicos e implementam ferramentas para melhorar as estratégias de Marketing das empresas que operam no setor de plantas e flores ornamentais. Limitações: Os resultados obtidos precisam de ser analisados com precaução, uma vez que, são direcionados a um setor em particular e ao consumidor português. Originalidade/Valor: Ainda que o consumidor de plantas e flores ornamentais já tenha sido estudado, existem lacunas no estudo do consumidor neste setor. Esta investigação identificou três clusters de consumidores, com características diferentes: iniciantes, entusiastas e especialistas, trazendo implicações úteis para a indústria e empresas no ramo.
id RCAP_86a2cd3832646f447e5c71016aaaccb8
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/48738
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling “I can buy myself flowers or maybe not”: uma análise de clusters ao perfil do consumidor português de flores e plantas ornamentaisConsumidor de plantas e flores ornamentaisSetor ornamentalPerfil do ConsumidorAnálise de clustersDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoObjetivo: Este estudo procura segmentar e caracterizar o consumidor de plantas e flores ornamentais em Portugal. Metodologia: Abordagem dedutiva de natureza quantitativa, testando hipóteses que pretendem caracterizar o consumidor de plantas e flores ornamentais em Portugal. A recolha dos dados foi realizada através de um inquérito por questionário online, o qual permitiu a obtenção de uma amostra de 350 inquiridos e para responder ao objetivo principal desta investigação foi realizado uma análise por clusters. Resultados e principais conclusões: Os resultados identificam claramente três grupos de consumidores: o “Iniciante”, o “Entusiasta” e o “Especialista”. Reconhece-se também que o simbolismo emocional e os atributos intangíveis das plantas/flores são os que mais influenciam o consumidor. Os resultados fornecem informações e conhecimentos relevantes para os profissionais e gestores de Marketing que concebem planos estratégicos e implementam ferramentas para melhorar as estratégias de Marketing das empresas que operam no setor de plantas e flores ornamentais. Limitações: Os resultados obtidos precisam de ser analisados com precaução, uma vez que, são direcionados a um setor em particular e ao consumidor português. Originalidade/Valor: Ainda que o consumidor de plantas e flores ornamentais já tenha sido estudado, existem lacunas no estudo do consumidor neste setor. Esta investigação identificou três clusters de consumidores, com características diferentes: iniciantes, entusiastas e especialistas, trazendo implicações úteis para a indústria e empresas no ramo.Nogueira, MafaldaRamires, AnaRepositório ComumVieira, Jéssica Alexandra Oliveira2024-01-09T10:42:51Z2023-11-032023-11-03T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/48738TID:203437969porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-11T16:28:10Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/48738Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:35:53.572054Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv “I can buy myself flowers or maybe not”: uma análise de clusters ao perfil do consumidor português de flores e plantas ornamentais
title “I can buy myself flowers or maybe not”: uma análise de clusters ao perfil do consumidor português de flores e plantas ornamentais
spellingShingle “I can buy myself flowers or maybe not”: uma análise de clusters ao perfil do consumidor português de flores e plantas ornamentais
Vieira, Jéssica Alexandra Oliveira
Consumidor de plantas e flores ornamentais
Setor ornamental
Perfil do Consumidor
Análise de clusters
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
title_short “I can buy myself flowers or maybe not”: uma análise de clusters ao perfil do consumidor português de flores e plantas ornamentais
title_full “I can buy myself flowers or maybe not”: uma análise de clusters ao perfil do consumidor português de flores e plantas ornamentais
title_fullStr “I can buy myself flowers or maybe not”: uma análise de clusters ao perfil do consumidor português de flores e plantas ornamentais
title_full_unstemmed “I can buy myself flowers or maybe not”: uma análise de clusters ao perfil do consumidor português de flores e plantas ornamentais
title_sort “I can buy myself flowers or maybe not”: uma análise de clusters ao perfil do consumidor português de flores e plantas ornamentais
author Vieira, Jéssica Alexandra Oliveira
author_facet Vieira, Jéssica Alexandra Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nogueira, Mafalda
Ramires, Ana
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Jéssica Alexandra Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Consumidor de plantas e flores ornamentais
Setor ornamental
Perfil do Consumidor
Análise de clusters
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
topic Consumidor de plantas e flores ornamentais
Setor ornamental
Perfil do Consumidor
Análise de clusters
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
description Objetivo: Este estudo procura segmentar e caracterizar o consumidor de plantas e flores ornamentais em Portugal. Metodologia: Abordagem dedutiva de natureza quantitativa, testando hipóteses que pretendem caracterizar o consumidor de plantas e flores ornamentais em Portugal. A recolha dos dados foi realizada através de um inquérito por questionário online, o qual permitiu a obtenção de uma amostra de 350 inquiridos e para responder ao objetivo principal desta investigação foi realizado uma análise por clusters. Resultados e principais conclusões: Os resultados identificam claramente três grupos de consumidores: o “Iniciante”, o “Entusiasta” e o “Especialista”. Reconhece-se também que o simbolismo emocional e os atributos intangíveis das plantas/flores são os que mais influenciam o consumidor. Os resultados fornecem informações e conhecimentos relevantes para os profissionais e gestores de Marketing que concebem planos estratégicos e implementam ferramentas para melhorar as estratégias de Marketing das empresas que operam no setor de plantas e flores ornamentais. Limitações: Os resultados obtidos precisam de ser analisados com precaução, uma vez que, são direcionados a um setor em particular e ao consumidor português. Originalidade/Valor: Ainda que o consumidor de plantas e flores ornamentais já tenha sido estudado, existem lacunas no estudo do consumidor neste setor. Esta investigação identificou três clusters de consumidores, com características diferentes: iniciantes, entusiastas e especialistas, trazendo implicações úteis para a indústria e empresas no ramo.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-03
2023-11-03T00:00:00Z
2024-01-09T10:42:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/48738
TID:203437969
url http://hdl.handle.net/10400.26/48738
identifier_str_mv TID:203437969
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136834247196672