A escola, uma organização aprendente: contributos dos sistemas de informação/tecnologias de informação e comunicação para a mudança e inovação nas escolas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Carlos Manuel Nunes
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/18370
Resumo: Os Sistemas de Informação (SI) e as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) vieram permitir a criação e partilha de informação, e um aumento do conhecimento colectivo nas organizações. As ferramentas de Gestão do Conhecimento, tais como: Portais Web, Groupware, lntranet/Extranet, entre outras, permitem facilitar a comunicação organizacional, fomentar o trabalho em equipa, a cooperação e partilha de recursos, entre outros contributos às organizações. A presente dissertação pretende estudar os contributos dos Sl/TIC para a mudança e inovação nas escolas e identificar os factores que determinam o sucesso do desenvolvimento da escola numa organização mais aprendente. Para concretizar este fim, a investigação desenvolveu-se nos domínios da Organização, Modelos Organizacionais de Escola, Autonomia e Projecto Educativo de Escola, SI/TIC, Gestão do Conhecimento e Aprendizagem Organizacional, como quadro teórico de referência e de análise. Procedeu-se a uma estrutura de análise sobre a influência dos SI/TIC na mudança organizacional da escola e os factores que determinam o desenvolvimento do processo de comunicação do conhecimento. Para consolidar esta estrutura de análise analisou-se o caso concreto da Escola Secundária de Monserrate. A aplicação desta estrutura de análise revelou que as ferramentas para a gestão do conhecimento permitem às organizações escolares: aumentar a eficiência do seu SI, processar e facultar informação relevante, produzir informação de apoio à tomada de decisão e controlo organizacional, criar um comportamento organizacional inteligente, disseminar a informação e conhecimento entre todos os seus membros, e desenvolver uma cultura de escola mais colaborativa. /ABSTRACT; The lnformation System (IS) and the lnformation and Communication Technologies (ICD have allowed the creation and sharing of information, and an increase of collective knowledge in organizations. The knowledge management tools such as: Web Portals, Groupware, lntranet/Extranet, among others, make it easier for the organizational communication incite team work. lt also contributes to the cooperation and resource sharing to organizations. The present dissertation intends to study the contributions of IS/ICT for change and innovation in schools and identify the factors which determine the success of school development in a more learning organization. ln order to achieve this goal, an investigation was developed in the sphere of organization, school organizational models, autonomy and school educational project, IS/ICT, knowledge management and organizational learning as the theoretical board in reference and analysis. A structure analysis on the influence of IS/ICT in the organizational school change and the factors which determine the development of knowledge communication process was conducted. To consolidate this analysis structure, a concrete case of the secondary school of Monserrate was analysed. The application of this structure analysis revealed that the tools for the knowledge management allows schooling organizations to enhance the efficiency of its IS, process and grant relevant information, produce information to support all decisions and organizational control, raise an intelligent organizational behaviour, provide with the information and knowledge among all its members and develop a school culture which is more cooperative.
id RCAP_86bc383e623f76e5357c36b125a4a910
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/18370
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A escola, uma organização aprendente: contributos dos sistemas de informação/tecnologias de informação e comunicação para a mudança e inovação nas escolasOs Sistemas de Informação (SI) e as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) vieram permitir a criação e partilha de informação, e um aumento do conhecimento colectivo nas organizações. As ferramentas de Gestão do Conhecimento, tais como: Portais Web, Groupware, lntranet/Extranet, entre outras, permitem facilitar a comunicação organizacional, fomentar o trabalho em equipa, a cooperação e partilha de recursos, entre outros contributos às organizações. A presente dissertação pretende estudar os contributos dos Sl/TIC para a mudança e inovação nas escolas e identificar os factores que determinam o sucesso do desenvolvimento da escola numa organização mais aprendente. Para concretizar este fim, a investigação desenvolveu-se nos domínios da Organização, Modelos Organizacionais de Escola, Autonomia e Projecto Educativo de Escola, SI/TIC, Gestão do Conhecimento e Aprendizagem Organizacional, como quadro teórico de referência e de análise. Procedeu-se a uma estrutura de análise sobre a influência dos SI/TIC na mudança organizacional da escola e os factores que determinam o desenvolvimento do processo de comunicação do conhecimento. Para consolidar esta estrutura de análise analisou-se o caso concreto da Escola Secundária de Monserrate. A aplicação desta estrutura de análise revelou que as ferramentas para a gestão do conhecimento permitem às organizações escolares: aumentar a eficiência do seu SI, processar e facultar informação relevante, produzir informação de apoio à tomada de decisão e controlo organizacional, criar um comportamento organizacional inteligente, disseminar a informação e conhecimento entre todos os seus membros, e desenvolver uma cultura de escola mais colaborativa. /ABSTRACT; The lnformation System (IS) and the lnformation and Communication Technologies (ICD have allowed the creation and sharing of information, and an increase of collective knowledge in organizations. The knowledge management tools such as: Web Portals, Groupware, lntranet/Extranet, among others, make it easier for the organizational communication incite team work. lt also contributes to the cooperation and resource sharing to organizations. The present dissertation intends to study the contributions of IS/ICT for change and innovation in schools and identify the factors which determine the success of school development in a more learning organization. ln order to achieve this goal, an investigation was developed in the sphere of organization, school organizational models, autonomy and school educational project, IS/ICT, knowledge