O ensino de português no ensino secundário tendo por base textos literários de autores portugueses do século XX
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/89279 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Português no 3.º Ciclo do Ensino, Básico e no Ensino Secundário |
id |
RCAP_86d8a0130f9c79f8a4da484ba1900960 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/89279 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O ensino de português no ensino secundário tendo por base textos literários de autores portugueses do século XXTeaching portuguese in secondary education based on literary texts by portuguese authors of the 20th centuryEscritaGramáticaLeituraOralidadePortuguêsGrammarListeningPortugueseReadingSpeakingWritingCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Português no 3.º Ciclo do Ensino, Básico e no Ensino SecundárioO presente relatório apresenta o projeto de intervenção realizado ao longo de um ano de estágio curricular integrado no Mestrado em Ensino de Português no 3º ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário, no âmbito do qualse desenharam, implementaram e avaliaram estratégias de atuação numa turma de 12º ano do Ensino Secundário, no sentido de ir ao encontro dos documentos reguladores da disciplina para o referido ano de escolaridade e, por conseguinte, de desenvolver nos alunos os conhecimentos, as competências e as atitudes consonantes com eles. Como tal, constituíram os principais objetivos da prática pedagógica: (i) desenvolver nos alunos competências ao nível dos diversos domínios de uso da linguagem, em função de diferentes propósitos comunicativos; (ii) levar os alunos a adotar uma postura crítica e reflexiva das suas aprendizagens, assumindo-se como agentes ativos de construção do seu próprio conhecimento, no sentido de formar cidadãos, capacitados para uma utilização plena e correta da língua. Deste modo, este documento comporta a apresentação do trabalho realizado ao longo do ano letivo 2022/2023, numa prática pedagógica que primou pela identificação do desempenho de uma turma do Ensino Secundário nos diferentes domínios que integram o ensino da língua – Leitura, Oralidade, Escrita e Gramática –, bem como pela implementação de atividades que tinham em vista colmatar lacunas e desenvolver competências, tendo essencialmente como ponto de partida os documentos reguladores e a abordagem de textos literários de autores portugueses do século XX, designadamente Fernando Pessoa e José Saramago. Em suma, este relatório é o culminar de um processo gradual de aprendizagem e reconhecimento da complexidade que existe no ensino da língua, visando, sobretudo, avaliar sob um olhar crítico o impacto de uma ação que assenta na ideia de que os saberes da disciplina de Português não são predominantemente de natureza declarativa, mas sim processual, a qual virá, certamente, a condicionar a minha prática pedagógica enquanto Professora de Português, desejo que este percurso veio avolumar.This report presents the intervention project carried out over a year of curricular internship integrated into the Master's Degree in Teaching Portuguese in the 3rd cycle of Basic Education and Secondary Education. It was developed from the diagnosis resulting from the observation of classes, in the beginning of the school year, followed by a research period later translated in an action period, during which action strategies were designed, implemented and evaluated within the scope of teaching Portuguese in a 12th year Secondary School class, trying to meet the regulatory documents of the subject for that school grade, developing in the students the knowledge, skills and attitudes in line with those documents. So, the main objectives of this pedagogical practice were: (i) develop, in students, skills in the different domains of language use, depending on different communicative purposes; (ii) lead students to adopt a critical and reflective attitude towards their learning, viewing themselves as active agents in the construction of their own knowledge, to form citizens, capable of fully and correctly using the language. Therefore, this document includes the presentation of the work carried out throughout the 2022/2023 academic year, in a pedagogical practice that aimed at the performance of a Secondary School class in the different domains build up language teaching – Reading, Speaking, Writing and Grammar – as well as through the implementation of activities that aimed at filling gaps and developing skills, having as basis those regulatory documents and the approach to literary texts by 20th century Portuguese authors, namely Fernando Pessoa and José Saramago. Overall, this report is the culmination of a gradual process of learning and acknowledgement of the complexity that exists in language teaching process, in order to evaluate, under a critical eye, the impact of an action that is based on the idea that the knowledge of the Portuguese subject is not predominantly declarative, but rather procedural, and that certainly will influence my pedagogical practice as a Portuguese Teacher.Carvalho, José António BrandãoUniversidade do MinhoCasa Nova, Manuela Sofia Pereira2023-11-282023-11-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/89279por203543254info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-09T01:19:48Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/89279Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:13:59.718518Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino de português no ensino secundário tendo por base textos literários de autores portugueses do século XX Teaching portuguese in secondary education based on literary texts by portuguese authors of the 20th century |
title |
O ensino de português no ensino secundário tendo por base textos literários de autores portugueses do século XX |
spellingShingle |
O ensino de português no ensino secundário tendo por base textos literários de autores portugueses do século XX Casa Nova, Manuela Sofia Pereira Escrita Gramática Leitura Oralidade Português Grammar Listening Portuguese Reading Speaking Writing Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
O ensino de português no ensino secundário tendo por base textos literários de autores portugueses do século XX |
title_full |
O ensino de português no ensino secundário tendo por base textos literários de autores portugueses do século XX |
title_fullStr |
O ensino de português no ensino secundário tendo por base textos literários de autores portugueses do século XX |
title_full_unstemmed |
O ensino de português no ensino secundário tendo por base textos literários de autores portugueses do século XX |
title_sort |
O ensino de português no ensino secundário tendo por base textos literários de autores portugueses do século XX |
author |
Casa Nova, Manuela Sofia Pereira |
author_facet |
Casa Nova, Manuela Sofia Pereira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Carvalho, José António Brandão Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Casa Nova, Manuela Sofia Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escrita Gramática Leitura Oralidade Português Grammar Listening Portuguese Reading Speaking Writing Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Escrita Gramática Leitura Oralidade Português Grammar Listening Portuguese Reading Speaking Writing Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Português no 3.º Ciclo do Ensino, Básico e no Ensino Secundário |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-11-28 2023-11-28T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1822/89279 |
url |
https://hdl.handle.net/1822/89279 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
203543254 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137792857473024 |