O professor acompanhador : vantagens da utilização de duetos aluno-professor na aprendizagem do violino ao nível do desenvolvimento/aperfeiçoamento de competências técnicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valverde, Mariana Oliveira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/31788
Resumo: Este projeto de intervenção pedagógica (PIP) estuda as vantagens da utilização de duetos aluno-professor para desenvolver/aperfeiçoar competências técnicas na aprendizagem do violino. Parte-se das potencialidades referidas na literatura sobre a utilização destes duetos na aprendizagem da técnica de instrumentos musicais analisando-se a sua eficácia na aprendizagem do violino. O PIP foi desenvolvido como estudo de caso numa turma de 6 alunos de um Conservatório de Música com dificuldades técnicas e baixo rendimento escolar (classificações negativas em dois casos). O projeto visava aperfeiçoar competências técnicas; promover a motivação para estudar música; e iniciação à música de câmara. Os alunos foram divididos em 2 grupos: experimental e controlo (3+3). A estratégia investigativa consistiu em duetos entre a mestranda e o grupo experimental durante o 2º período. Antes da implementação aplicou-se um questionário aos docentes avaliadores para identificar as dificuldades técnicas evidenciadas na prova do 1º período. Após a prova do 2º período, um novo inquérito avaliou a evolução. Também foi utilizada observação direta e participante e um questionário visando o feedback dos alunos sobre o trabalho desenvolvido. Dos resultados concluem-se ligeiras melhorias das competências técnicas e das capacidades de comunicação, cooperação, liderança, precisão rítmica e afinação dos alunos, que manifestaram interesse em continuar esta atividade. Verificou-se alguma discrepância entre resultados dos inquéritos dos docentes e da observação direta e participante (evidenciando resultados mais significativos). Concluiu-se a vantagem dos duetos no incremento das competências técnicas e motivação destes alunos. Neste contexto, admite-se resultados mais significativos alargando o período de implementação, supondo estudo continuado.
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