O professor acompanhador : vantagens da utilização de duetos aluno-professor na aprendizagem do violino ao nível do desenvolvimento/aperfeiçoamento de competências técnicas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/31788 |
Resumo: | Este projeto de intervenção pedagógica (PIP) estuda as vantagens da utilização de duetos aluno-professor para desenvolver/aperfeiçoar competências técnicas na aprendizagem do violino. Parte-se das potencialidades referidas na literatura sobre a utilização destes duetos na aprendizagem da técnica de instrumentos musicais analisando-se a sua eficácia na aprendizagem do violino. O PIP foi desenvolvido como estudo de caso numa turma de 6 alunos de um Conservatório de Música com dificuldades técnicas e baixo rendimento escolar (classificações negativas em dois casos). O projeto visava aperfeiçoar competências técnicas; promover a motivação para estudar música; e iniciação à música de câmara. Os alunos foram divididos em 2 grupos: experimental e controlo (3+3). A estratégia investigativa consistiu em duetos entre a mestranda e o grupo experimental durante o 2º período. Antes da implementação aplicou-se um questionário aos docentes avaliadores para identificar as dificuldades técnicas evidenciadas na prova do 1º período. Após a prova do 2º período, um novo inquérito avaliou a evolução. Também foi utilizada observação direta e participante e um questionário visando o feedback dos alunos sobre o trabalho desenvolvido. Dos resultados concluem-se ligeiras melhorias das competências técnicas e das capacidades de comunicação, cooperação, liderança, precisão rítmica e afinação dos alunos, que manifestaram interesse em continuar esta atividade. Verificou-se alguma discrepância entre resultados dos inquéritos dos docentes e da observação direta e participante (evidenciando resultados mais significativos). Concluiu-se a vantagem dos duetos no incremento das competências técnicas e motivação destes alunos. Neste contexto, admite-se resultados mais significativos alargando o período de implementação, supondo estudo continuado. |
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O professor acompanhador : vantagens da utilização de duetos aluno-professor na aprendizagem do violino ao nível do desenvolvimento/aperfeiçoamento de competências técnicasDesenvolvimento/aperfeiçoamento de competências técnicasPerformanceMotivaçãoMelhoria do aproveitamento escolarMúsica de câmaraDevelopment/improvement of technical skillsPerformanceMotivationImprovement of school achievementChamber musicDomínio/Área Científica::Humanidades::ArtesEste projeto de intervenção pedagógica (PIP) estuda as vantagens da utilização de duetos aluno-professor para desenvolver/aperfeiçoar competências técnicas na aprendizagem do violino. Parte-se das potencialidades referidas na literatura sobre a utilização destes duetos na aprendizagem da técnica de instrumentos musicais analisando-se a sua eficácia na aprendizagem do violino. O PIP foi desenvolvido como estudo de caso numa turma de 6 alunos de um Conservatório de Música com dificuldades técnicas e baixo rendimento escolar (classificações negativas em dois casos). O projeto visava aperfeiçoar competências técnicas; promover a motivação para estudar música; e iniciação à música de câmara. Os alunos foram divididos em 2 grupos: experimental e controlo (3+3). A estratégia investigativa consistiu em duetos entre a mestranda e o grupo experimental durante o 2º período. Antes da implementação aplicou-se um questionário aos docentes avaliadores para identificar as dificuldades técnicas evidenciadas na prova do 1º período. Após a prova do 2º período, um novo inquérito avaliou a evolução. Também foi utilizada observação direta e participante e um questionário visando o feedback dos alunos sobre o trabalho desenvolvido. Dos resultados concluem-se ligeiras melhorias das competências técnicas e das capacidades de comunicação, cooperação, liderança, precisão rítmica e afinação dos alunos, que manifestaram interesse em continuar esta atividade. Verificou-se alguma discrepância entre resultados dos inquéritos dos docentes e da observação direta e participante (evidenciando resultados mais significativos). Concluiu-se a vantagem dos duetos no incremento das competências técnicas e motivação destes alunos. Neste contexto, admite-se resultados mais significativos alargando o período de implementação, supondo estudo continuado.This pedagogical intervention project (PIP) studies the advantages of using student-teacher duets to develop/improve technical skills in violin learning. It starts from the potentialities mentioned in the literature about the use of these duets in learning the technique of musical instruments by analysing their effectiveness in learning the violin. The PIP was developed as a case study in a class of 6 students from a Conservatory of Music with technical difficulties and poor academic performance (negative marks in two cases). The project aimed to improve technical skills; promote motivation to study music; and an introduction to chamber music. Students were divided into 2 groups: experimental and control (3 + 3). The investigation strategy consisted of the interpretation of duets between the master student and the experimental group during the 2nd period. Prior to implementation, a questionnaire was applied to the evaluating teachers to identify the technical difficulties evidenced in the exam of the 1st period. After the 2nd period exam, a new questionnaire assessed the developments. It was also used direct and participant observation and a questionnaire aiming at the students' feedback about the work developed. The results show slight improvements in the technical skills and communication, cooperation, leadership, rhythmic accuracy and tuning skills of the students, who expressed interest in continuing this project. There was some discrepancy between the teachers' questionnaire results and direct and participant observation (which showed more significant results). The advantage of the duets in increasing the technical skills and motivation of these students was concluded. In this context, more significant results could have occurred by extending the implementation period, assuming continued study.Silva, Nuno Luís Caçote daVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaValverde, Mariana Oliveira2021-01-27T11:55:33Z2019-12-1920192019-12-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/31788TID:202468291porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:37:14Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/31788Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:25:35.018211Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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