A autorrepresentação na procura do Eu: o arquivo como estratégia de reatualização
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/22461 |
Resumo: | A presente dissertação por projeto insere-se num contexto pós-traumático de um acidente que tive em 2014. Ao longo de sete meses de internamentos fotografei compulsivamente a nova realidade que se apresentava aos meus olhos. Proporcionando-se o reinício da minha produção artística, esta nasce com o projeto ¼ [arquivo fotográfico] baseado num processo de reatualização constante de memórias. A revisão de literatura recorre às reflexões de diversos autores, como esclarecedoras do conceito de arquivo e seus derivados, também patentes nas obras de artistas, como por exemplo, Tacita Dean e Christian Boltanski. As raízes de sustentação da própria dissertação surgem com o trabalho ¼ [painel], cuja temática incide na Autorrepresentação. A partir desta deu-se início à procura do Eu fragmentado, onde o discurso autorreferencial é tido como uma estratégia ao questionamento da própria identidade e finalmente para colmatar as perdas recorreu-se à arte como metodologia. Por outro lado, no projeto ¼ [vídeo] encontra-se o que une estes três projetos, um quarto (¼), no qual se filma uma cama que funciona como tela receptiva à sobreposição de camadas fílmicas. Entre vários artistas aqui descritos, as obras por exemplo de Pipilotti Rist e de Ana Vidigal comungam da cama como metáfora, inserida num quarto hipotético, como local de encontro, propício à criação artística. |
id |
RCAP_86a333825267605e58b93dff4df7995e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/22461 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A autorrepresentação na procura do Eu: o arquivo como estratégia de reatualizaçãoCorpo humano - RepresentaçãoArtes visuaisIdentidade (Psicologia)A presente dissertação por projeto insere-se num contexto pós-traumático de um acidente que tive em 2014. Ao longo de sete meses de internamentos fotografei compulsivamente a nova realidade que se apresentava aos meus olhos. Proporcionando-se o reinício da minha produção artística, esta nasce com o projeto ¼ [arquivo fotográfico] baseado num processo de reatualização constante de memórias. A revisão de literatura recorre às reflexões de diversos autores, como esclarecedoras do conceito de arquivo e seus derivados, também patentes nas obras de artistas, como por exemplo, Tacita Dean e Christian Boltanski. As raízes de sustentação da própria dissertação surgem com o trabalho ¼ [painel], cuja temática incide na Autorrepresentação. A partir desta deu-se início à procura do Eu fragmentado, onde o discurso autorreferencial é tido como uma estratégia ao questionamento da própria identidade e finalmente para colmatar as perdas recorreu-se à arte como metodologia. Por outro lado, no projeto ¼ [vídeo] encontra-se o que une estes três projetos, um quarto (¼), no qual se filma uma cama que funciona como tela receptiva à sobreposição de camadas fílmicas. Entre vários artistas aqui descritos, as obras por exemplo de Pipilotti Rist e de Ana Vidigal comungam da cama como metáfora, inserida num quarto hipotético, como local de encontro, propício à criação artística.The present dissertation by project is part of the post-traumatic context of an accident, which happened to me in 2014. Throughout seven months I compulsively photographed the hospital spaces which was then a new reality to my eyes. That is how I restarted my artistic production. The fundamentals of my dissertation emerge from the work, ¼ [painel], which focuses on Self- Representation. Then began the search for a fragmented I, a process of autoanalysis, where the self-referential discourse works as a strategy to question one’s own identity. My artistic work became the way to overcome the difficulties of my life face the new reality. Finally, the ¼ [video] project unifies all the other three projects, a room or chamber (¼). This video displays a bed that works as a receptive screen for overlap film layers. Specific works from artists like Pipilotti Rist and Ana Vidigal share a bed as a metaphor, creating a meeting place for artistic production.Universidade de Aveiro2018-03-01T14:15:52Z2017-01-01T00:00:00Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/22461TID:201941325porPinho, Sara Magalhães Basto Borges deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:44:04Zoai:ria.ua.pt:10773/22461Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:56:37.902849Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A autorrepresentação na procura do Eu: o arquivo como estratégia de reatualização |
title |
A autorrepresentação na procura do Eu: o arquivo como estratégia de reatualização |
spellingShingle |
A autorrepresentação na procura do Eu: o arquivo como estratégia de reatualização Pinho, Sara Magalhães Basto Borges de Corpo humano - Representação Artes visuais Identidade (Psicologia) |
title_short |
A autorrepresentação na procura do Eu: o arquivo como estratégia de reatualização |
title_full |
A autorrepresentação na procura do Eu: o arquivo como estratégia de reatualização |
title_fullStr |
A autorrepresentação na procura do Eu: o arquivo como estratégia de reatualização |
title_full_unstemmed |
A autorrepresentação na procura do Eu: o arquivo como estratégia de reatualização |
title_sort |
A autorrepresentação na procura do Eu: o arquivo como estratégia de reatualização |
author |
Pinho, Sara Magalhães Basto Borges de |
author_facet |
Pinho, Sara Magalhães Basto Borges de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinho, Sara Magalhães Basto Borges de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Corpo humano - Representação Artes visuais Identidade (Psicologia) |
topic |
Corpo humano - Representação Artes visuais Identidade (Psicologia) |
description |
A presente dissertação por projeto insere-se num contexto pós-traumático de um acidente que tive em 2014. Ao longo de sete meses de internamentos fotografei compulsivamente a nova realidade que se apresentava aos meus olhos. Proporcionando-se o reinício da minha produção artística, esta nasce com o projeto ¼ [arquivo fotográfico] baseado num processo de reatualização constante de memórias. A revisão de literatura recorre às reflexões de diversos autores, como esclarecedoras do conceito de arquivo e seus derivados, também patentes nas obras de artistas, como por exemplo, Tacita Dean e Christian Boltanski. As raízes de sustentação da própria dissertação surgem com o trabalho ¼ [painel], cuja temática incide na Autorrepresentação. A partir desta deu-se início à procura do Eu fragmentado, onde o discurso autorreferencial é tido como uma estratégia ao questionamento da própria identidade e finalmente para colmatar as perdas recorreu-se à arte como metodologia. Por outro lado, no projeto ¼ [vídeo] encontra-se o que une estes três projetos, um quarto (¼), no qual se filma uma cama que funciona como tela receptiva à sobreposição de camadas fílmicas. Entre vários artistas aqui descritos, as obras por exemplo de Pipilotti Rist e de Ana Vidigal comungam da cama como metáfora, inserida num quarto hipotético, como local de encontro, propício à criação artística. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-01-01T00:00:00Z 2017 2018-03-01T14:15:52Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/22461 TID:201941325 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/22461 |
identifier_str_mv |
TID:201941325 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137620072071168 |