As belas artes: um acordo entre a arquitetura e as artes plásticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, João Filipe Pedrosa
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/7972
Resumo: A forte influência por parte das Artes na Arquitetura em Portugal, durante o século XX, descende das relações criadas no seio das Belas-Artes, escolas e sociedade. Durante este período, os alunos das áreas da pintura, escultura, design e arquitetura cruzavam-se no quotidiano e prosperavam num ambiente de partilha do que lhes era comum: as Artes. Motivo que levariam arquitetos, nos anos sequentes à década de 1950, a seguir percursos nas artes paralelos à arquitetura ou a convocar para as suas obras a colaboração de artistas plásticos, nomeadamente da pintura e escultura. Pretende-se assim entender como o ensino nas Beaux-Arts pendulou a formação de algumas gerações de artistas plásticos e arquitetos portugueses do século XX, onde a componente resultante da cooperação entre estes contribuiu inequivocamente para um enriquecimento da arquitetura portuguesa ao longo do século XX. No contexto atual, a Arquitetura tem vindo tendencialmente a libertar-se das restantes artes, naturalmente com algumas exceções. Com recurso a fontes directas ou consulta de artigos, identificam-se posicões e opiniões de artistas plásticos e arquitetos sobre a cooperação entre as Artes Plásticas e a Arquitectura, ou até mesmo de uma possível coautoria. “As Belas Artes: Um acordo entre a Arquitetura e as Artes Plásticas” reconhece e estabelece os campos de acção à questão da liberdade e do funcionalismo entre ambas as Artes, e de um entendimento entre o ornamento e a decoração. Reune também um número qualificável de obras realizadas por autores portugueses, em que o trabalho contíguo das artes plásticas com a arquitetura seja evidente, criando assim uma sucinta compilação demonstrativa da cooperação entre as duas Artes. Paralelamente, através de um exercício prático procura entender e encontrar novos limites de cooperação ou coautoria entre arquitetos e artistas plásticos.
id RCAP_86b6fd3655a78241102dbbd6edf55304
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/7972
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As belas artes: um acordo entre a arquitetura e as artes plásticasBelas-artesArtista plásticoArquiteturaFine ArtsArtsArchitectureA forte influência por parte das Artes na Arquitetura em Portugal, durante o século XX, descende das relações criadas no seio das Belas-Artes, escolas e sociedade. Durante este período, os alunos das áreas da pintura, escultura, design e arquitetura cruzavam-se no quotidiano e prosperavam num ambiente de partilha do que lhes era comum: as Artes. Motivo que levariam arquitetos, nos anos sequentes à década de 1950, a seguir percursos nas artes paralelos à arquitetura ou a convocar para as suas obras a colaboração de artistas plásticos, nomeadamente da pintura e escultura. Pretende-se assim entender como o ensino nas Beaux-Arts pendulou a formação de algumas gerações de artistas plásticos e arquitetos portugueses do século XX, onde a componente resultante da cooperação entre estes contribuiu inequivocamente para um enriquecimento da arquitetura portuguesa ao longo do século XX. No contexto atual, a Arquitetura tem vindo tendencialmente a libertar-se das restantes artes, naturalmente com algumas exceções. Com recurso a fontes directas ou consulta de artigos, identificam-se posicões e opiniões de artistas plásticos e arquitetos sobre a cooperação entre as Artes Plásticas e a Arquitectura, ou até mesmo de uma possível coautoria. “As Belas Artes: Um acordo entre a Arquitetura e as Artes Plásticas” reconhece e estabelece os campos de acção à questão da liberdade e do funcionalismo entre ambas as Artes, e de um entendimento entre o ornamento e a decoração. Reune também um número qualificável de obras realizadas por autores portugueses, em que o trabalho contíguo das artes plásticas com a arquitetura seja evidente, criando assim uma sucinta compilação demonstrativa da cooperação entre as duas Artes. Paralelamente, através de um exercício prático procura entender e encontrar novos limites de cooperação ou coautoria entre arquitetos e artistas plásticos.During the twentieth century in Portugal a strong influence of Arts in Architecture descended from the intercourses created within the Fine Arts, the schools and society. During this period, students of painting, sculpture, design and architecture intersected in their daily life, In the other hand, the Arts was an environment of sharing common to them. Reason that would lead architects in the years sequent to the 1950s, following arts in parallel with architecture or to call artists for their collaboration works. The aim is to understand how teaching Beaux -Arts balanced several generations of Portuguese artists and architects