Inversão de Fluxo em Aparelhos Domésticos de Combustão em Portugal: Estudo Experimental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Manuel
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Viegas, João
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/2409
Resumo: Os sistemas de ventilação assumem uma grande importância no consumo de energia de climatização e na definição das condições higrotérmicas e da qualidade do ar interior dos edifícios. Entre outras funções, são absolutamente necessários para garantir os níveis de oxigénio necessários aos aparelhos domésticos de combustão. Em Portugal é usual instalar, em edifícios de habitação multifamiliar e com sistemas de ventilação natural, um exaustor mecânico individual em cada cozinha (ventilação descentralizada). Os aparelhos de aquecimento de água para aquecimento ambiente ou para águas quentes sanitárias, do tipo B, não devem ser instalados em locais onde existam exaustores com ventiladores mecânicos. O desrespeito desta incompatibilidade acarreta frequentemente a paragem dos aparelhos a gás em função da inversão do fluxo dos gases de combustão na conduta de exaustão. Neste artigo, avalia-se o impacte do funcionamento do exaustor mecânico no desempenho do aparelho a gás do tipo B normalmente instalado na cozinha. A combinação da ventilação natural ou mecânica na cozinha com a exaustão natural dos produtos de combustão do aparelho a gás foram ensaiadas bem como a avaliação das condições críticas que conduzem à paragem em segurança do aparelho a gás ou à inversão dos produtos da combustão na respetiva conduta de exaustão. Uma das principais conclusões a retirar é que para o caso da exaustão mecânica na cozinha, em simultâneo com a exaustão natural dos produtos de combustão do aparelho a gás, a grelha exterior da cozinha é um dispositivo fundamental para assegurar as condições adequadas para uma boa exaustão dos produtos da combustão e nas situações limite (reduzida admissão de ar por outros meios ou caudais de extração elevados) pode impedir a paragem em segurança do aparelho ou mesmo a inversão dos produtos da combustão. Para este efeito, também deve ser limitado o caudal máximo dos exaustores mecânicos.
id RCAP_86c5fd132b923b2d705da713f9ad8336
oai_identifier_str oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/2409
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Inversão de Fluxo em Aparelhos Domésticos de Combustão em Portugal: Estudo Experimentalhabitaçõessistemas de ventilaçãoaparelhos a gáspermeabilidade ao arinversão de fluxoOs sistemas de ventilação assumem uma grande importância no consumo de energia de climatização e na definição das condições higrotérmicas e da qualidade do ar interior dos edifícios. Entre outras funções, são absolutamente necessários para garantir os níveis de oxigénio necessários aos aparelhos domésticos de combustão. Em Portugal é usual instalar, em edifícios de habitação multifamiliar e com sistemas de ventilação natural, um exaustor mecânico individual em cada cozinha (ventilação descentralizada). Os aparelhos de aquecimento de água para aquecimento ambiente ou para águas quentes sanitárias, do tipo B, não devem ser instalados em locais onde existam exaustores com ventiladores mecânicos. O desrespeito desta incompatibilidade acarreta frequentemente a paragem dos aparelhos a gás em função da inversão do fluxo dos gases de combustão na conduta de exaustão. Neste artigo, avalia-se o impacte do funcionamento do exaustor mecânico no desempenho do aparelho a gás do tipo B normalmente instalado na cozinha. A combinação da ventilação natural ou mecânica na cozinha com a exaustão natural dos produtos de combustão do aparelho a gás foram ensaiadas bem como a avaliação das condições críticas que conduzem à paragem em segurança do aparelho a gás ou à inversão dos produtos da combustão na respetiva conduta de exaustão. Uma das principais conclusões a retirar é que para o caso da exaustão mecânica na cozinha, em simultâneo com a exaustão natural dos produtos de combustão do aparelho a gás, a grelha exterior da cozinha é um dispositivo fundamental para assegurar