Problematizar para intervir: Rádio online e educação para os media como estratégia de inclusão de jovens

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brites, M. J.
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Santos, S. C., Jorge, A., Navio, C.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/46431
https://doi.org/10.15847/obsOBS812014714
Resumo: A educação para os media tem sido uma área incentivada pelas instituições internacionais, como parte de uma educação cívica, e em Portugal tem registado progressos, embora subsista alguma fragmentação. O RadioActive, financiado pela Comissão Europeia, propõe-se explorar as potencialidades da educação para os media com objetivos de empoderamento e participação de crianças e jovens em contextos de carência ou exclusão. O projeto utiliza as potencialidades da rádio em ambiente digital para estimular a inclusão e reforço de capacidades dos jovens participantes. A sua metodologia é de Investigação-Ação Participativa, fortemente inspirada em Paulo Freire, trabalhando com um framework adaptável aos contextos em que atua, para envolver e criar resultados sustentados. A sua proposta foca-se, assim, nos interesses e motivações pessoais, nos conhecimentos de media e digitais já existentes, bem como na adaptação do projeto à comunidade em que se insere. Neste artigo, argumentamos pela relevância de uma etapa de problematização para os programas de educação para os media orientados para uma mudança social, com vista à sua sustentabilidade. Discutimos a implementação desta etapa nos três projetos parceiros do RadioActive em Portugal, depois de realizados grupos de foco, entrevistas e observações, e apresentamos os resultados preliminares do projeto.
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