of the twentieth century , where the component resulting from the cooperation between these, unequivocally contributed to the enrichment of Portuguese architecture throughout the twentieth century. In the current context, architecture has tended to liberate itself from the other arts, of course with some exceptions. Using direct sources of articles or query, it is possible to identify positions and opinions of artists and architects on cooperation between the fine arts and architecture or even a possible coauthorship. “The Fine Arts: An agreement between the Architecture and Fine Arts” recognizes and establishes the fields of action to the questions of freedom and functionality between the two arts, and also establishes an understanding between ornament and decoration. This work also brings together a number of qualifying works made by Portuguese authors in which the work of the contiguous visual arts with architecture is evident. Thus creates a succinct compilation demonstration and cooperation between the two arts. In parallel, a practical exercise was made seeking to understand and find new limits of cooperation between architects and artists.2014-11-24T16:48:07Z2013-01-01T00:00:00Z20132013-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/7972TID:201082489porFonseca, João Filipe Pedrosainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:44:07Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/7972Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:20:54.006043Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As belas artes: um acordo entre a arquitetura e as artes plásticas
title As belas artes: um acordo entre a arquitetura e as artes plásticas
spellingShingle As belas artes: um acordo entre a arquitetura e as artes plásticas
Fonseca, João Filipe Pedrosa
Belas-artes
Artista plástico
Arquitetura
Fine Arts
Arts
Architecture
title_short As belas artes: um acordo entre a arquitetura e as artes plásticas
title_full As belas artes: um acordo entre a arquitetura e as artes plásticas
title_fullStr As belas artes: um acordo entre a arquitetura e as artes plásticas
title_full_unstemmed As belas artes: um acordo entre a arquitetura e as artes plásticas
title_sort As belas artes: um acordo entre a arquitetura e as artes plásticas
author Fonseca, João Filipe Pedrosa
author_facet Fonseca, João Filipe Pedrosa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fonseca, João Filipe Pedrosa
dc.subject.por.fl_str_mv Belas-artes
Artista plástico
Arquitetura
Fine Arts
Arts
Architecture
topic Belas-artes
Artista plástico
Arquitetura
Fine Arts
Arts
Architecture
description A forte influência por parte das Artes na Arquitetura em Portugal, durante o século XX, descende das relações criadas no seio das Belas-Artes, escolas e sociedade. Durante este período, os alunos das áreas da pintura, escultura, design e arquitetura cruzavam-se no quotidiano e prosperavam num ambiente de partilha do que lhes era comum: as Artes. Motivo que levariam arquitetos, nos anos sequentes à década de 1950, a seguir percursos nas artes paralelos à arquitetura ou a convocar para as suas obras a colaboração de artistas plásticos, nomeadamente da pintura e escultura. Pretende-se assim entender como o ensino nas Beaux-Arts pendulou a formação de algumas gerações de artistas plásticos e arquitetos portugueses do século XX, onde a componente resultante da cooperação entre estes contribuiu inequivocamente para um enriquecimento da arquitetura portuguesa ao longo do século XX. No contexto atual, a Arquitetura tem vindo tendencialmente a libertar-se das restantes artes, naturalmente com algumas exceções. Com recurso a fontes directas ou consulta de artigos, identificam-se posicões e opiniões de artistas plásticos e arquitetos sobre a cooperação entre as Artes Plásticas e a Arquitectura, ou até mesmo de uma possível coautoria. “As Belas Artes: Um acordo entre a Arquitetura e as Artes Plásticas” reconhece e estabelece os campos de acção à questão da liberdade e do funcionalismo entre ambas as Artes, e de um entendimento entre o ornamento e a decoração. Reune também um número qualificável de obras realizadas por autores portugueses, em que o trabalho contíguo das artes plásticas com a arquitetura seja evidente, criando assim uma sucinta compilação demonstrativa da cooperação entre as duas Artes. Paralelamente, através de um exercício prático procura entender e encontrar novos limites de cooperação ou coautoria entre arquitetos e artistas plásticos.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01T00:00:00Z
2013
2013-11
2014-11-24T16:48:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/7972
TID:201082489
url http://hdl.handle.net/10071/7972
identifier_str_mv TID:201082489
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/octet-stream
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134769083056128