Medição de desempenho e gestão da qualidade em bibliotecas públicas: uma estratégia para o século XXI

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Leonor Gaspar
Data de Publicação: 1998
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/2543
Resumo: A presente comunicação tem por objectivo fazer o ponto da situação da medição do desempenho e da gestão da qualidade em bibliotecas públicas, partindo da experiência de diversos países, designadamente: Reino Unido, Dinamarca, Finlândia, Noruega, Holanda, Estados Unidos, Bélgica (Flandres), Alemanha, França, Espanha e Portugal. A medição do desempenho, por um lado, e a gestão da qualidade, por outro, constituem assim os eixos em torno dos quais se procura desenvolver uma análise comparativa das várias experiências.Na análise da medição do desempenho dois aspectos merecem particular destaque: o contexto e perspectivas políticas e 0 papel da opinião do(s) utilizador(es). Quanto à gestão da qualidade, esta questão é abordada essencialmente na óptica dos conceitos, formas I ferramentas de gestão da qualidade e certificação.Por fim, uma breve reflexão sobre o significado global das várias experiências descritas serve de enquadramento ao esboçar de algumas ideias sobre o futuro do projecto, em curso no nosso pais, de medição do desempenho das bibliotecas da Rede Nacional de Leitura Pública.
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