as condições adequadas para uma boa exaustão dos produtos da combustão e nas situações limite (reduzida admissão de ar por outros meios ou caudais de extração elevados) pode impedir a paragem em segurança do aparelho ou mesmo a inversão dos produtos da combustão. Para este efeito, também deve ser limitado o caudal máximo dos exaustores mecânicos.Repositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuPinto, ManuelViegas, João2014-12-03T01:30:06Z2014-04-012014-04-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/2409porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:25:39ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Inversão de Fluxo em Aparelhos Domésticos de Combustão em Portugal: Estudo Experimental
title Inversão de Fluxo em Aparelhos Domésticos de Combustão em Portugal: Estudo Experimental
spellingShingle Inversão de Fluxo em Aparelhos Domésticos de Combustão em Portugal: Estudo Experimental
Pinto, Manuel
habitações
sistemas de ventilação
aparelhos a gás
permeabilidade ao ar
inversão de fluxo
title_short Inversão de Fluxo em Aparelhos Domésticos de Combustão em Portugal: Estudo Experimental
title_full Inversão de Fluxo em Aparelhos Domésticos de Combustão em Portugal: Estudo Experimental
title_fullStr Inversão de Fluxo em Aparelhos Domésticos de Combustão em Portugal: Estudo Experimental
title_full_unstemmed Inversão de Fluxo em Aparelhos Domésticos de Combustão em Portugal: Estudo Experimental
title_sort Inversão de Fluxo em Aparelhos Domésticos de Combustão em Portugal: Estudo Experimental
author Pinto, Manuel
author_facet Pinto, Manuel
Viegas, João
author_role author
author2 Viegas, João
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Manuel
Viegas, João
dc.subject.por.fl_str_mv habitações
sistemas de ventilação
aparelhos a gás
permeabilidade ao ar
inversão de fluxo
topic habitações
sistemas de ventilação
aparelhos a gás
permeabilidade ao ar
inversão de fluxo
description Os sistemas de ventilação assumem uma grande importância no consumo de energia de climatização e na definição das condições higrotérmicas e da qualidade do ar interior dos edifícios. Entre outras funções, são absolutamente necessários para garantir os níveis de oxigénio necessários aos aparelhos domésticos de combustão. Em Portugal é usual instalar, em edifícios de habitação multifamiliar e com sistemas de ventilação natural, um exaustor mecânico individual em cada cozinha (ventilação descentralizada). Os aparelhos de aquecimento de água para aquecimento ambiente ou para águas quentes sanitárias, do tipo B, não devem ser instalados em locais onde existam exaustores com ventiladores mecânicos. O desrespeito desta incompatibilidade acarreta frequentemente a paragem dos aparelhos a gás em função da inversão do fluxo dos gases de combustão na conduta de exaustão. Neste artigo, avalia-se o impacte do funcionamento do exaustor mecânico no desempenho do aparelho a gás do tipo B normalmente instalado na cozinha. A combinação da ventilação natural ou mecânica na cozinha com a exaustão natural dos produtos de combustão do aparelho a gás foram ensaiadas bem como a avaliação das condições críticas que conduzem à paragem em segurança do aparelho a gás ou à inversão dos produtos da combustão na respetiva conduta de exaustão. Uma das principais conclusões a retirar é que para o caso da exaustão mecânica na cozinha, em simultâneo com a exaustão natural dos produtos de combustão do aparelho a gás, a grelha exterior da cozinha é um dispositivo fundamental para assegurar as condições adequadas para uma boa exaustão dos produtos da combustão e nas situações limite (reduzida admissão de ar por outros meios ou caudais de extração elevados) pode impedir a paragem em segurança do aparelho ou mesmo a inversão dos produtos da combustão. Para este efeito, também deve ser limitado o caudal máximo dos exaustores mecânicos.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-03T01:30:06Z
2014-04-01
2014-04-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.19/2409
url http://hdl.handle.net/10400.19/2409
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777301959391313920