Crítica do ensino do Direito: reflexões entre Humberto Maturana e Luis Alberto Warat

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Menna Barreto, Ricardo de Macedo
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/88330
Resumo: Este artigo tem por objetivo realizar uma crítica ao ensino jurídico atual, propondo a concepção de “rotas de fuga epistemológicas”. Tal concepção sugere a necessidade dos docentes de Direito buscarem caminhos teóricos diversos ao normativismo na fuga dos lugares comuns do ensino jurídico. À luz dos estímulos teóricos do biólogo chileno Humberto Maturana e do jurista argentino Luis Alberto Warat, parte-se da hipótese de que a adoção de rotas de fuga epistemológicas pode ajudar não apenas na recuperação e ressignificação da dimensão teórica do fenômeno jurídico, mas na própria recuperação da sensibilidade no campo acadêmico. Quanto à metodologia, a presente pesquisa realizou uma compreensão crítica a partir do conhecimento partilhado pelo diálogo interdisciplinar, servindo-se, para tanto, de revisão bibliográfica. Buscou-se, assim, desvelar diferentes pontos de observação teóricos para uma reconstrução do modo de pensar, viver e ensinar o Direito.
id RCAP_86c22acabdb6dffe3084597137c56f7c
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/88330
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Crítica do ensino do Direito: reflexões entre Humberto Maturana e Luis Alberto WaratEnsino jurídicoCrítica do direitoRotas de fuga epistemológicasHumberto MaturanaLuis Alberto WaratEducación legalCrítica del derechoRutas de escape EpistemológicasLegal educationCritique of lawEpistemological escape routesCiências Sociais::DireitoPaz, justiça e instituições eficazesEste artigo tem por objetivo realizar uma crítica ao ensino jurídico atual, propondo a concepção de “rotas de fuga epistemológicas”. Tal concepção sugere a necessidade dos docentes de Direito buscarem caminhos teóricos diversos ao normativismo na fuga dos lugares comuns do ensino jurídico. À luz dos estímulos teóricos do biólogo chileno Humberto Maturana e do jurista argentino Luis Alberto Warat, parte-se da hipótese de que a adoção de rotas de fuga epistemológicas pode ajudar não apenas na recuperação e ressignificação da dimensão teórica do fenômeno jurídico, mas na própria recuperação da sensibilidade no campo acadêmico. Quanto à metodologia, a presente pesquisa realizou uma compreensão crítica a partir do conhecimento partilhado pelo diálogo interdisciplinar, servindo-se, para tanto, de revisão bibliográfica. Buscou-se, assim, desvelar diferentes pontos de observação teóricos para uma reconstrução do modo de pensar, viver e ensinar o Direito.Este artículo tiene como objetivo realizar una crítica la educación jurídica actual, proponiendo la concepción de “rutas de escape epistemológicas”. Esta concepción sugiere la necesidad de que los profesores de derecho busquen diferentes caminos teóricos hacia el normativismo para escapar de los lugares comunes de la educación jurídica. A la luz de los estímulos teóricos del biólogo chileno Humberto Maturana y del jurista argentino Luis Alberto Warat, se supone que la adopción de rutas de escape epistemológicas puede ayudar no solo en la recuperación y la resignificación de la dimensión teórica del fenómeno jurídico, sino también en la recuperación de la sensibilidad en el campo académico. En cuanto a la metodología, la presente investigación realizó una comprensión crítica basada en el conocimiento compartido por el diálogo interdisciplinario, haciendo uso de una revisión bibliográfica. Por lo tanto, buscamos desvelar diferentes puntos de observación teórica para una reconstrucción de la forma de pensar, vivir y enseñar el Derecho.This article aims at criticizing current legal education, proposing the conception of “epistemological escape routes”. Such a conception suggests the need for legal teachers to seek different theoretical paths to normativism in the escape of common places of legal education. In light of the theoretical stimuli of the Chilean biologist Humberto Maturana and the Argentine jurist Luis Alberto Warat, the hypothesis is that the adoption of epistemological escape routes can help not only the recovery and re signification of the theoretical dimension of the legal phenomenon, but in the very recovery of sensitivity in the academic field. Regarding the methodology, the present research carried out a critical comprehension based on the knowledge shared by the interdisciplinary dialogue, using, for that, a bibliographical review. The aim was to unveil different theoretical points of observation for a reconstruction of the