management and organizational learning as the theoretical board in reference and analysis. A structure analysis on the influence of IS/ICT in the organizational school change and the factors which determine the development of knowledge communication process was conducted. To consolidate this analysis structure, a concrete case of the secondary school of Monserrate was analysed. The application of this structure analysis revealed that the tools for the knowledge management allows schooling organizations to enhance the efficiency of its IS, process and grant relevant information, produce information to support all decisions and organizational control, raise an intelligent organizational behaviour, provide with the information and knowledge among all its members and develop a school culture which is more cooperative.Universidade de Évora2016-05-06T10:01:14Z2016-05-062008-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/18370http://hdl.handle.net/10174/18370pordep. C.S.teses@bib.uevora.pt676Nunes, Carlos Manuel Nunesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:06:29Zoai:dspace.uevora.pt:10174/18370Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:10:17.189237Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A escola, uma organização aprendente: contributos dos sistemas de informação/tecnologias de informação e comunicação para a mudança e inovação nas escolas
title A escola, uma organização aprendente: contributos dos sistemas de informação/tecnologias de informação e comunicação para a mudança e inovação nas escolas
spellingShingle A escola, uma organização aprendente: contributos dos sistemas de informação/tecnologias de informação e comunicação para a mudança e inovação nas escolas
Nunes, Carlos Manuel Nunes
title_short A escola, uma organização aprendente: contributos dos sistemas de informação/tecnologias de informação e comunicação para a mudança e inovação nas escolas
title_full A escola, uma organização aprendente: contributos dos sistemas de informação/tecnologias de informação e comunicação para a mudança e inovação nas escolas
title_fullStr A escola, uma organização aprendente: contributos dos sistemas de informação/tecnologias de informação e comunicação para a mudança e inovação nas escolas
title_full_unstemmed A escola, uma organização aprendente: contributos dos sistemas de informação/tecnologias de informação e comunicação para a mudança e inovação nas escolas
title_sort A escola, uma organização aprendente: contributos dos sistemas de informação/tecnologias de informação e comunicação para a mudança e inovação nas escolas
author Nunes, Carlos Manuel Nunes
author_facet Nunes, Carlos Manuel Nunes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Carlos Manuel Nunes
description Os Sistemas de Informação (SI) e as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) vieram permitir a criação e partilha de informação, e um aumento do conhecimento colectivo nas organizações. As ferramentas de Gestão do Conhecimento, tais como: Portais Web, Groupware, lntranet/Extranet, entre outras, permitem facilitar a comunicação organizacional, fomentar o trabalho em equipa, a cooperação e partilha de recursos, entre outros contributos às organizações. A presente dissertação pretende estudar os contributos dos Sl/TIC para a mudança e inovação nas escolas e identificar os factores que determinam o sucesso do desenvolvimento da escola numa organização mais aprendente. Para concretizar este fim, a investigação desenvolveu-se nos domínios da Organização, Modelos Organizacionais de Escola, Autonomia e Projecto Educativo de Escola, SI/TIC, Gestão do Conhecimento e Aprendizagem Organizacional, como quadro teórico de referência e de análise. Procedeu-se a uma estrutura de análise sobre a influência dos SI/TIC na mudança organizacional da escola e os factores que determinam o desenvolvimento do processo de comunicação do conhecimento. Para consolidar esta estrutura de análise analisou-se o caso concreto da Escola Secundária de Monserrate. A aplicação desta estrutura de análise revelou que as ferramentas para a gestão do conhecimento permitem às organizações escolares: aumentar a eficiência do seu SI, processar e facultar informação relevante, produzir informação de apoio à tomada de decisão e controlo organizacional, criar um comportamento organizacional inteligente, disseminar a informação e conhecimento entre todos os seus membros, e desenvolver uma cultura de escola mais colaborativa. /ABSTRACT; The lnformation System (IS) and the lnformation and Communication Technologies (ICD have allowed the creation and sharing of information, and an increase of collective knowledge in organizations. The knowledge management tools such as: Web Portals, Groupware, lntranet/Extranet, among others, make it easier for the organizational communication incite team work. lt also contributes to the cooperation and resource sharing to organizations. The present dissertation intends to study the contributions of IS/ICT for change and innovation in schools and identify the factors which determine the success of school development in a more learning organization. ln order to achieve this goal, an investigation was developed in the sphere of organization, school organizational models, autonomy and school educational project, IS/ICT, knowledge management and organizational learning as the theoretical board in reference and analysis. A structure analysis on the influence of IS/ICT in the organizational school change and the factors which determine the development of knowledge communication process was conducted. To consolidate this analysis structure, a concrete case of the secondary school of Monserrate was analysed. The application of this structure analysis revealed that the tools for the knowledge management allows schooling organizations to enhance the efficiency of its IS, process and grant relevant information, produce information to support all decisions and organizational control, raise an intelligent organizational behaviour, provide with the information and knowledge among all its members and develop a school culture which is more cooperative.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-01-01T00:00:00Z
2016-05-06T10:01:14Z
2016-05-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/18370
http://hdl.handle.net/10174/18370
url http://hdl.handle.net/10174/18370
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv dep. C.S.
teses@bib.uevora.pt
676
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136585125462016