O ensino de português no ensino secundário tendo por base textos literários de autores portugueses do século XX

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Casa Nova, Manuela Sofia Pereira
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/89279
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Português no 3.º Ciclo do Ensino, Básico e no Ensino Secundário
id RCAP_86d8a0130f9c79f8a4da484ba1900960
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/89279
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O ensino de português no ensino secundário tendo por base textos literários de autores portugueses do século XXTeaching portuguese in secondary education based on literary texts by portuguese authors of the 20th centuryEscritaGramáticaLeituraOralidadePortuguêsGrammarListeningPortugueseReadingSpeakingWritingCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Português no 3.º Ciclo do Ensino, Básico e no Ensino SecundárioO presente relatório apresenta o projeto de intervenção realizado ao longo de um ano de estágio curricular integrado no Mestrado em Ensino de Português no 3º ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário, no âmbito do qualse desenharam, implementaram e avaliaram estratégias de atuação numa turma de 12º ano do Ensino Secundário, no sentido de ir ao encontro dos documentos reguladores da disciplina para o referido ano de escolaridade e, por conseguinte, de desenvolver nos alunos os conhecimentos, as competências e as atitudes consonantes com eles. Como tal, constituíram os principais objetivos da prática pedagógica: (i) desenvolver nos alunos competências ao nível dos diversos domínios de uso da linguagem, em função de diferentes propósitos comunicativos; (ii) levar os alunos a adotar uma postura crítica e reflexiva das suas aprendizagens, assumindo-se como agentes ativos de construção do seu próprio conhecimento, no sentido de formar cidadãos, capacitados para uma utilização plena e correta da língua. Deste modo, este documento comporta a apresentação do trabalho realizado ao longo do ano letivo 2022/2023, numa prática pedagógica que primou pela identificação do desempenho de uma turma do Ensino Secundário nos diferentes domínios que integram o ensino da língua – Leitura, Oralidade, Escrita e Gramática –, bem como pela implementação de atividades que tinham em vista colmatar lacunas e desenvolver competências, tendo essencialmente como ponto de partida os documentos reguladores e a abordagem de textos literários de autores portugueses do século XX, designadamente Fernando Pessoa e José Saramago. Em suma, este relatório é o culminar de um processo gradual de aprendizagem e reconhecimento da complexidade que existe no ensino da língua, visando, sobretudo, avaliar sob um olhar crítico o impacto de uma ação que assenta na ideia de que os saberes da disciplina de Português não são predominantemente de natureza declarativa, mas sim processual, a qual virá, certamente, a condicionar a minha prática pedagógica enquanto Professora de Português, desejo que este percurso veio avolumar.This report presents the intervention project carried out over a year of curricular internship integrated into the Master's Degree in Teaching Portuguese in the 3rd cycle of Basic Education and Secondary Education. It was developed from the diagnosis resulting from the observation of classes, in the beginning of the school year, followed by a research period later translated in an action period, during which action strategies were designed, implemented and evaluated within the scope of teaching Portuguese in a 12th year Secondary School class, trying to meet the regulatory documents of the subject for that school grade, developing in the students the knowledge, skills and attitudes in line with those documents. So, the main objectives of this pedagogical practice were: (i) develop, in students, skills in the different domains of language use, depending on different communicative purposes; (ii) lead students to adopt a critical and reflective attitude towards their learning, viewing themselves as active agents in the construction of their own knowledge, to form citizens, capable of fully and correctly using the language. Therefore, this document includes the presentation of the work carried out throughout the 2022/2023 academic year, in a pedagogical practice that aimed at the performance of a Secondary School class in the different domains build up language teaching – Reading, Speaking, Writing and Grammar – as well as through the implementation of activities that aimed at filling gaps and developing skills, having as basis those regulatory documents and the approach to literary texts by 20th century Portuguese authors, namely Fernando Pessoa and José Saramago. Overall, this report is the culmination of a gradual process of learning and acknowledgement of the complexity that exists in language teaching process, in order to evaluate, under a critical eye, the impact of an action that is based on the idea that the knowledge of the Portuguese subject is not predominantly declarative, but rather procedural, and that certainly will influence my pedagogical practice as a Portuguese Teacher.Carvalho, José António BrandãoUniversidade do MinhoCasa Nova, Manuela Sofia Pereira2023-11-282023-11-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/89279por203543254info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-09T01:19:48Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/89279Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:13:59.718518Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O ensino de português no ensino secundário tendo por base textos literários de autores portugueses do século XX
Teaching portuguese in secondary education based on literary texts by portuguese authors of the 20th century
title O ensino de português no ensino secundário tendo por base textos literários de autores portugueses do século XX
spellingShingle O ensino de português no ensino secundário tendo por base textos literários de autores portugueses do século XX
Casa Nova, Manuela Sofia Pereira
Escrita
Gramática
Leitura
Oralidade
Português
Grammar
Listening
Portuguese
Reading
Speaking
Writing
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short O ensino de português no ensino secundário tendo por base textos literários de autores portugueses do século XX
title_full O ensino de português no ensino secundário tendo por base textos literários de autores portugueses do século XX
title_fullStr O ensino de português no ensino secundário tendo por base textos literários de autores portugueses do século XX
title_full_unstemmed O ensino de português no ensino secundário tendo por base textos literários de autores portugueses do século XX
title_sort O ensino de português no ensino secundário tendo por base textos literários de autores portugueses do século XX
author Casa Nova, Manuela Sofia Pereira
author_facet Casa Nova, Manuela Sofia Pereira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carvalho, José António Brandão
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Casa Nova, Manuela Sofia Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Escrita
Gramática
Leitura
Oralidade
Português
Grammar
Listening
Portuguese
Reading
Speaking
Writing
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Escrita
Gramática
Leitura
Oralidade
Português
Grammar
Listening
Portuguese
Reading
Speaking
Writing
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Português no 3.º Ciclo do Ensino, Básico e no Ensino Secundário
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-28
2023-11-28T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/89279
url https://hdl.handle.net/1822/89279
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 203543254
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137792857473024