way of thinking, living and teaching the Law.Universidade de Santiago de Compostela (USC)Universidade do MinhoMenna Barreto, Ricardo de Macedo20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/88330porMENNA BARRETO, Ricardo de Macedo, “Crítica do Ensino do Direito: Reflexões entre Humberto Maturana e Luis Alberto Warat”, In: Dereito: Revista Xurídica da Universidade de Santiago de Compostela, v. 29, pp. 109-132, Santiago de Compostela, Espanha, 2020. Disponível em: <https://revistas.usc.gal/index.php/dereito/article/view/6108>1132-99472174-069010.15304/dereito.29.1.6108https://revistas.usc.gal/index.php/dereito/article/view/6108info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-24T01:23:42Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/88330Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:07:32.294022Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Crítica do ensino do Direito: reflexões entre Humberto Maturana e Luis Alberto Warat
title Crítica do ensino do Direito: reflexões entre Humberto Maturana e Luis Alberto Warat
spellingShingle Crítica do ensino do Direito: reflexões entre Humberto Maturana e Luis Alberto Warat
Menna Barreto, Ricardo de Macedo
Ensino jurídico
Crítica do direito
Rotas de fuga epistemológicas
Humberto Maturana
Luis Alberto Warat
Educación legal
Crítica del derecho
Rutas de escape Epistemológicas
Legal education
Critique of law
Epistemological escape routes
Ciências Sociais::Direito
Paz, justiça e instituições eficazes
title_short Crítica do ensino do Direito: reflexões entre Humberto Maturana e Luis Alberto Warat
title_full Crítica do ensino do Direito: reflexões entre Humberto Maturana e Luis Alberto Warat
title_fullStr Crítica do ensino do Direito: reflexões entre Humberto Maturana e Luis Alberto Warat
title_full_unstemmed Crítica do ensino do Direito: reflexões entre Humberto Maturana e Luis Alberto Warat
title_sort Crítica do ensino do Direito: reflexões entre Humberto Maturana e Luis Alberto Warat
author Menna Barreto, Ricardo de Macedo
author_facet Menna Barreto, Ricardo de Macedo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Menna Barreto, Ricardo de Macedo
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino jurídico
Crítica do direito
Rotas de fuga epistemológicas
Humberto Maturana
Luis Alberto Warat
Educación legal
Crítica del derecho
Rutas de escape Epistemológicas
Legal education
Critique of law
Epistemological escape routes
Ciências Sociais::Direito
Paz, justiça e instituições eficazes
topic Ensino jurídico
Crítica do direito
Rotas de fuga epistemológicas
Humberto Maturana
Luis Alberto Warat
Educación legal
Crítica del derecho
Rutas de escape Epistemológicas
Legal education
Critique of law
Epistemological escape routes
Ciências Sociais::Direito
Paz, justiça e instituições eficazes
description Este artigo tem por objetivo realizar uma crítica ao ensino jurídico atual, propondo a concepção de “rotas de fuga epistemológicas”. Tal concepção sugere a necessidade dos docentes de Direito buscarem caminhos teóricos diversos ao normativismo na fuga dos lugares comuns do ensino jurídico. À luz dos estímulos teóricos do biólogo chileno Humberto Maturana e do jurista argentino Luis Alberto Warat, parte-se da hipótese de que a adoção de rotas de fuga epistemológicas pode ajudar não apenas na recuperação e ressignificação da dimensão teórica do fenômeno jurídico, mas na própria recuperação da sensibilidade no campo acadêmico. Quanto à metodologia, a presente pesquisa realizou uma compreensão crítica a partir do conhecimento partilhado pelo diálogo interdisciplinar, servindo-se, para tanto, de revisão bibliográfica. Buscou-se, assim, desvelar diferentes pontos de observação teóricos para uma reconstrução do modo de pensar, viver e ensinar o Direito.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2020-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/88330
url https://hdl.handle.net/1822/88330
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv MENNA BARRETO, Ricardo de Macedo, “Crítica do Ensino do Direito: Reflexões entre Humberto Maturana e Luis Alberto Warat”, In: Dereito: Revista Xurídica da Universidade de Santiago de Compostela, v. 29, pp. 109-132, Santiago de Compostela, Espanha, 2020. Disponível em: <https://revistas.usc.gal/index.php/dereito/article/view/6108>
1132-9947
2174-0690
10.15304/dereito.29.1.6108
https://revistas.usc.gal/index.php/dereito/article/view/6108
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Santiago de Compostela (USC)
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Santiago de Compostela (USC)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137164180586496