“I can buy myself flowers or maybe not”: uma análise de clusters ao perfil do consumidor português de flores e plantas ornamentais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/48738 |
Resumo: | Objetivo: Este estudo procura segmentar e caracterizar o consumidor de plantas e flores ornamentais em Portugal. Metodologia: Abordagem dedutiva de natureza quantitativa, testando hipóteses que pretendem caracterizar o consumidor de plantas e flores ornamentais em Portugal. A recolha dos dados foi realizada através de um inquérito por questionário online, o qual permitiu a obtenção de uma amostra de 350 inquiridos e para responder ao objetivo principal desta investigação foi realizado uma análise por clusters. Resultados e principais conclusões: Os resultados identificam claramente três grupos de consumidores: o “Iniciante”, o “Entusiasta” e o “Especialista”. Reconhece-se também que o simbolismo emocional e os atributos intangíveis das plantas/flores são os que mais influenciam o consumidor. Os resultados fornecem informações e conhecimentos relevantes para os profissionais e gestores de Marketing que concebem planos estratégicos e implementam ferramentas para melhorar as estratégias de Marketing das empresas que operam no setor de plantas e flores ornamentais. Limitações: Os resultados obtidos precisam de ser analisados com precaução, uma vez que, são direcionados a um setor em particular e ao consumidor português. Originalidade/Valor: Ainda que o consumidor de plantas e flores ornamentais já tenha sido estudado, existem lacunas no estudo do consumidor neste setor. Esta investigação identificou três clusters de consumidores, com características diferentes: iniciantes, entusiastas e especialistas, trazendo implicações úteis para a indústria e empresas no ramo. |
id |
RCAP_86a2cd3832646f447e5c71016aaaccb8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/48738 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
“I can buy myself flowers or maybe not”: uma análise de clusters ao perfil do consumidor português de flores e plantas ornamentaisConsumidor de plantas e flores ornamentaisSetor ornamentalPerfil do ConsumidorAnálise de clustersDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoObjetivo: Este estudo procura segmentar e caracterizar o consumidor de plantas e flores ornamentais em Portugal. Metodologia: Abordagem dedutiva de natureza quantitativa, testando hipóteses que pretendem caracterizar o consumidor de plantas e flores ornamentais em Portugal. A recolha dos dados foi realizada através de um inquérito por questionário online, o qual permitiu a obtenção de uma amostra de 350 inquiridos e para responder ao objetivo principal desta investigação foi realizado uma análise por clusters. Resultados e principais conclusões: Os resultados identificam claramente três grupos de consumidores: o “Iniciante”, o “Entusiasta” e o “Especialista”. Reconhece-se também que o simbolismo emocional e os atributos intangíveis das plantas/flores são os que mais influenciam o consumidor. Os resultados fornecem informações e conhecimentos relevantes para os profissionais e gestores de Marketing que concebem planos estratégicos e implementam ferramentas para melhorar as estratégias de Marketing das empresas que operam no setor de plantas e flores ornamentais. Limitações: Os resultados obtidos precisam de ser analisados com precaução, uma vez que, são direcionados a um setor em particular e ao consumidor português. Originalidade/Valor: Ainda que o consumidor de plantas e flores ornamentais já tenha sido estudado, existem lacunas no estudo do consumidor neste setor. Esta investigação identificou três clusters de consumidores, com características diferentes: iniciantes, entusiastas e especialistas, trazendo implicações úteis para a indústria e empresas no ramo.Nogueira, MafaldaRamires, AnaRepositório ComumVieira, Jéssica Alexandra Oliveira2024-01-09T10:42:51Z2023-11-032023-11-03T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/48738TID:203437969porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-11T16:28:10Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/48738Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:35:53.572054Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
“I can buy myself flowers or maybe not”: uma análise de clusters ao perfil do consumidor português de flores e plantas ornamentais |
title |
“I can buy myself flowers or maybe not”: uma análise de clusters ao perfil do consumidor português de flores e plantas ornamentais |
spellingShingle |
“I can buy myself flowers or maybe not”: uma análise de clusters ao perfil do consumidor português de flores e plantas ornamentais Vieira, Jéssica Alexandra Oliveira Consumidor de plantas e flores ornamentais Setor ornamental Perfil do Consumidor Análise de clusters Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão |
title_short |
“I can buy myself flowers or maybe not”: uma análise de clusters ao perfil do consumidor português de flores e plantas ornamentais |
title_full |
“I can buy myself flowers or maybe not”: uma análise de clusters ao perfil do consumidor português de flores e plantas ornamentais |
title_fullStr |
“I can buy myself flowers or maybe not”: uma análise de clusters ao perfil do consumidor português de flores e plantas ornamentais |
title_full_unstemmed |
“I can buy myself flowers or maybe not”: uma análise de clusters ao perfil do consumidor português de flores e plantas ornamentais |
title_sort |
“I can buy myself flowers or maybe not”: uma análise de clusters ao perfil do consumidor português de flores e plantas ornamentais |
author |
Vieira, Jéssica Alexandra Oliveira |
author_facet |
Vieira, Jéssica Alexandra Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Nogueira, Mafalda Ramires, Ana Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vieira, Jéssica Alexandra Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Consumidor de plantas e flores ornamentais Setor ornamental Perfil do Consumidor Análise de clusters Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão |
topic |
Consumidor de plantas e flores ornamentais Setor ornamental Perfil do Consumidor Análise de clusters Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão |
description |
Objetivo: Este estudo procura segmentar e caracterizar o consumidor de plantas e flores ornamentais em Portugal. Metodologia: Abordagem dedutiva de natureza quantitativa, testando hipóteses que pretendem caracterizar o consumidor de plantas e flores ornamentais em Portugal. A recolha dos dados foi realizada através de um inquérito por questionário online, o qual permitiu a obtenção de uma amostra de 350 inquiridos e para responder ao objetivo principal desta investigação foi realizado uma análise por clusters. Resultados e principais conclusões: Os resultados identificam claramente três grupos de consumidores: o “Iniciante”, o “Entusiasta” e o “Especialista”. Reconhece-se também que o simbolismo emocional e os atributos intangíveis das plantas/flores são os que mais influenciam o consumidor. Os resultados fornecem informações e conhecimentos relevantes para os profissionais e gestores de Marketing que concebem planos estratégicos e implementam ferramentas para melhorar as estratégias de Marketing das empresas que operam no setor de plantas e flores ornamentais. Limitações: Os resultados obtidos precisam de ser analisados com precaução, uma vez que, são direcionados a um setor em particular e ao consumidor português. Originalidade/Valor: Ainda que o consumidor de plantas e flores ornamentais já tenha sido estudado, existem lacunas no estudo do consumidor neste setor. Esta investigação identificou três clusters de consumidores, com características diferentes: iniciantes, entusiastas e especialistas, trazendo implicações úteis para a indústria e empresas no ramo. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-11-03 2023-11-03T00:00:00Z 2024-01-09T10:42:51Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/48738 TID:203437969 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/48738 |
identifier_str_mv |
TID:203437969 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136834247196672 |